Na Austrália, há cobras que saltam (e os cientistas querem saber porquê)

Cientistas da Virgínia, no Estados Unidos, descobriram na Austrália uma espécie de cobra comum das árvores que é capaz de saltar entre galhos e folhas.

Tratam-de das cobras de árvores australianas da espécie Dendrelaphis, espécimes não venenosos e inofensivos para os seres humanos, segundo escreve o IFL Science.

Existem cobras que vivem em árvores um pouco por todo o mundo. Estes animais são bastantes ágeis e, apesar de não terem membros, conseguem atirar-se, planar e erguer-se sobre as copas das árvores.

Existem cinco espécies conhecidas de cobras “voadoras” do género Chrysopelea, que se estendem pelo sudeste Asiático, China, Índia e Sri Lanka. Na prática, estas cobras não voam, mas planam, usando o mesmo mecanismos dos chamados esquilos voadores.

Em 2010, Jake Socha, professor do Departamento de Engenharia Biomédica e Mecânica da Virginia Tech, conseguiu filmar um espécime de Dendrelaphis pictus, também conhecido como “bronzeback pintado”, a saltar na natureza na Malásia.

A espécie Dendrelaphis está intimamente relacionada com o Chrysopelea e, por isso, este comportamento não é totalmente surpreendente. Ainda assim, frisam os cientistas, este comportamento não tinha ainda sido confirmado e estudado.

Para melhor compreender o fenómeno, Michelle Graham, que estuda a dinâmica das “cobras voadoras” no Laboratório de Socha, no estado norte-americano da Virgínia, e é orientada por Jake Socha, foi até à Austrália para ver se conseguia capturar alguns espécimes para que estes mostrassem as suas habilidade em laboratório.

A especialista, que é candidata a um doutoramento na área, construiu uma espécie de circuito com canos e galhos, tentando que as cobras saltassem entre os espaços livres, conta a National Geographic.

Graham descobriu que, de facto, as cobras do género Dendrelaphis podem saltar, atirando-se através das lacunas vazias. Para isso, começam por se agachar antes de se lançarem num movimento ascendente. “O interessante nestas cobras é a sua capacidade para executar todos estes comportamentos de locomoção sem membros”, disse.

A especialista conseguiu confirmar que as Dendrelaphis podem saltar, mas a investigação não se vai ficar por aqui: Graham quer saber agora o porquê, uma vez que existem poucas informações que explicam este comportamento planador, quer em cobras como em lagartos ou esquilos.

“Ser a primeira pessoa a estudar esse comportamento significa que realmente não conhecemos o contexto em que uma cobra o faz (…) Será um comportamento de fuga? É um comportamento de transporte comum? É apenas algo que fazem por diversão? Ninguém sabe, certo?“, rematou, prometendo tentar explicar o fenómeno.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …

Eintracht 2-3 Vitória SC | Reviravolta épica no adeus europeu

O Vitória de Guimarães fechou da melhor forma uma campanha europeia que não tinha sido a mais feliz até então, pese as boas exibições que foi somando, sem consequência nos marcadores finais. O Vitória de Guimarães, …

Argentina concede estatuto de refugiado a Evo Morales

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou esta quinta-feira à Argentina procedente de Cuba, onde esteve para realizar uma consulta médica, e deverá permanecer no país, confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros argentino, Felipe Solá. "Evo …

Conselheiro de Trump criou perito fictício para discutir a China (e até o cita nos livros)

O principal conselheiro em política comercial da Casa Branca criou uma personagem fictícia, com um pseudónimo, para lançar discussões sobre o conflito comercial sino-norte-americano. De acordo com o jornal norte-americano New York Times, que avançou a …

Ataque a base militar no Níger faz mais de 70 mortos

Pelo menos 73 soldados nigerinos morreram num ataque a uma base militar em Inates, perto da fronteira com o Mali, na noite de terça-feira. De acordo com os números do exército do Níger, pelo menos …

Nem vegans, nem vegetarianos. É a dieta flexitariana que está a ganhar terreno em Portugal

Cerca de 9% da população portuguesa adoptou uma alimentação veggie, apostando no consumo de vegetais. Mas a nova tendência não são nem os vegetarianos que excluem a carne e o peixe da sua alimentação, nem …

Caretos de Podence elevados a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO

Os Caretos de Podence foram declarados, esta quinta-feira, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A decisão foi anunciada na Assembleia Geral da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorre até sábado, em …

"Avó nazi" que negou Holocausto vai cumprir pena até ao fim

Um tribunal alemão decidiu esta quarta-feira que uma escritora e ativista neonazi de 91 anos, que cumpre uma sentença de dois anos por negar o Holocausto, não será libertada antes do fim da pena. Ursula Haverbeck …

Diplomacia entre Rússia e Alemanha agravada por morte de tchetcheno em Berlim

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros Sergey Lavrov convocou esta quinta-feira o embaixador da Alemanha na Rússia, Geza Andreas von Gyr, para lhe comunicar que os "dois colaboradores da embaixada alemã tinham sido declarados 'persona …

Salvini investigado por uso abusivo de aviões oficiais

O ex-vice-primeiro-ministro e líder da extrema-direita em Itália, Matteo Salvini, está a ser investigado por possível uso abusivo de aviões e helicópteros da polícia e dos bombeiros quando era ministro do Interior, noticiou esta quinta-feira …