Austrália regista o dia mais quente de sempre

Joel Carrett / EPA

A Austrália registou na terça-feira o dia mais quente de sempre, com a temperatura média nacional a atingir os 40.9ºC. Este número bate o recorde anterior de 40.3ºC, que ocorreu a 07 de janeiro de 2013.

Segundo a SIC Notícias, a informação foi avançada pela agência estatal de meteorologia, adiantando que as temperaturas no interior do país estiveram acima dos 45.ºC. Citada pela News.Com.Au, uma porta-voz do departamento esclareceu que, nos próximos dias, o centro e sul do país estarão com uma temperatura acima da média, de 8ºC a 16ºC.

Os meteorologistas preveem que as temperaturas vão continuar a subir e a Austrália pode atingir um novo recorde. Este surge numa altura em que a Austrália está a lutar contra uma seca severa e uma crise de incêndios florestais, com mais de 100 fogos ainda ativos.

De acordo com o Science Alert, o calor certamente agravará os incêndios, que já causaram a emissão de grandes quantidades de gases e deixaram os moradores de Sydney sob um manto de fumaça. As autoridades de saúde de Nova Gales do Sul estão a alertar a população para que fique dentro das casa durante o dia.

Os meteorologistas preveem que muitos cidades do país quebrarão recordes mensais de temperatura durante o mês de dezembro.

O presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália disse que os incêndios florestais que deflagram no leste do país, desde o início de novembro, provocaram a morte a mais de dois mil coalas.

A gravidade dos incêndios florestais pode causar o desaparecimento desta espécie, cuja população em todo o país é de cerca de 80 mil. Segundo a Koala Australia Foundation.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.