A atmosfera da Terra chega à Lua (e vai muito mais além)

A região mais distante da atmosfera da Terra estende-se bem para além da órbita da Lua através de uma nuvem de átomos de hidrogénio, atingindo quase o dobro da distância do nosso planeta ao seu satélite natural.

Uma equipa de cientistas chegou a esta conclusão graças aos dados do Observatório Heliosférico e Solar (SOHO) da ESA/NASA, dando conta que a camada de gás que circula a Terra tem um raio de 630.000 quilómetros, 50 vezes o diâmetro do nosso planeta.

“A Lua orbita dentro da atmosfera da Terra”, disse Igor Baliukin do Instituto Russo de Pesquisas Espaciais e autor principal do estudo, cujos resultados foram na semana passada publicados na revista Journal of Geophysical Research: Space Physics. “Nós não sabíamos disto até termos recuperado as observações feitas há mais de duas décadas pelo SOHO”.

Na região onde a atmosfera se funde no espaço exterior, há uma nuvem de átomos de hidrogénio apelidada de “geocorona”. Um dos instrumentos do satélite SWAN recorreu aos seus sensores para seguir a assinatura de hidrogénio e detetar com precisão o alcance do limite desta zona.

Tal como notam os cientistas, estas observações só podem ser feitas em certas épocas do ano, quando a Terra e a sua geocorona eram visíveis para o instrumento. Nos planetas que possuem hidrogénio nas suas exoesferas (camada mais externa), o vapor de água é frequentemente visto perto da superfície. Este fenómeno ocorre na Terra, Marte e Vénus.

“[Isto] é especialmente interessante quando procuramos por planetas com possíveis depósitos de água além do nosso Sistema Solar”, explicou Jean-Loup Bertaux, antigo investigador sénior do SWAN e coautor do artigo.

O primeiro telescópio da Lua, implantado em 1972 pelos astronautas da missão Appolo 16, captou uma imagem evocativa da Terra envolta na sua geocorona, brilhante em luz ultravioleta. “Na altura, os astronautas na superfície lunar não sabiam que estavam realmente imersos nas camadas externas da geocorona”, sustentou.

ESA

A geocorona da Terra

O Sol interage com átomos de hidrogénio através de um comprimento de onda específico do espectro ultravioleta, chamado a série de Lyman, que estes mesmos átomos podem absorver e emitir. Como este tipo de luz é absorvida pela atmosfera da Terra, só pode ser observada a partir do espaço. Graças à sua célula de absorção de hidrogénio, o SWAN foi capaz de medir seletivamente da série Lyman da geocorona e descartar os átomos de hidrogénio localizados no espaço interplanetário.

O novo estudo revelou agora que a luz solar comprime os átomos de hidrogénio na geocorona do hemisfério diurno daTerra, enquanto produz uma região mais densa na região noturna. A região diurna do hidrogénio de maior densidade continua a ser bastante escassa, com apenas 70 átomos por centímetro cúbico a 60.000 quilómetros da superfície terrestre, e a cerca de 0,2 átomos até a distância da Lua.

“Na Terra, chamamos de vácuo, então esta fonte extra de hidrogénio não é significativa o suficiente para facilitar a exploração espacial“, rematou Baliukin.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Baixas na Segurança Social. Dois pesos pesados saem em plena crise

A vice-presidente e uma vogal do conselho diretivo do Instituto da Segurança Social abandonaram funções no final de agosto. A razão da saída não foi avançada. No final de agosto, o Instituto da Segurança Social (ISS) …

"Esforço coletivo para salvar o Natal". Nóbeis da Economia querem novo confinamento em dezembro

Esther Duflo e Abhijit Banerjee, prémios Nobel da Economia de 2019, propõem quarentena em França em dezembro, para que seja possível "festejar o Natal". O casal acredita que só assim será possível festejar a quadra …

Venda de vinhos alentejanos para a Suécia disparou (e foi graças à pandemia)

Nunca se tinham vendido tantos vinhos alentejanos para a Suécia como durante o período de confinamento em Portugal. A estratégia menos restritiva dos suecos contra a covid-19 ajuda a explicar esse cenário, verificando-se a mesma …

Spray nasal investigado na Austrália pode travar covid-19 (e tem uma taxa de eficácia de 96%)

É simples: com apenas uma ou duas aplicações por semana, o novo spray pode evitar que as pessoas infetadas com o novo coronavírus contagiem as outras à sua volta. Muito se tem falado sobre uma potencial …

Brad Parscale, ex-diretor de campanha de Trump, hospitalizado após tentativa de suicídio

O antigo diretor digital de campanha de Donald Trump, Brad Parscale, foi hospitalizado depois de a mulher ter alertado para tentativa de suicídio. Brad Parscale, ex-diretor digital de campanha do atual Presidente dos Estados Unidos, Donald …

Variante de SARS-CoV-2 oriunda de Itália marcou início da pandemia. Circulou durante dias sem controlo

O arranque da epidemia em Portugal foi marcado pela “disseminação massiva” de uma variante do SARS-CoV-2 com uma mutação específica, que começou a circular nas regiões Norte e Centro mais de uma semana antes do …

Existem 51 surtos ativos de covid-19 em lares e 12 em escolas

Existem atualmente em Portugal 51 surtos ativos de covid-19 em lares e 12 em escolas, revelou esta segunda-feira, em conferência de imprensa, a diretora-geral da Direção-Geral da Saúde, Graça Freitas. Sem identificar especificamente os lares …

Catalunha. Supremo Tribunal espanhol confirma inabilitação de Quim Torra

O Supremo Tribunal espanhol confirmou esta segunda-feira a inabilitação por um ano e meio do presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, por desobediência à junta eleitoral central. O acórdão, aprovado por unanimidade, obriga Torra …

Já há mais 6.829 mortes do que em 2019, mas covid-19 só fez 2 mil. Óbitos em casa subiram 18%

Desde o início da pandemia, há registo de um aumento de 18% de óbitos que ocorrem em casa e as mortes em investigação subiram 24%. Nos hospitais há uma subida de 5,6% na taxa de …

PCP diz que pandemia é usada como pretexto para intensificar exploração dos trabalhadores

O secretário-geral do PCP consideraque a pandemia de covid-19 está a ser utilizada como pretexto para se tentar fazer regredir décadas em conquistas de direitos, através do que apelidou de "teorias do 'novo normal'". Jerónimo de …