Ataques de extraterrestres invadiram a linha telefónica anti-imigração de Trump

5

A administração Trump criou um novo gabinete e uma linha telefónica especial de apoio a vítimas de crimes cometidos por imigrantes ilegais que está a ser inundada de chamadas a reportarem ataques de extraterrestres.

Lançada no âmbito da apresentação do VOICE – Victims of Immigration Crime Engagement Office, o Gabinete de Vítimas Envolvendo Crimes de Imigração, esta linha telefónica tem por objectivo apoiar “vítimas de crimes cometidos por criminosos estrangeiros”.

Trata-se de uma medida do Departamento de Segurança Interna (DHS na sigla original) dos EUA que vem ao encontro de promessas deixadas por Donald Trump, durante a campanha eleitoral, e que é vista como mais uma iniciativa anti-imigração.

A medida está a provocar a revolta de muitos norte-americanos, que resolveram protestar, brincando com a terminologia usada pelo DHS no comunicado em que anuncia o VOICE e a nova linha telefónica. A expressão escolhida foi “criminal aliens”, sendo que “aliens” significa tanto estrangeiros como extraterrestres, em Inglês.

As redes sociais depressa repararam nesse pormenor e gerou-se um movimento apelando às pessoas para telefonarem para a linha a reportarem casos de violência de “aliens” do espaço.

No Twitter, a hashtag #AlienDay esteve entre os destaques da rede social e tantas pessoas aderiram à ideia que a linha telefónica esteve praticamente inutilizada, devido ao excesso de chamadas.

O veterano da marinha norte-americana Alexander McCoy, um dos que impulsionou este movimento no Twitter, conta ao BuzzFeed que telefonou para a linha a comunicar que tinha sido raptado por um ovni., e que teve que esperar 20 minutos para poder falar com alguém. Disseram-lhe que devia aguardar pela “investigação da DHS” ao seu relato.

No seu perfil do Twitter, McCoy destaca que a linha serve apenas “para recolher anedotas para Trump e os seus aliados poderem demonizar e desumanizar vizinhos imigrantes e famílias”.

https://twitter.com/_Jordan_J_/status/857461527296839680

https://twitter.com/DearAuntCrabby/status/857408295535091713

Administração Trump não gostou nada da brincadeira

Um porta-voz do VOICE revela ao BuzzFeed o incómodo da administração Trump com esta forma de protesto.

“Há, certamente, formas mais construtivas de fazer ouvir a nossa opinião do que impedir vítimas legítimas de crimes de receberem a informação e recursos que procuram porque as linhas estão ocupadas por telefonemas de brincadeira”, destaca esta fonte.

No comunicado de apresentação do VOICE, o Secretário de Estado da Segurança Interna, John F. Kelly, realça que “todos os crimes são terríveis, mas estas vítimas são únicas e demasiadas vezes, ignoradas”.

“Há infortúnios de crimes que nunca deveriam ter acontecido porque, muito frequentemente, as pessoas que vitimizaram não deveriam estar no país“, acrescenta Kelly.

Porém, muitos norte-americanos estão a notar o facto de a linha telefónica não servir para comunicar crimes, questionando qual será afinal, o seu objectivo. E teme-se que possa vir a ser usada para cometer abusos contra os direitos dos imigrantes, nomeadamente para recolher informações sobre estes.

Há ainda quem critique que o programa “não vai fazer nada para aumentar a segurança pública”, nos EUA, e que só vai “servir como mais um veículo para os que têm tendências nacionalistas, xenófobas, criminalizarem e espalharem o medo entre as famílias e comunidades imigrantes”, refere o Director da Black Alliance for Just Immigration, Carl Lipscombe, em declarações ao Fusion.

SV, ZAP //

5 Comments

  1. Apoio a vítimas de crimes cometidos por imigrantes ilegais???… Que tal mas é uma linha de apoio às vítimas das corporações económicas? Isso sim é que era serviço. se o Governo dos EUA não tivesse o rabo tão preso por elas.

  2. Realmente algo está errado. Os imigrantes podem-se queixar. Os nacionais não…. Muito bem. Eu imigro e vou para outro país apenas praticar abusos contra outros cidadãos. Posso á vontade. Isso passa-se cá em Portugal. Mas o imigrante pode fazer e eu não o posso denunciar…. De sonho! Algo não está a bater certo… Este é o meu País ou já não posso dizer isso?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.