/

A atmosfera primitiva da Terra pode ter sido tão tóxica como a de Vénus

Centro de Voo Espacial Goddard / NASA

Quando o nosso planeta era jovem, a sua superfície esta muito provavelmente coberta por um oceano de magma. Os gases emanados desse mar podem ter fornecido uma atmosfera tóxica quase idêntica à presente em Vénus atualmente.

Segundo o New Scientist, o oceano de magma inicial da Terra pode ter sido criado por uma colisão com um corpo celeste do tamanho de Marte, que derreteu grandes parte do nosso planeta e criou a Lua. Quando o oceano de magma arrefeceu, alguns compostos condensaram e formaram uma atmosfera.

Para descobrir como seria essa atmosfera, a equipa de investigadores da ETH Zürich, na Suíça, usou uma técnica chamada “levitação aerodinâmica” para fazer flutuar uma pequena rocha sobre um jato de gás, enquanto aquecia a pedra a cerca de 1.900 ºC para a derreter.

“Este pequeno mármore derretido a flutuar a quase dois mil graus [Celsius] é uma espécie de miniatura da Terra no seu estado fundido”, explicou Paolo Sossi, principal autor do estudo. Ou seja, o gás que flui ao redor do mármore comporta-se como se fosse uma pequena atmosfera.

Os cientistas repetiram a experiência, mas, desta vez, alteraram a composição do jato de gás, adicionando e removendo diferentes compostos para tentar encontrar a provável composição da atmosfera do nosso planeta, há milhares de milhões de anos.

A experiência permitiu concluir que a atmosfera da Terra era densa, repleta de dióxido de carbono e com relativamente pouco nitrogénio, muito semelhante à atmosfera atual de Vénus. A atmosfera de Marte tem quase a mesma composição, embora seja muito mais fina.

Segundo o artigo científico, publicado recentemente na Science Advances, o facto de a Terra ser mais do que Marte e mais fria do que Vénus pode ter permitido que a água líquido do nosso planeta permanecesse à superfície, extraindo dióxido de carbono da atmosfera e evitando que a Terra passasse por um descontrolado efeito estufa – o processo pelo qual Vénus passou para se tornar uma paisagem infernal sufocante.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.