Auchan está a enviar mantimentos para o exército russo

32

Na Rússia, o Auchan recolheu meias, tabaco e isqueiros, entre outros bens, para enviar para o exército russo. A cadeia de supermercados chamou-lhe “ajuda humanitária”.

Pouco depois do início da guerra na Ucrânia, várias empresas decidiram boicotar a Rússia, abandonando os seus negócios no país. A cadeia francesa de supermercados Auchan recusou.

“Abandonar os nossos funcionários, as suas famílias e os nossos clientes não é uma escolha que podemos fazer”, anunciou a empresa, em março do ano passado, cerca de um mês após a invasão russa. Nem um apelo de Volodymyr Zelenskyy fez o Auchan mudar de opinião.

De acordo com uma investigação conjunta do The Insider e do Le Monde, a cadeia de hipermercados russa da marca Auchan tem fornecido mercadorias para os militares russos nas regiões ocupadas da Ucrânia.

Os mantimentos para o exército foram mascarados de “ajuda humanitária” e incluíam tanto mercadorias dos armazéns da Auchan quanto mercadorias recolhidas por voluntários nas lojas Auchan em diferentes regiões do país.

Tudo começou quando no dia 15 de março do ano passado, Natalia Seltzer, gerente do Auchan St. Petersburgo, enviou uma carta aos seus colegas em que pedia para elaborarem “uma cessão de ajuda humanitária”. Em anexo, seguia uma lista de bens a serem recolhidos pelos funcionários.

Entre eles, Seltzer pedia meias, cigarros, isqueiros e navalhas. Os bens pedidos eram claramente para homens e estavam longe de constituir a típica ajuda humanitária, que envolve comida ou roupa. O custo total deste “pacote de ajuda humanitária” foi de cerca de 27 mil dólares.

“Desde o momento em que recebi o primeiro email, eu disse que não tocaria nele com uma vara de três metros e, quando estavam prontos para embarcar, perguntei a Seltzer para onde estava ir a ‘ajuda humanitária’ e ela disse: ‘Tu consegues chegar lá’. Eu insisti: ‘Diga-me onde’ — e ela respondeu: ‘Para a operação militar especial'”, detalha um funcionário responsável pela aceitação de mercadorias numa das lojas St. Petersburgo, com quem o The Insider falou.

Por lei, apenas a assistência a civis é considerada ajuda humanitária durante conflitos internacionais. O apoio a uma das partes num conflito pode levar o Auchan a ser sancionado e desencadear a saída da empresa do mercado russo, explica o site de jornalismo independente russo.

Além de fornecer mantimentos para as tropas russas, o Auchan também agilizou o recrutamento de soldados para o exército de Moscovo. A cadeia de supermercados recolheu e entregou dados dos seus trabalhadores para alistamento militar, por exemplo.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

32 Comments

    • Então não devia comprar nada de empresas americanas, que apoiam conflitos por todo o mundo… ou de empresas chinesas ou de empresas europeias…. enfim… não há ninguém santo neste mundo….
      …. Além de que o que uns consideram “um nojo”, é considerado uma causa justa por outros….
      Que tal passar a respeitar diferente opiniões… ou então, passar a ser auto sustentável, pois até cá, diversas das maiores cadeias de distribuição, e de grandes empresas, têm aumentado os preços de forma criminosa e injustificável…. Que tal deixar os boicotes, ou começar por esses? (E lembrar que as grandes empresas têm decisões descentralizadas… o Auchan de cá pouco terá a ver com as decisões de o de lá)

        • O PCP sempre foi o único diferente e aquele que tem coragem e tomates por ser o único que não é Lacaio dos Americanos , e quando dizem vai para a Russi só respondo, o PCP é Portugues e já cá existe á muito mais anos que qualquer outro Partido .

      • A decisão de não sair da Rússia foi tomada pela administração da empresa francesa que é também proprietária da Auchan em Portugal.
        O nome da responsável pela “ajuda humanitária” da Auchan na Rússia é francês, provavelmente de ascendência alemã.

      • Não vale a pena. Pessoas que acreditam tudo o que não pesquisa, não pensa por si mesmas e que levaram uma autêntica lavagem cerebral da comunicação globalista não querem saber a verdade. Alias, nem querem nem respeitam opiniões diferentes da sua. Partindo logo para o insulto. (comentário do Siga! é um bom exemplo).
        Enfim..

