Governo australiano pressionado a devolver 5000 milhões de dólares a Timor-Leste

Alex Castro / Flickr

Porto de Díli, Timor Leste

A Austrália deve devolver cinco mil milhões de dólares (4470 mil milhões de euros) a Timor-Leste, defenderam entidades que foram depor num inquérito no Parlamento australiano, responsável por examinar a conduta do país durante as negociações de 2002 sobre a partilha dos recursos do Mar de Timor.

Segundo noticiou o Guardian, citado pelo Expresso no domingo, na altura, a Austrália aproveitou a fraqueza e vulnerabilidade da recém-nascida nação para demarcar a fronteira marítima em termos claramente injustos, que só seriam retificados em 2018, quando a linha passou finalmente a ser traçada a meio caminho.

Assim, durante 16 anos Timor-Leste ficou privado de rendimentos que lhe caberiam por direito moral elementar.

Sabe-se que a Austrália se retirou de dois tribunais internacionais em 2002 para não ter terceiros a examinar o assunto, e que fez escutas aos representantes timorenses quando o tratado, mais tarde corrigido, estava a ser negociado.

Outro dos apelos feitos agora durante o inquérito foi para terminar o processo judicial contra um antigo espião que denunciou a situação – conhecido como Testemunha K – e o seu advogado Bernard Collaery, que enfrentam dois anos de cadeia por comunicarem a jornalistas informação reservada sobre o caso.

Um antigo primeiro-ministro do estado de Victoria, Steve Bracks, apelou à criação de uma comissão real para investigar a conduta da Austrália durante esse período. “Durante 16 anos, enquanto Timor-Leste lidava com as sequelas de uma brutal ocupação de 24 anos e lutava para construir uma nação nova, as reservas de petróleo e gás do Mar de Timor eram a única significativa fonte de rendimento disponível”, disse.

Em vez de procurar estabelecer uma relação consolidada com um vizinho importante, acrescentou Steve Bracks, o governo australiano optou pelo lucro imediato. Embora a lei não o imponha, a Austrália tem a obrigação de restituir aquilo que obteve indevidamente. É a mesma opinião que exprimem outras pessoas que foram depor no inquérito do Senado. Entre elas, organizações timorenses, académicos e outros aliados de Timor.

“Nada no Tratado impede a Austrália de restituir voluntariamente este dinheiro roubado”, resumiu L’ao Hamutuk, um grupo de direitos humanos com sede em Díli, em Timor-Leste.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Devem devolver isso e muito mais!!
    Porque, em vez de ajudar Timor, estes “piratas” da Austrália andaram a fazer tudo para minar o pobre país (até armas e financiamento foram entregar aos rebeldes para destabilizar o governo/país – valeu a enorme ajuda da GNR , que teve vários problemadms com os militares australianos) e ainda assim conseguiram “roubar” a Timor o petróleo do mar de Timor!!

  2. Se não fosse a Austrália, Timor era hoje uma provincia da Indonésia! Deviam mas era agradecer. Faz lembrar o tipo Africano que apareceu nas notícias a passear por cá pelas terras lusas e mostrar a turistas o mau que Portugal é, e todo o mal que fez no passado como nação esclavagista, Portugal esse que o acolheu, que lhe dá um telhado para dormir e lhe põe a ele e à familia dele comidinha no prato para ele sobreviver. Resumindo, a humanidade está podre, não pára de me espantar e ser bonzinho, não compensa, pois mais tarde ou mais cedo, as pessoas que fazes bem voltam-se contra ti.

    • Essa do africano possivelmente até em pleno século XXI fugiu do seu país por se sentir escravo na sua terra e dos seus próprios conterrâneos, mas disso não se gaba o rapaz, qualquer das formas os exemplos africanos são aos milhares, o próprio Mediterrâneo é testemunha disso!

    • Se não fosse a estupidez e a ignorância, tu talvez hoje tivesses uma restea de inteligência…
      Só mesmo um palerma completo para achar que vítima deve agradecer ao ladrão que a roubou!
      Enfim…
      .
      Timor foi mesmo uma província da Indonesia e, quando finalmente se libertou, foi “minado” pelos australianos que tentaram destabilizar ainda mais o país para roubar o petróleo!!
      Aliás, foi com essa intenção que a Austrália apoiou a independência de Timor!!
      Isto já era do conhecimento geral e foi denunciado por um espião australiano e confirmado por várias entidades australianas, incluindo este inquérito parlamentar!
      .
      Mas, lá tinha que vir um tosco ignorante mandar postas de pescada sobre um assunto que desconhece!!

RESPONDER

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …