Astrónomos pensam que há pelo menos 2 planetas por descobrir no Sistema Solar

Para além da órbita de Plutão poderão existir pelo menos mais dois planetas que ainda não foram descobertos e pertencem ao Sistema Solar, segundo astrónomos espanhóis e britânicos.

A hipótese é avançada num estudo publicado no boletim mensal da Royal Astronomical Society do Reino Unido, onde os investigadores referem que o comportamento anormal de objetos espaciais para lá de Neptuno sugerem a existência de corpos espaciais do tamanho de planetas.

Se nada existisse para lá de Neptuno – o oitavo e último no elenco oficial de planetas do sistema solar, depois da retirada de Plutão da lista – esses objetos espaciais deveriam estar dispostos numa faixa uniforme orbitando a uma distância de 22,5 mil milhões de quilómetros do Sol.

No entanto, as observações dos astrónomos permitem concluir que alguns desses objetos – designados por trans-Neptunianos – têm padrões orbitais inesperados e encontram-se a distâncias muito maiores do Sol do que seria expectável.

Os astrónomos postulam que existem corpos celestes com a dimensão de planetas para lá do sistema solar conhecido, que exercem a sua força gravitacional sobre os objetos trans-Neptunianos.

“O seu número exato é incerto, uma vez que temos dados limitados, mas os nossos cálculos sugerem que existem pelo menos dois planetas, provavelmente mais, no nosso Sistema Solar“, afirmou Carlos de la Fuente Marcos, da Universidade Complutense de Madrid.

A equipa de Marcos procura chegar a provas concretas da teoria, afirmando que “se se confirmar, será verdadeiramente uma revolução para a Astronomia”.

No ano passado, observações feitas no telescópio avançado ALMA, localizado no deserto chileno de Atacama, permitiram concluir que em outros sistemas solares há planetas a orbitar em torno de estrelas a distâncias na ordem das dezenas ou centenas de milhares de milhões de quilómetros.

Neptuno, o último planeta “oficial” do Sistema Solar, gira em torno do Sol a uma distância de 4,5 mil milhões de quilómetros.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …