A um mês de fazer 100 anos, australiano bate recordes mundiais

Darren England / EPA

Aos 99 anos, George Corones bateu o recorde mundial de 50m: 56,12 segundos, tirando 35 centésimos de segundo ao tempo feito pelo britânico John Harrison em 2014.

“Quando se está na água, naquele ambiente, é tudo lindo.” Palavras de George Corones, o desportista que começou a fazer natação em criança, parou no início da Segunda Guerra Mundial e regressou às piscinas quando fez 80 anos, “pelo exercício físico”.

Nos Gold Coast Swimming Trials da Austrália para os Jogos da Commonwealth, no Aquatic Center da cidade, o nadador atrai todas as atenções: tanto por ser o único inscrito na prova de 50m livres, como pela sua entrada mais vagarosa. No entanto, depois de tirar a roupa e de subir para o bloco com ajuda da organização, ninguém o consegue parar.

Um peixe dentro de água, é como Corones se sente quando nada. A um mês de atingir a marca centenária, o facto de ser o único atleta do seu escalão não o impede de ir mais além. Corones bateu o recorde mundial de 50m: 56.1 segundos, tirando 35 segundos ao tempo feito pelo britânico John Harrison, em 2014.

Mas, como se não fosse suficiente, no dia seguinte juntou uma nova melhor marca nos 100m livres, escalão 100-104 anos, com menos um minuto do que o registo anterior, conta o Observador.

https://twitter.com/FairPlaypt/status/971757602320379904

“Não me importo nada de saltar sozinho para a piscina, quando estou a correr não existe nada para mim além da água, estou centrado naquela linha preta“, contou numa entrevista após a primeira prova.

Ao El País, Corones não escondeu o peso da idade. “Com esta idade, uma pessoa cansa-se de forma mais rápida, mas se fizeres tudo com sensatez, as recompensas são astronómicas”, confessa o recordista.

No Campeonato do Mundo de Itália, há seis anos, o australiano tinha já batido uma série de recordes. Nessa altura, integrava o escalão 90-94 anos e treinava três dias por semana natação e ginásio noutros dois.

“A natação é a única atividade que os humanos podem fazer e onde a gravidade é gratuita. Com a idade, não podemos escapar da gravidade nem mesmo quando estamos sentados. Na água não temos peso e podemos usar todos os músculos do corpo sem o peso do mesmo”, disse Corones em declarações reproduzidas ao The Guardian.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não será antes “34 centésimas de segundo ao recorde?”
    Mas que é lindo ler notícias assim, é! Só prova que a idade é o número, mt. boa genética, força de vontade, saúde, etc.!
    Desculpem e obrigado!
    Bom fim de semana.

RESPONDER

Qual é a cor do seu nome? Esta plataforma mostra-lhe

A sinestesia é o nome que se dá à relação entre planos sensoriais diferentes - ou seja, ouvir um determinado som e pensar numa cor ou se associar números a uma cor. Uma mulher norte-americana chamada …

Criança de dois anos ficou esquecida oito horas em carrinha escolar

Uma menina, de dois anos, ficou esquecida, esta segunda-feira, durante oito horas numa carrinha escolar em Porto de Mós, no distrito de Leiria. De acordo com a SIC Notícias, a criança, de dois anos, costumava viajar na …

Donald Trump felicita "louco Bernie" pela vitória no Nevada

O senador norte-americano agradeceu aos apoiantes a vitória nas eleições primárias democratas, no sábado, no estado do Nevada. "Deixem-me agradecer o apoio das pessoas do Nevada. A coligação multigeracional e multirracial não só ganhou no Nevada, …

Investimento de 2,9 milhões no bloco operatório do Hospital da Figueira da Foz

O Ministério da Saúde anunciou, este domingo, que a remodelação do bloco operatório central do Hospital Distrital da Figueira da Foz, um investimento de 2,9 milhões de euros, vai avançar. "A necessária autorização ao Hospital Distrital …

Cabrita diz que relatório da IGAI não encontrou falhas no caso da Venezuela

O ministro da Administração Interna assegurou, este sábado, que não houve nenhuma violação das regras de segurança no voo da TAP ou no aeroporto de Lisboa. "Os resultados preliminares que acabei de receber desse relatório são …

Já são conhecidos os primeiros quatro finalistas do Festival da Canção

Bárbara Tinoco, Filipe Sambado, Elisa e Throes + The Shine foram os escolhidos, este sábado, para a final do Festival da Canção, que acontece em Elvas, a 7 de março. Estão decididos os primeiros quatro finalistas …

Ultra-conservadores e conservadores vencem Legislativas no Irão

O ex-presidente da câmara municipal, e candidato derrotado em três eleições Presidenciais, foi o mais votado em Teerão nas Legislativas desta sexta-feira. De acordo com os dados parciais avançados por media locais, este sábado à noite, …

Autoridades japonesas confirmam infeção de tripulante português

As autoridades japonesas confirmaram, este domingo, que o tripulante português do navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao Covid-19. "Foi confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa …

Flamengo de Jorge Jesus conquista Taça Guanabara

O Flamengo conquistou, este sábado, a Taça Guanabara, ao derrotar na final o Boavista por 2-1, após reviravolta no marcador. Depois de a meio da semana ter empatado 2-2 em casa dos equatorianos do Independiente del …

Covid-19 em Itália. Cidades sob quarentena, mais de 100 infetados e Carnaval de Veneza suspenso

O Governo italiano anunciou, este sábado, o isolamento de uma dezena de cidades, em particular na Lombardia, após serem detetados mais de 100 casos do novo coronavírus e confirmadas duas mortes. "Nas zonas consideradas como de …