/

A NASA já escolheu os lugares de pouso no “Asteróide do Apocalipse”

6

Depois de mais de oito meses a explorar o asteróide Bennu, também conhecido como o “Asteróide do Apocalipse”, a NASA já escolheu quatro áreas na sua superfície onde a nave espacial da missão OSIRIS-REx irá pousar.

Os astrónomos da agência espacial norte-americana consideram que o Bennu, que se localiza entre a Terra e Marte, é o “o testemunho silencioso de eventos titânicos na história de 4,6 mil milhões de anos do Sistema Solar”.

O asteróide é uma rocha gigantesca com cerca de 500 metros de diâmetro e pesa cerca de 87 milhões de toneladas, sendo ainda um dos asteróide mais próximos da Terra.

Os especialistas da OSIRIS-REx escolheram quatro lugares na superfície do asteróide para explorar o corpo celeste em detalhe. Cada área recebeu o nome de uma espécie de ave encontrada no Egito, uma vez que a União Astronómica Internacional decidiu que os nomes oficiais de partes deste asteróide devem referir-se a aves mitológicas.

Segundo revelou a equipa, a escolha das áreas para pousar a nave foi mais difícil do que se acreditava que iria ser. A superfície do asteróide Bennu é mais rochosa do que parecia à distância, informação que a NASA confirmou depois de ter obtido imagens do asteróide captadas pela nave espacial Osiris-Rex.

A nave espacial chegou perto do asteróide em dezembro de 2018, entrado na órbita do Bennu no final desse mesmo ano. Desde então, a nave tem explorado a superfície do asteróide, criando um mapa pormenorizado do corpo celeste.

Graças a este mesmo mapa, os cientistas da NASA conseguiram agora escolher os lugares mais convenientes para o futuro pouso. Os astrónomos querem realizar as primeiras recolhas de amostras do solo do asteróide no segundo sementes de 2020.

O melhor lugar definido pelos especialista da agência foi uma cratera que contem uma substância semelhante a areia. Os cientistas esperam começar a estudar o material que irá ser recolhido em setembro de 2023.

6 Comments

  1. Palhaçada americana, Part IV. 500 metros de diâmetro, e 87 milhões de toneladas? Que os americanos nunca foram bons em contas, já se sabia, agora que achassem que tudo é resto é um bando de idiotas crédulos, a coisa muda de figura. Mas vamos a contas. Uma pedra redonda com 5 metros de diâmetro, pesa no màximo 30 toneladas. Se multiplicarmos tudo por 100, o diâmetro da pedra será 500 metros, e o peso de 3000 toneladas. Mas a burrice, da Nasa ou do jornalista, não se fica por aqui. Segundo este pasquim, a Nasa já identificou 4 lugares para um possível pouso. Com com 500 metros de diâmetro, deve ser mesmo difícil “estacionar” a geringonça. Imagino, se for em Agosto deve estar cheio de sondas de matrícula francesa, suiça ou luxemburguesa.

  2. As contas deles podem não estar muito bem… mas essas aí também não estão. Então se aumentares o raio para o dobro.. o peso tb aumenta para o dobro?

    Seja o corpo uma esfera e seja raio = 1

    então o volume será (4*pi*r^3)/3 logo o volume será de aprox 4.18 unidades

    mas se raio = 2 (o dobro) então o volume será de aprox 33.51 unidades…

    … então … a relação entre o volume 1 e o volume 2 parece confirmar a teoria ?! 🙂

    Para alem disso… qual é a base para dizer que 5 metros de diametro correspondem a 30 toneladas?!?

  3. Acho graça desse povo que acha que entende de Física Espacial, se a nossa limitada noção de peso em toneladas tem a ver com a densidade do material e dada pressão atmosférica… Se o objeto está no espaço, onde não se aplicam as nossas leis, quem somos nós pra provar essa conta? Me ajuda aí pessoal… deixe os assuntos lógicos óbvios pra quem pode…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.