/

Aumentam os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un

4

KCNA / YONHAP

Os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un estão de volta, depois de o líder norte-coreano ter aparecido em público com uma mancha escura na parte de trás da cabeça e, posteriormente, com um penso na mesma zona.

De acordo com o site NK News, Kim Jong-un apareceu em algumas atividades públicas, na semana passada, com uma mancha escura e esverdeada no lado direito da nuca, que depois foi coberta por um penso, o que fez soar novamente os alarmes sobre o seu estado de saúde.

O mesmo portal escreve que é difícil fazer um “diagnóstico” só com base nestas fotografias e lembra que o líder norte-coreano poderá ter passado algum tempo na sua mansão, em Wonsan, durante as duas semanas de férias que teve a meio de julho, antes de ter aparecido assim em público.

Será que se magoou durante esse tempo livre? Segundo o site especializado na Coreia do Norte, as imagens de satélite do Planet Labs mostram que o seu barco, que é uma espécie de “parque de diversões flutuante”, apareceu na praia particular de Wonsan no início das férias, tendo sido guardado no mesmo dia em que Kim reapareceu em Pyongyang.

Recorde-se que, em junho, também surgiram especulações sobre a perda de peso do líder norte-coreano, com alguns a questionar se teria sido apenas uma decisão para se tornar mais saudável, ou consequência de algum problema de saúde.

Porém, segundo o mesmo site, o recente hematoma na cabeça do líder norte-coreano ou a repentina perda de peso estão longe de ser os primeiros sinais de lesão ou problemas de saúde.

Em maio do ano passado, na sua primeira aparição depois de ter desaparecido durante algum tempo (quando chegou a suspeitar-se que tinha tido um ataque cardíaco ou morrido), imagens mostraram uma mancha escura no seu braço. Na altura, alguns médicos disseram que poderia estar relacionada com problemas cardíacos. A marca ainda é visível, mas tem-se desvanecendo com o tempo.

Mas um dos momentos em que se começou a discutir mais o estado de saúde do líder norte-coreano foi quando, em 2014, apareceu a mancar e a usar uma bengala, 40 dias depois de ter estado ausente das suas atividades públicas (a mais longa ausência enquanto responsável máximo do regime).

ZAP //

4 Comments

  1. Um comunista com uma mansão? Então não são todos camaradas e a massa distribuída por todos? Mansões só para capitalistas e os comunistas é coisa que detestam é o capital!

  2. Isso era , no tempo , em que as galinhas tinham dentes !
    Ainda se lembram disso ?? Eu não !
    Só conheço o Jerónimo de Sousa , que ainda mora no mesmo lugar , mesmo depois da sair da MEC – Fabrica de Aparelhagem Industrial , e continuar como deputado .
    É ortodoxo , mas mantem os mesmos princípios do antigamente , uma classe de políticos em vias de extinção .
    Já não se fazem pessoas como antigamente !!
    Cuidem-se

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.