Atualizem-se os manuais: a tabela periódica acaba de receber 4 novos elementos

Finalmente, a sétima linha da tabela periódica será completada com quatro novos elementos químicos: 113, 115, 117 e 118. Isto fará com que todos os livros de ciência do mundo estejam instantaneamente desatualizados.

Os elementos foram descobertos por cientistas no Japão, Rússia e Estados Unidos. Em 2011 já tinham sido adicionados os elementos 114 e 116.

Os quatro novos componentes foram verificados no dia 30 de dezembro pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, na sigla em inglês), organização com sede nos Estados Unidos que rege a nomenclatura química, terminologia e medição.

A IUPAC anunciou que uma equipa russo-americana de cientistas do Instituto Conjunto de Investigação Nuclear e o Laboratório nacional Lawrence Livermore tinham encontrado provas suficientes para afirmar a descoberta dos elementos 115, 117 e 118.

Kosuke Morita, que liderou a investigação no Instituto Riken, no Japão, afirma que a sua equipa irá agora “olhar para o território inexplorado além do elemento 119”. Ryoji Noyori, ex-presidente do Instituto Riken e vencedor do Prémio Nobel de Química, disse que “para os cientistas, a descoberta é de maior valor do que uma medalha de ouro olímpica”.

Os novos elementos serão oficialmente nomeados pelas equipas que os descobriram. O elemento 113 será o primeiro a ser nomeado na Ásia. “A comunidade química está ansiosa para ver a sétima linha da sua tabela finalmente concluída”, disse Jan Reedijk, presidente da Divisão de Química Inorgânica da IUPAC.

“A IUPAC iniciou o processo de formalização de nomes e símbolos para estes elementos nomeados temporariamente como Unúntrio (Uut ou elemento 113), Ununpentium (UUP, elemento 115), Ununseptium (Uus, elemento 117) e Ununoctium (UUO, elemento 118)”.

Os quatro novos elementos podem ser nomeados de acordo com seu conceito mitológico, do local onde foi descoberto, do cientista que o descobriu ou ainda dos minerais encontrados. Tal como outros elementos superpesados que estão no fim da tabela periódica, os novo elementos só existem em frações de segundos antes de decaírem para outros compostos.

CanalTech

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quem aqui sabe que o Bob Lazar (ex-funcionário Area51) já tinha mencionado o elemento 115 muito antes desta “descoberta”?!
    Na altura, era chamado de maluquinho, hoje já começa a ser respeitado.

    Sempre achei que a história dele fazia muito sentido, hoje ainda acho mais.

    • Quem quer que apresente um conceito avançado è imediatamente apelidado de maluco, até que a ciência encontre a explicação ou as provas e então passa a ser uma descoberta científica. A história está cheia de mlucos: Leonardo DaVinci, Julio Verne, etc.

      Já Arthur C. Clarke, famoso e ilustre cientista e astrofísico – é sua a ideia original dos satélites geoestacionários e das comunicações via satélite – disse: qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia.

RESPONDER

E depois de Cristas? CDS atira congresso de sucessão para 2020

A direção nacional do partido vai propor que o Congresso, que decidirá a liderança do CDS, seja apenas em janeiro, apesar de Assunção Cristas ter manifestado vontade de que fosse ainda este ano. O CDS-PP reúne …

Hong Kong. Deputados pró-democracia forçam Carrie Lam a discursar à porta fechada

A chefe do Executivo de Hong Kong foi esta quarta-feira obrigada a discursar à porta fechada, depois ter sido impedida de falar no parlamento por deputados pró-democracia, que exibiram cartazes e projetaram um vídeo. O discurso …

CP recebeu injeções de 1800 milhões de euros do Estado nos últimos três anos

Nos últimos três anos, o Estado fez 17 operações de reforço de capital na CP, na ordem dos 1,8 mil milhões de euros. Estes serviram principalmente para pagar dívidas da empresa a privados e ao …

Imposto Mortágua foi aplicado a 75 mil contribuintes

O novo escalão do Adicional ao IMI, que prevê a aplicação de uma taxa de 1,5% sobre o valor patrimonial dos imóveis que ultrapasse os dois milhões, chegou a 331 contribuintes. Ao todo, o imposto …

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir a um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …

Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de "elevado risco"

O Governo faz uma revisão das metas para 2020 no esboço do Orçamento de Estado para o próximo ano que enviou à Comissão Europeia, prevendo um aumento do crescimento económico e um saldo orçamental equilibrado, …

Conselho nacional do PSD pode ser atirado para novembro. Apoios a Rio e Montenegro equilibrados

Rui Rio mantém o silêncio sobre uma recandidatura a líder do PSD, o que está a ser visto como um condicionamento do partido, tendo também nas suas mãos o calendário interno. O conselho nacional para …

Varandas quer vender já em janeiro (e há três nomes em cima da mesa)

O Sporting deverá vender um jogador já no próximo mercado de transferências em janeiro. O dinheiro será destinado a renovações e a trazer um novo reforço para o ataque. Frederico Varandas continua a sua saga para …