Astrónomos identificam 234 concentrações de galáxias primordiais

ESA and the Planck Collaboration/ H. Dole, D. Guéry & G. Hurier, IAS/University Paris-Sud/CNRS/CNES

As concentrações de galáxias no Universo distante que podem ser precursoras dos aglomerados de galáxias que vemos atualmente

As concentrações de galáxias no Universo distante que podem ser precursoras dos aglomerados de galáxias que vemos atualmente

Astrónomos identificaram concentrações de galáxias no Universo distante que podem ser precursoras dos aglomerados de galáxias que vemos atualmente.

A descoberta, cujos resultados foram publicados na revista Astronomy and Astrophysics, foi feita graças a observações dos telescópios espaciais Planck e Herschel, da ESA, desativados em 2013, mas que permitiram cartografar e analisar o Cosmos desde uma órbita situada a 1,5 milhões de quilómetros da Terra.

Os dados vão ajudar, de acordo com os cientistas, a compreender melhor a origem do Universo e qual o seu conteúdo.

Numa nota divulgada esta terça-feira, a ESA refere que, através das imagens obtidas pelos dois telescópios, uma equipa internacional de astrónomos “descobriu objetos no Universo distante, quando este tinha três mil milhões de anos, que podem ser os precursores dos aglomerados de galáxias que vemos hoje”.

O Universo tem, atualmente, cerca de 14 mil milhões de anos. Galáxias como a Via Láctea, onde se situa a Terra, têm milhares de milhões de estrelas que nem sempre estão isoladas. Muitas encontram-se em aglomerados densos de dezenas, centenas e, mesmo, milhares de galáxias.

Uma questão que os cosmólogos levantam é como estas estruturas massivas se reuniram no Universo distante ou primordial.

O telescópio Planck procurou estudar o nascimento do Universo, fornecendo o mapa mais preciso da radiação cósmica de fundo do Universo, composta por micro-ondas.

Para tal, examinou todo o céu em nove comprimentos de onda diferentes, desde o infravermelho distante ao rádio.

A partir dos dados de comprimento de onda, os astrónomos conseguiram identificar 234 fontes brilhantes de galáxias “com características que sugerem que estavam localizadas no Universo distante, primordial”.

O telescópio Herschel observou estes objetos ao longo do infravermelho e de uma série de comprimentos de onda submilimétricos, com uma resolução angular maior.

Segundo a ESA, o Herschel revelou que “a grande maioria das fontes brihantes detetadas pelo telescópio Planck é consistente com densas concentrações de galáxias no Universo primordial, a formar novas estrelas”.

A agência espacial europeia explica que cada uma destas galáxias jovens converte gás e poeira em estrelas a uma média anual de algumas centenas ou 1.500 vezes a massa do Sol. Ao contrário, a Via Láctea está a produzir, atualmente, em média, por ano, estrelas com apenas uma massa solar.

“Temos ainda muito que aprender sobre esta nova população [concentrações de galáxias no Universo distante], o que requer mais estudos de acompanhamento com outros observatórios [como os dos telescópios Planck e Herschel]. Mas acreditamos que são uma peça, que faltava, para compreender a formação da estrutura cosmológica”, afirmou, citado pela ESA, o coordenador da equipa de astrónomos, Hervé Dole, do Instituto de Astrofísica Espacial de Orsay, em Paris, França.

Com a desativação do Planck e do Herschel, o radiotelescópio ALMA – o maior do mundo, cofinanciado por Portugal e que se localiza no Chile – é considerado o instrumento mais adequado para observar com detalhe os chamados proto aglomerados de galáxias (concentrações de galáxias primitivas, em formação).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Exército japonês pediu uma escrava sexual para cada 70 soldados na II Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército do Japão pediu ao Governo que fornecesse uma escrava sexual para cada 70 soldados, de acordo com documentos históricos analisados pela agência de notícias nipónica Kyodo News. Os 23 …

Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos na terça-feira

Mário Centeno apresenta aos partidos, esta terça-feira, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado. Só o Livre fica de fora por "impedimento de agenda". O Governo apresenta amanhã, dia 10 de dezembro, as linhas …

Amianto. Fenprof vai apresentar queixa em Bruxelas

A Fenprof acusa o Governo português de não cumprir a diretiva comunitária que impõe a retirada de amianto de edifícios públicos, incluindo escolas. A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia …

Luís Maximiano: "Battaglia levou com o garrafão de água e o Misic com um cinto na cara"

O guarda-redes do Sporting disse esta segunda-feira que ficou “bloqueado e sem reação” durante o ataque à Academia de Alcochete, descrevendo as agressões aos colegas de equipa, após a entrada no balneário de mais de …

Peritos da Ordem admitem práticas ilícitas na venda de produtos no BES e Banif

Os peritos da Ordem dos Advogados que analisaram as reclamações de lesados do BES e do Banif disseram esta segunda-feira aos jornalistas que encontraram indícios de práticas ilícitas na venda de produtos financeiros por aqueles …

Já há rascunho do acordo da COP25 (mas nada está ainda totalmente fechado)

Esta segunda-feira arranca a semana decisiva, depois de uma semana de trabalho técnico ara definir as linhas que vão dar origem ao documento final da 25.ª Convenção das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas …

Novos escalões de IRS só serão criados "a meio da legislatura"

Esta segunda-feira, o Governo disse aos parceiros sociais que só deverão acontecer "mexidas no IRS", nomeadamente a criação de novos escalões, a meio desta legislatura. O Governo de António Costa confirmou aos parceiros sociais que a …

Navios em Portugal poluem tanto quanto as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), defendeu, esta segunda-feira, a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono (CO2) para navios …

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …