Ativista Greta Thunberg detida durante protestos na Alemanha

1

David Fernandez / EPA

Protestos decorreram numa mina de carvão a céu aberto, perto da localidade de Lützerath.

A ativista climática Greta Thunber foi detida esta terça-feira enquanto protestava contra a demolição de uma mina de carvão, a cerca de nove quilómetros de Lützerath. A estrutura, a céu aberto, é o motivo pelo qual a pequena localidade está em risco de desaparecer, já que a empresa que detém a mina pretende expandir a sua área.

Greta integrou a manifestação na passada sexta-feira, mas só hoje a detenção ocorreu. Para além da jovem sueca, outros ativistas climáticos foram detidos, com as autoridades a apelarem aos manifestantes para cooperasse e, assim, evitassem o uso da força.

Nas imagens captadas no local é possível ver Greta a sorrir enquanto é carregada por dois agentes da autoridade para fora do local.

“Greta Thunber fazia parte de um grupo de ativistas que correram em direção à borda da mina. No entanto, ela foi travada e carregada por nós com este grupo para fora da área de perigo imediato, para podermos identificar os vários manifestantes”, disse um porta-voz da polícia alemã à Reuters.

De acordo com o jornal Público, que cita também as autoridades alemãs, não é possível dizer o que acontecerá com a ativista sueca e restantes manifestantes detidos. Também não é conhecido o atual estado de saúde de um dos manifestantes que saltou para dentro da mina — sendo a borda descrita como “íngreme e extremamente perigosa“.

No domingo, o grupo de ativistas já havia sido avisado pela polícia para moderar os protestos. Como tal não aconteceu, o grupo não abandonou a área onde o protesto estava a decorrer, as autoridades escoltaram os ativistas para fora daquela área. Num dos momentos mais caricatos, os agentes chegaram a ficar presos na lama e impedidos de continuar a sua atividade.

ZAP //

1 Comment

  1. Sugiro que esta heroica Personagem , leve a sua atuação até a China , Rússia , India , Corrêa do Norte , Brazil , Emirates e outros Estados Poluidores e que não se concentre só na “fofinha Europa” , também là existem muitas atividades Poluidoras , muitas obras de Arte para destruir ! . Claro que essas Autoridades Locais seriam menos (Tolerantes) e mais expeditivas ! . Agora se é só para estar debaixo de holofotes e que não a esqueçam , é inútil tal circo !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.