Atletismo: Auriol Dongmo campeã mundial

1

Leszek Szymanski / EPA

Auriol Dongmo

Medalha de ouro para Portugal no primeiro dia dos Mundiais em pista coberta. Pichardo ficou com a prata, Portugal lidera medalhas.

Auriol Dongmo foi campeã mundial no lançamento do peso, no primeiro dia dos Mundiais de atletismo em pista coberta, em Belgrado.

A atleta portuguesa assumiu a liderança da final logo na primeira tentativa, ao atingir 19,32 metros. Curiosamente repetiu essa marca na segunda tentativa, antes de dois lançamentos nulos.

Jessica Schilder, dos Países Baixos, passou a ser a líder à quarta ronda, com 19,46 metros. Na quinta tentativa, a norte-americana Chase Ealey também ultrapassou Auriol, com um lançamento de 20,21 metros.

Ou seja, quase no final da quinta e penúltima ronda, a portuguesa ocupava o terceiro posto. Mas, precisamente a fechar a quinta ronda, recuperou a liderança: 20,43 metros.

Recorde nacional, melhor marca mundial do ano e registo suficiente para conseguir o seu primeiro título mundial.

A atleta de 31 anos, nascida em Camarões, ficou à frente de Chase e de Jessica, que completaram o pódio – Auriol chorou após o hino português.

A outra portuguesa nesta final, Jessica Inchude, fechou a sua participação no 12.º lugar, conseguindo uma marca de 17,58 metros.

Pichardo segundo

Portugal conseguiu duas medalhas logo no primeiro dia do evento na capital da Sérvia (terminou o dia na frente da tabela de medalhas).

De manhã, Pedro Pichardo foi o segundo melhor na final do triplo salto. 17,46 metros, recorde nacional, apenas superado pelo cubano Lázaro Martínez: 17,64 metros, melhor marca mundial do ano. Donald Scott ficou com a medalha de bronze (17,21 metros).

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.