        • Quem estava a aproximar-se das fronteiras uma da outra? NATO ou Rússia? Quem fez parte do acordo de paz de Minsk e confessou que o acordo era uma farsa só para armar um país para este atacar o outro, foi o Putin ou foi a Merkel e o Sarkozy? Quem proibiu a língua do país irmão em seu território, foi a Rússia ou foi a Ucrânia? Quem matou desde 2014 perto de 20 mil pessoas por estas preferirem ter “outra opinião” e cuja carnificina foi ignorada por 8 anos pelos jornais da União Europeia e pelos norte americanos, foi a Rússia ou foi a Ucrânia? Quem estava a ensinar crianças de 8 anos a odiar e matar pessoas do outro país e pessoas LGBT em colónias de férias com bandeiras nazistas era a Rússia ou a Ucrânia?! Qual país tolerou pessoas a fazer passeatas gigantescas com gestos e símbolos nazistas, foi a Ucrânia ou foi a Rússia? Qual país pegou um GENOCIDA que matou milhares de polacos e o transformou em “herói nacional” é que muitos europeus até andam a falar a sua famosa frase nazista e ultra nacionalista “glória a…” foi a Rússia ou a Ucrânia??? Não penso que as pessoas não saibam. Só penso que mesmo que saibam fingem-se de mortas e não querem saber. E é nesse caminhar que a Europa e os EUA estão a provocar uma resposta dura dos russos e no fim pouco importa qual a narrativa era a correta (o senhor assim como eu sabemos qual é entretanto). No fim seremos reduzidos a pó em questão de segundos. E no silêncio sepulcral em que poderá vir a se transformar a Europa ninguém pouco irá importar quem de fato estava certo. É lastimável. Eu vou voltar para a Rússia ainda este ano. Sinto que estarei muito mais seguro lá do que cá. A Rússia errou em atacar a Ucrânia para salvar o povo russo la dentro? ENTÃO TAMBÉM ERRARAM A NATO COM A SÉRVIA PELA QUESTÃO DO KOSOVO, ERRARAM ESTADOS UNIDOS E EUROPA CONTRA A LÍBIA E O IRAQUE!!! Infelizmente na Europa a HIPOCRISIA É A GRANDE MESTRA!!!

          • Não vás ao médico não, ainda acreditas nessa banha da cobra?
            Tira essas palas dos olhos que não te deixam ver em toda a amplitude!

          • Não vale apena, as pessoas em portugal estão completamente lavadas cerebralmente pelos media. Não consegues meter ninguém a estudar esta situação de forma imparcial e racional. As pessoas reagem de forma primeiramente emocional, jamais vão conseguir tomar uma decisão própria dos eventos recentes desde 2019, tanto sobre a Russia como outros assuntos, ao invés disso, são autênticos papagaios da CNN e afins.
            Por alguma razão somos o segundo país do mundo que mais acredita nas notícias e o terceiro país do mundo que mais odeia a Russia, embora não tenha absolutamente nada a ver com o que se passa por lá. Se pudesse linkar a fonte da minha afirmação assim o faria mas é contra as normas deste site.
            Enfim, um povo que está a ser completamente subsituído por outros, roubado, traído, humilhado e maltratado pelos governantes e ainda aplaudem todas as loucuras produzidas pelo ocidente. Realmente não há futuro para o mundo ocidental… é uma pena. Como o Bosta disse:”Habituem-se!”
            Pensar por si próprio nos dias de hoje é um alvo a abater sem dúvida.

  1. As grandes filiais en geral , não olham a causas . O que importam para esses grandes grupos é o enorme lucro que podem beneficiar , mesmo se é a custa de un monte de cadáveres e vitimas Civis ! …. cabe a cada un de nós de continuar a frequentar esses centros comerciais ou não ! .

  2. Não tenciono fazer mais compras no Auchan enquanto esta situação continuar. Tenho outras opções e portanto não tenho que apoiar uma empresa que colabora numa agressão com a qual não concordo.

    • Muito bem Margarida! Temos de estar ao lado das democracias contra os tiranos opressores e criminosos. Enquanto os Ucranianos dão as suas vidas no terreno e veem a destruição das suas casas e das suas famílias, o mínimo que poderemos fazer é boicotar quem pactua com criminosos.
      A liberdade vencerá!

  3. Está na hora de a população boicotar quem apoia assassinos, pedófilos, raptores e violadores de Crianças Ucranianas e idosos. Por mim a Auchan não recebe nem 1€.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.