Atriz luso-descendente nomeada presidente da televisão estatal da Venezuela

Nicolás Maduro nomeou a atriz luso-venezuelana Marlene de Andrade para dirigir a Televisora Venezuelana Social (TVES), um dos 13 canais de televisão estatais do país.

O anúncio foi feito pela própria luso-venezuelana através da sua conta no Twitter, onde diz sentir-se “honrada” por ser escolhida para presidente da TVES.

“O Presidente Nicolás Maduro honra-me com a nomeação para presidente do canal TVES, e vou continuar a construir esta janela de entretenimento para a família venezuelana nestes tempos em que tanto se necessita” escreveu.

https://twitter.com/MarlindaOficial/status/1302295523911782400

Zita Marlene de Andrade de Sousa nasceu em Caracas em 1977, é atriz, modelo e apresentadora de televisão. “Conte (Presidente Nicolás Maduro) com o meu compromisso e lealdade ao serviço da Pátria Venezuela”, escreveu numa mensagem acompanhada por uma fotografia.

Em resposta ao anúncio, dezenas de utilizadores felicitaram a luso-venezuelana e a decisão do Presidente de colocar uma mulher à frente do canal. Outros aproveitaram a oportunidade para lhe pedir ajuda para resolver questões relacionadas com a saúde e habitação social. Alguns recordaram, ainda, que a TVES “surgiu” da extinta Rádio Caracas Televisão (RCTV).

Crítico da revolução bolivariana, a RCTV foi um canal de televisão em sinal aberto, fundado a 15 de novembro de 1953 que, à meia noite de 27 de maio de 2007, foi forçado a suspender as emissões devido à decisão do falecido presidente Hugo Chávez de não lhe renovar a licença.

Marlene de Andrade é casada com Winston Vallellina, um ator e apresentador de televisão venezuelano, que em 2013 se candidatou à Câmara Municipal de Baruta (sul de Caracas) pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) numa eleição em que o opositor, Gerardo Blyde, foi eleito presidente do município.

Em 1997, Marlene de Andrade foi candidata a Miss Venezuelana em representação do Estado venezuelano de Portuguesa (centro do país). Participou em várias telenovelas, algumas vezes como atriz principal, produzidas pelos canais de televisão RCTV, Venevisión e TVES.

A TVES iniciou transmissões no dia 28 de maio de 2007 em sinal aberto, usando a frequência e equipamentos de transmissão da Rádio Caracas Televisão (RCTV), canal 2 VHF.

A Venezuela tem atualmente sete canais privados de televisão que transmitem em sinal aberto, Venevisión, Vale TV, Televen, Globovisión, Meridiano TV, Canal I e Tv Família. Há ainda vários canais regionais privados. Por outro lado, também em sinal aberto, transmitem 13 canais estatais: VTV, TVES, Vive, 123 Tv, Ávila, Antv, Telesul, Conciência TV, Tv FANB, Pdvsa TV, Alba TV, Corazón Llanero e Colombeia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …