Até as estrelas têm auroras (e já as podemos ver)

Uma equipa internacional de astrónomos observou sinais de rádio estranhos vindos de uma anã vermelha. Estas ondas bizarras estavam a ser produzidas pela interação com um exoplaneta que orbitava a estrela, criando uma aurora.

Apesar de isto já ter sido previsto há mais de três décadas, esta é a primeira vez que os astrónomos conseguiram realmente ver este sinal.

Em 16 de junho de 2016, os astrónomos avistaram o sinal intrigante vindo da GJ1151, uma anã vermelha comum situada a 26 anos-luz de distância na constelação Ursa Maior. As estrelas emitem todos os tipos de sinais eletromagnéticos, mas as frequências baixas nunca tinham sido estudadas em detalhe. Após descartar várias possibilidades, os investigadores estão confiantes de que a única explicação é a interação entre a estrela e um planeta.

Esta observação é uma nova etapa no estudo detalhado sobre as propriedades dos exoplanetas nestes sistemas. As anãs vermelhas são os tipos mais comuns de estrelas na Via Láctea. São muito mais frias e mais pequenas do que o Sol, mas têm campos magnéticos mais fortes. Muitas anãs vermelhas conhecidas são orbitadas por planetas do tamanho da Terra e, à medida que orbitam, podem criar interações magnéticas peculiares. Agora, finalmente, conseguimos detetá-las.

“O movimento do planeta no forte campo magnético de uma anã vermelha age como um motor elétrico da mesma forma que um dínamo de bicicleta, o que gera uma corrente que alimenta auroras e emissões de rádio na estrela”, disse Harish Vedantham, do Instituto Holandês de Radioastronomia (ASTRON) e principal autor do estudo, em comunicado.

Este tipo de interação também é visível no Sistema Solar, mas não no Sol. Uma interação semelhante acontece entre Júpiter, que tem um campo magnético muito forte, e a sua lua vulcânica Io. Estas interações são mais brilhantes do que o próprio Sol em algumas frequências de rádio baixas.

“Adaptamos o conhecimento de décadas de observações de rádio de Júpiter ao caso desta estrela”, disse Joe Callingham, co-autor do estudo. “Há muito tempo se prevê que uma versão ampliada de Júpiter-Io exista na forma de um sistema de planeta estelar e a emissão que observamos encaixa-se muito bem na teoria”.

As observações foram possíveis graças ao radiotelescópio de baixa frequência (LOFAR) e os resultados foram publicados este mês na revista científica Nature Astronomy. Agora, a equipa está a olhar para mais anãs vermelhas para perceber quão comum é este  fenómeno.

“O objetivo a longo prazo é determinar qual o impacto da atividade magnética da estrela na habitabilidade de um exoplaneta e as emissões de rádio são uma grande peça desse quebra-cabeça”, explicou Vedantham. “O nosso trabalho mostrou que isto é viável com a nova geração de radiotelescópios e coloca-nos num caminho emocionante”.

Espera-se que o LOFAR encontre pelo menos outros 100 sistemas na vizinhança solar e futuros observatórios, como o Square Kilometer Array, poderão encontrar ainda mais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Curva em Itália parece estar a aplanar. Confirmado primeiro caso num campo de refugiados grego

A Itália registou mais 4.053 casos positivos e mais 837 mortes em 24 horas, valores semelhantes aos de segunda-feira e que sugerem que a curva da covid-19 parede estar a estabilizar. De acordo com o Observador, …

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser notificada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …

Em tempos de crise, os emprestados podem ser a solução do Benfica

Bruno Varela, Cristián Lema, Filip Krovinovic, Gedson Fernandes e Diogo Gonçalves são hipóteses que Bruno Lage tem a seu dispor para regressar dos empréstimos. A suspensão das competições desportivas deixa muitos clubes entre a espada e …

Trump muda de discurso. Próximas duas semanas serão "dolorosas" e podem morrer 100 mil pessoas

Esta terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou ao país com um discurso mudado, mais pessimista e alarmista. Com o número de doentes infetados com covid-19 nos Estados Unidos a superar os 187 mil …

Autódromo do Algarve já pode receber corridas de Fórmula 1

Pista de Portimão deverá receber ainda este ano testes privados de uma das equipas do pelotão da Fórmula 1 e pretende candidatar-se a receber os testes de inverno a partir de 2021. O Autódromo Internacional do …

Medidas de contenção já salvaram 120 mil pessoas na Europa

As medidas de contenção adotadas por vários países europeus salvaram a vida de cerca de 120 mil pessoas na Europa, revela um novo relatório de investigadores britânicos. Um estudo do Imperial College London revela que as …

Ronaldo pode regressar a Manchester. PSG também está na corrida

O Manchester United pondera trazer Cristiano Ronaldo de volta ao clube. O internacional português também está a ser seguido atentamente pelo Paris Saint-Germain. Com a Juventus a enfrentar problemas financeiros devido à pandemia de covid-19, o …

Presidente da República prepara-se para renovar estado de emergência

O Presidente da República decide, esta quarta-feira, sobre o prolongamento do estado de emergência por novo período de 15 dias, com parecer do Governo que reunirá o Conselho de Ministros para esse efeito. A reunião do …