Os Serviços Secretos dos EUA e as autoridades policiais de Nova Iorque estão preocupados com os ataques terroristas que têm ocorrido na Europa, numa altura em que há “um ambiente de ameaça” a pairar no país.
Estas preocupações que surgem num briefing do Departamento de Polícia de Nova Iorque a que a ABC News teve acesso.
O relatório divulgado pelo canal norte-americano cita os ataques do fim-de-semana passado na Alemanha, onde um jovem sírio, armado com uma faca, matou três pessoas num festival, e em França, onde houve uma tentativa de ataque a uma sinagoga, sem causar feridos.
Já nesta terça-feira, a polícia alemã abateu um homem armado com duas facas que estava a ameaçar pessoas na rua, na região de Renânia do Norte-Vestefália, no oeste do país.
As autoridades norte-americanas detectam, nestes ataques em território europeu, sinais de alerta numa altura especialmente tensa a nível global e internamente.
“Não há qualquer indicação inicial de que os dois ataques estejam ligados, no entanto, ambos os incidentes sublinham o actual ambiente complexo de elevada ameaça de terrorismo/violência direccionada, bem como o desafio persistente de tácticas de baixa tecnologia utilizadas contra alvos vulneráveis, incluindo reuniões públicas e casas de culto“, nota o documento.
O relatório também vinca “o cenário complexo e dinâmico de ameaças que é composto por actores maliciosos de todo o espectro ideológico e que é exacerbado por pontos de conflito globais tensos, incluindo a guerra em curso entre Israel e o Hamas“.
Assim, as autoridades dos EUA temem que os ataques que têm acontecido na Europa inspirem eventuais “actores mal-intencionados” para realizarem actos semelhantes de “terrorismo e violência direcionada” naquele país.
Deixem esses radicais entrarem sem controlo e depois esperem…