Governo australiano pressionado a devolver 5000 milhões de dólares a Timor-Leste

Alex Castro / Flickr

Porto de Díli, Timor Leste

A Austrália deve devolver cinco mil milhões de dólares (4470 mil milhões de euros) a Timor-Leste, defenderam entidades que foram depor num inquérito no Parlamento australiano, responsável por examinar a conduta do país durante as negociações de 2002 sobre a partilha dos recursos do Mar de Timor.

Segundo noticiou o Guardian, citado pelo Expresso no domingo, na altura, a Austrália aproveitou a fraqueza e vulnerabilidade da recém-nascida nação para demarcar a fronteira marítima em termos claramente injustos, que só seriam retificados em 2018, quando a linha passou finalmente a ser traçada a meio caminho.

Assim, durante 16 anos Timor-Leste ficou privado de rendimentos que lhe caberiam por direito moral elementar.

Sabe-se que a Austrália se retirou de dois tribunais internacionais em 2002 para não ter terceiros a examinar o assunto, e que fez escutas aos representantes timorenses quando o tratado, mais tarde corrigido, estava a ser negociado.

Outro dos apelos feitos agora durante o inquérito foi para terminar o processo judicial contra um antigo espião que denunciou a situação – conhecido como Testemunha K – e o seu advogado Bernard Collaery, que enfrentam dois anos de cadeia por comunicarem a jornalistas informação reservada sobre o caso.

Um antigo primeiro-ministro do estado de Victoria, Steve Bracks, apelou à criação de uma comissão real para investigar a conduta da Austrália durante esse período. “Durante 16 anos, enquanto Timor-Leste lidava com as sequelas de uma brutal ocupação de 24 anos e lutava para construir uma nação nova, as reservas de petróleo e gás do Mar de Timor eram a única significativa fonte de rendimento disponível”, disse.

Em vez de procurar estabelecer uma relação consolidada com um vizinho importante, acrescentou Steve Bracks, o governo australiano optou pelo lucro imediato. Embora a lei não o imponha, a Austrália tem a obrigação de restituir aquilo que obteve indevidamente. É a mesma opinião que exprimem outras pessoas que foram depor no inquérito do Senado. Entre elas, organizações timorenses, académicos e outros aliados de Timor.

“Nada no Tratado impede a Austrália de restituir voluntariamente este dinheiro roubado”, resumiu L’ao Hamutuk, um grupo de direitos humanos com sede em Díli, em Timor-Leste.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Devem devolver isso e muito mais!!
    Porque, em vez de ajudar Timor, estes “piratas” da Austrália andaram a fazer tudo para minar o pobre país (até armas e financiamento foram entregar aos rebeldes para destabilizar o governo/país – valeu a enorme ajuda da GNR , que teve vários problemadms com os militares australianos) e ainda assim conseguiram “roubar” a Timor o petróleo do mar de Timor!!

  2. Se não fosse a Austrália, Timor era hoje uma provincia da Indonésia! Deviam mas era agradecer. Faz lembrar o tipo Africano que apareceu nas notícias a passear por cá pelas terras lusas e mostrar a turistas o mau que Portugal é, e todo o mal que fez no passado como nação esclavagista, Portugal esse que o acolheu, que lhe dá um telhado para dormir e lhe põe a ele e à familia dele comidinha no prato para ele sobreviver. Resumindo, a humanidade está podre, não pára de me espantar e ser bonzinho, não compensa, pois mais tarde ou mais cedo, as pessoas que fazes bem voltam-se contra ti.

    • Essa do africano possivelmente até em pleno século XXI fugiu do seu país por se sentir escravo na sua terra e dos seus próprios conterrâneos, mas disso não se gaba o rapaz, qualquer das formas os exemplos africanos são aos milhares, o próprio Mediterrâneo é testemunha disso!

    • Se não fosse a estupidez e a ignorância, tu talvez hoje tivesses uma restea de inteligência…
      Só mesmo um palerma completo para achar que vítima deve agradecer ao ladrão que a roubou!
      Enfim…
      .
      Timor foi mesmo uma província da Indonesia e, quando finalmente se libertou, foi “minado” pelos australianos que tentaram destabilizar ainda mais o país para roubar o petróleo!!
      Aliás, foi com essa intenção que a Austrália apoiou a independência de Timor!!
      Isto já era do conhecimento geral e foi denunciado por um espião australiano e confirmado por várias entidades australianas, incluindo este inquérito parlamentar!
      .
      Mas, lá tinha que vir um tosco ignorante mandar postas de pescada sobre um assunto que desconhece!!

RESPONDER

Cientistas descobriram o segredo das pessoas que vivem mais de 110 anos

A longevidade excecional, como a das pessoas chegam a viver mais de 110 anos, pode dever-se a determinados glóbulos brancos raros no seu sangue. Um grupo de investigadores do Instituto Riken e da Universidade de Keio, …

Polícia do Chile suspende uso de armas de ar comprimido como ferramenta antimotim

A polícia do Chile anunciou esta terça-feira a suspensão do uso armas de ar comprimido, que já provocou lesões oculares a mais de 200 manifestantes, dias depois de um relatório ter revelado que os projéteis …

Polícia holandesa encontra 25 pessoas escondidas em contentor frigorífico num cargueiro

A polícia holandesa localizou esta terça-feira 25 pessoas escondidas num contentor frigorífico numa embarcação que saiu do porto de Vlaardingen, perto de Roterdão, na Holanda, em direção ao Reino Unido, mas teve de regressar após …

É oficial: José Mourinho é o novo treinador do Tottenham

O treinador português José Mourinho, que estava no desemprego há quase um ano, é o sucessor do argentino Maurício Pochettino no comando do Tottenham, anunciou esta quarta-feira o 14.º classificado da Liga inglesa de futebol. Mourinho, …

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …