Atriz norte-americana confronta em tribunal Weinstein com acusação de violação

Justin Lane / EPA

A atriz americana Annabella Sciorra, conhecida por ter participado na série “Os Sopranos”, confrontou na quinta-feira o produtor Harvey Weinstein em tribunal, acusando-o de a ter violado, em meados dos anos 1990.

Segundo avançou o Expresso, citando a AFP, o episódio terá acontecido quando o antigo produtor de cinema entrou no apartamento de Sciorra, atirou-a para a cama e abusou dela. Cerca de um mês depois, quando a atriz se cruzou com este e o confrontou, o produtor ter-lhe-á respondido: “Isso é o que todas as boas meninas católicas dizem”.

Sciorra indicou igualmente que, nessa mesma situação, Weinstein, agora com 67 anos, inclinou-se sobre ela e acrescentou, em tom ameaçador: “Isto fica entre nós”.

De acordo com o relato da atriz, a violação ocorreu no final de 1993 ou no início de 1994, depois de o produtor a deixar em casa após um jantar de trabalho e, minutos mais tarde, aparecer à sua porta sem ser convidado. Na mesma década, Weinstein terá lhe enviado encomendas com Valium e uma caixa de pénis de chocolate, acrescentou.

A atriz continuou, contando que, numa manhã, durante o Festival de Cinema de Cannes, Weinstein apareceu-lhe à porta do quarto de hotel em roupa interior e com loção corporal, acabando por ir embora depois de ela ter pressionado freneticamente os botões do telefone do quarto para pedir ajuda.

Sciorra é a primeira das acusadoras do produtor a testemunhar no seu julgamento. É uma de quatro mulheres que a acusação pretende que testemunhem para provar que o produtor de Hollywood tinha comportamentos sexuais predatórios, apesar de Weinstein não estar acusado de a ter atacado, visto que as suas alegações já prescreveram.

Durante o interrogatório, a advogada de Weinstein, Donna Rotunno, referiu que Sciorra nunca reportou a alegada violação à polícia ou a um médico. “Nessa altura, eu não percebi que aquilo era violação”, respondeu a atriz, que anteriormente já havia referido que pensava que violação era um crime cometido por estranhos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? PS exige desculpas da Lusa pela forma como identificou deputada

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …

Revolta nas Forças Armadas. Ramalho Eanes entre os 28 ex-chefes militares contra reforma Cravinho

Vinte e oito ex-chefes de Estado-Maior dos três ramos, incluindo o general Ramalho Eanes, assinaram uma carta a contestar o processo da reforma das Forças Armadas em curso e apelaram a um debate alargado à …