/

Auliʻi é havaiana, um pouquinho portuguesa, mas não tem o tom de pele certo para ser Moana

1

Auli’i Cravalho deu voz à princesa da Disney, Moana, em 2016, mas anunciou na passada sexta-feira que não irá encarnar a personagem no remake em live-action. Em causa estão as diferenças raciais e culturais entre a atriz e a personagem.

Auli’i Cravalho tem sido aplaudida pela comunidade de fãs do filme ‘Moana‘. A atriz de 22 anos deu voz à popular ‘princesa’ da Disney, em 2016 mas, com o aproximar do remake em live-action do título, decidiu não aparecer no grande ecrã como Moana.

Depois do anúncio de que a live-action do desenho animado Lilo & Stitch iria substituir atores de pele escura por outros de pele mais clara provocar alvoroços na comunidade de fãs da Disney, foram as diferenças raciais e culturais que levaram a atriz de 22 anos a afastar-se da encarnação de Moana.

A jovem, havaiana nativa, tem também ascendência chinesa, irlandesa, porto-riquenha e…portuguesa, enquanto a personagem é apenas polinésia.

A decisão surge um mês depois do ator Dwayne Johnson, personagem secundária do filme, afirmar que a live-action está em andamento. A atriz irá, no entanto, participar no filme, desta vez como produtora executiva.

“Acredito ser fundamental que o elenco represente eficazmente as personagens e as histórias que queremos contar” afirmou a atriz no Instagram, na passada sexta-feira, 19, que relembrou que ser escolhida para o filme aos 14 anos mudou a sua vida.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Auli’i Cravalho (@auliicravalho)

“Mal posso esperar para ajudar a encontrar a próxima atriz que retratará o espírito corajoso de Moana, inegável inteligência e força emocional”, afirmou, sublinhando a sua vontade de “passar o testemunho” a uma jovem mulher descendente das ilhas do Pacífico para honrar as suas pessoas, “culturas e comunidades que ajudam a inspirar a sua história”.

Inicialmente, os fãs do franchise e da jovem atriz reagiram com desilusão às notícias, uma vez que não vão poder ouvir a voz da original Moana na live-action. No entanto, a comunidade acabou por entender a sua decisão. Alguns fãs mais esperançosos já tinham, inclusive, elaborado um vídeo promocional que dava como certa a presença da atriz.

Ainda não há uma data prevista para o lançamento do novo filme mas, segundo a Teen Vogue, as adaptações de animações da Disney para live-actions demoram, historicamente, entre três a cinco anos a serem finalizadas.

ZAP //

1 Comment

  1. Engraçado né! A Halle Bailey também não tem o tom de pele certo para ser a Ariel! E mesmo assim ficaram enchendo o SACO de Deus e o mundo, chamando pessoas disso de aquilo, julgando e apontando o dedo para TODO MUNDO que enxergava que a escala não estava coerente com a personagem e agora, VOILÀ! Reclamam da escala da atriz da personagem Nani de Lilo e Stitch que é NATIVA HAVAIANA, mas pelo fato de ser um pouco mais clara que a personagem da animação, só faltava TACAR FOGO nos estúdios Disney. E agora, a mesma coisa acontece com a Auli’i Carvalho, que com medo da mesma retaliação (e com razão, por causa dessa galera DOENTE), não aceitou o papel. Só pode se for de UM lado né? Só é permitido se favorecer UM lado né? Entendi!

    Enfim,

    A Hipocrisia!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.