/

Atualizem-se os manuais: a tabela periódica acaba de receber 4 novos elementos

2

Finalmente, a sétima linha da tabela periódica será completada com quatro novos elementos químicos: 113, 115, 117 e 118. Isto fará com que todos os livros de ciência do mundo estejam instantaneamente desatualizados.

Os elementos foram descobertos por cientistas no Japão, Rússia e Estados Unidos. Em 2011 já tinham sido adicionados os elementos 114 e 116.

Os quatro novos componentes foram verificados no dia 30 de dezembro pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, na sigla em inglês), organização com sede nos Estados Unidos que rege a nomenclatura química, terminologia e medição.

A IUPAC anunciou que uma equipa russo-americana de cientistas do Instituto Conjunto de Investigação Nuclear e o Laboratório nacional Lawrence Livermore tinham encontrado provas suficientes para afirmar a descoberta dos elementos 115, 117 e 118.

Kosuke Morita, que liderou a investigação no Instituto Riken, no Japão, afirma que a sua equipa irá agora “olhar para o território inexplorado além do elemento 119”. Ryoji Noyori, ex-presidente do Instituto Riken e vencedor do Prémio Nobel de Química, disse que “para os cientistas, a descoberta é de maior valor do que uma medalha de ouro olímpica”.

Os novos elementos serão oficialmente nomeados pelas equipas que os descobriram. O elemento 113 será o primeiro a ser nomeado na Ásia. “A comunidade química está ansiosa para ver a sétima linha da sua tabela finalmente concluída”, disse Jan Reedijk, presidente da Divisão de Química Inorgânica da IUPAC.

“A IUPAC iniciou o processo de formalização de nomes e símbolos para estes elementos nomeados temporariamente como Unúntrio (Uut ou elemento 113), Ununpentium (UUP, elemento 115), Ununseptium (Uus, elemento 117) e Ununoctium (UUO, elemento 118)”.

Os quatro novos elementos podem ser nomeados de acordo com seu conceito mitológico, do local onde foi descoberto, do cientista que o descobriu ou ainda dos minerais encontrados. Tal como outros elementos superpesados que estão no fim da tabela periódica, os novo elementos só existem em frações de segundos antes de decaírem para outros compostos.

CanalTech

2 Comments

  1. Quem aqui sabe que o Bob Lazar (ex-funcionário Area51) já tinha mencionado o elemento 115 muito antes desta “descoberta”?!
    Na altura, era chamado de maluquinho, hoje já começa a ser respeitado.

    Sempre achei que a história dele fazia muito sentido, hoje ainda acho mais.

    • Quem quer que apresente um conceito avançado è imediatamente apelidado de maluco, até que a ciência encontre a explicação ou as provas e então passa a ser uma descoberta científica. A história está cheia de mlucos: Leonardo DaVinci, Julio Verne, etc.

      Já Arthur C. Clarke, famoso e ilustre cientista e astrofísico – é sua a ideia original dos satélites geoestacionários e das comunicações via satélite – disse: qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.