Governo australiano pressionado a devolver 5000 milhões de dólares a Timor-Leste

Alex Castro / Flickr

Porto de Díli, Timor Leste

A Austrália deve devolver cinco mil milhões de dólares (4470 mil milhões de euros) a Timor-Leste, defenderam entidades que foram depor num inquérito no Parlamento australiano, responsável por examinar a conduta do país durante as negociações de 2002 sobre a partilha dos recursos do Mar de Timor.

Segundo noticiou o Guardian, citado pelo Expresso no domingo, na altura, a Austrália aproveitou a fraqueza e vulnerabilidade da recém-nascida nação para demarcar a fronteira marítima em termos claramente injustos, que só seriam retificados em 2018, quando a linha passou finalmente a ser traçada a meio caminho.

Assim, durante 16 anos Timor-Leste ficou privado de rendimentos que lhe caberiam por direito moral elementar.

Sabe-se que a Austrália se retirou de dois tribunais internacionais em 2002 para não ter terceiros a examinar o assunto, e que fez escutas aos representantes timorenses quando o tratado, mais tarde corrigido, estava a ser negociado.

Outro dos apelos feitos agora durante o inquérito foi para terminar o processo judicial contra um antigo espião que denunciou a situação – conhecido como Testemunha K – e o seu advogado Bernard Collaery, que enfrentam dois anos de cadeia por comunicarem a jornalistas informação reservada sobre o caso.

Um antigo primeiro-ministro do estado de Victoria, Steve Bracks, apelou à criação de uma comissão real para investigar a conduta da Austrália durante esse período. “Durante 16 anos, enquanto Timor-Leste lidava com as sequelas de uma brutal ocupação de 24 anos e lutava para construir uma nação nova, as reservas de petróleo e gás do Mar de Timor eram a única significativa fonte de rendimento disponível”, disse.

Em vez de procurar estabelecer uma relação consolidada com um vizinho importante, acrescentou Steve Bracks, o governo australiano optou pelo lucro imediato. Embora a lei não o imponha, a Austrália tem a obrigação de restituir aquilo que obteve indevidamente. É a mesma opinião que exprimem outras pessoas que foram depor no inquérito do Senado. Entre elas, organizações timorenses, académicos e outros aliados de Timor.

“Nada no Tratado impede a Austrália de restituir voluntariamente este dinheiro roubado”, resumiu L’ao Hamutuk, um grupo de direitos humanos com sede em Díli, em Timor-Leste.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Devem devolver isso e muito mais!!
    Porque, em vez de ajudar Timor, estes “piratas” da Austrália andaram a fazer tudo para minar o pobre país (até armas e financiamento foram entregar aos rebeldes para destabilizar o governo/país – valeu a enorme ajuda da GNR , que teve vários problemadms com os militares australianos) e ainda assim conseguiram “roubar” a Timor o petróleo do mar de Timor!!

  2. Se não fosse a Austrália, Timor era hoje uma provincia da Indonésia! Deviam mas era agradecer. Faz lembrar o tipo Africano que apareceu nas notícias a passear por cá pelas terras lusas e mostrar a turistas o mau que Portugal é, e todo o mal que fez no passado como nação esclavagista, Portugal esse que o acolheu, que lhe dá um telhado para dormir e lhe põe a ele e à familia dele comidinha no prato para ele sobreviver. Resumindo, a humanidade está podre, não pára de me espantar e ser bonzinho, não compensa, pois mais tarde ou mais cedo, as pessoas que fazes bem voltam-se contra ti.

    • Essa do africano possivelmente até em pleno século XXI fugiu do seu país por se sentir escravo na sua terra e dos seus próprios conterrâneos, mas disso não se gaba o rapaz, qualquer das formas os exemplos africanos são aos milhares, o próprio Mediterrâneo é testemunha disso!

    • Se não fosse a estupidez e a ignorância, tu talvez hoje tivesses uma restea de inteligência…
      Só mesmo um palerma completo para achar que vítima deve agradecer ao ladrão que a roubou!
      Enfim…
      .
      Timor foi mesmo uma província da Indonesia e, quando finalmente se libertou, foi “minado” pelos australianos que tentaram destabilizar ainda mais o país para roubar o petróleo!!
      Aliás, foi com essa intenção que a Austrália apoiou a independência de Timor!!
      Isto já era do conhecimento geral e foi denunciado por um espião australiano e confirmado por várias entidades australianas, incluindo este inquérito parlamentar!
      .
      Mas, lá tinha que vir um tosco ignorante mandar postas de pescada sobre um assunto que desconhece!!

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …