Atriz luso-descendente nomeada presidente da televisão estatal da Venezuela

Nicolás Maduro nomeou a atriz luso-venezuelana Marlene de Andrade para dirigir a Televisora Venezuelana Social (TVES), um dos 13 canais de televisão estatais do país.

O anúncio foi feito pela própria luso-venezuelana através da sua conta no Twitter, onde diz sentir-se “honrada” por ser escolhida para presidente da TVES.

“O Presidente Nicolás Maduro honra-me com a nomeação para presidente do canal TVES, e vou continuar a construir esta janela de entretenimento para a família venezuelana nestes tempos em que tanto se necessita” escreveu.

https://twitter.com/MarlindaOficial/status/1302295523911782400

Zita Marlene de Andrade de Sousa nasceu em Caracas em 1977, é atriz, modelo e apresentadora de televisão. “Conte (Presidente Nicolás Maduro) com o meu compromisso e lealdade ao serviço da Pátria Venezuela”, escreveu numa mensagem acompanhada por uma fotografia.

Em resposta ao anúncio, dezenas de utilizadores felicitaram a luso-venezuelana e a decisão do Presidente de colocar uma mulher à frente do canal. Outros aproveitaram a oportunidade para lhe pedir ajuda para resolver questões relacionadas com a saúde e habitação social. Alguns recordaram, ainda, que a TVES “surgiu” da extinta Rádio Caracas Televisão (RCTV).

Crítico da revolução bolivariana, a RCTV foi um canal de televisão em sinal aberto, fundado a 15 de novembro de 1953 que, à meia noite de 27 de maio de 2007, foi forçado a suspender as emissões devido à decisão do falecido presidente Hugo Chávez de não lhe renovar a licença.

Marlene de Andrade é casada com Winston Vallellina, um ator e apresentador de televisão venezuelano, que em 2013 se candidatou à Câmara Municipal de Baruta (sul de Caracas) pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) numa eleição em que o opositor, Gerardo Blyde, foi eleito presidente do município.

Em 1997, Marlene de Andrade foi candidata a Miss Venezuelana em representação do Estado venezuelano de Portuguesa (centro do país). Participou em várias telenovelas, algumas vezes como atriz principal, produzidas pelos canais de televisão RCTV, Venevisión e TVES.

A TVES iniciou transmissões no dia 28 de maio de 2007 em sinal aberto, usando a frequência e equipamentos de transmissão da Rádio Caracas Televisão (RCTV), canal 2 VHF.

A Venezuela tem atualmente sete canais privados de televisão que transmitem em sinal aberto, Venevisión, Vale TV, Televen, Globovisión, Meridiano TV, Canal I e Tv Família. Há ainda vários canais regionais privados. Por outro lado, também em sinal aberto, transmitem 13 canais estatais: VTV, TVES, Vive, 123 Tv, Ávila, Antv, Telesul, Conciência TV, Tv FANB, Pdvsa TV, Alba TV, Corazón Llanero e Colombeia.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.