/

Astrónomos encontram “nuvens de álcool” fontes de radiação

bambi851 / Flickr

A galáxia NGC4945

Uma equipa internacional de astrónomos australianos e chineses detetou sinais provenientes de uma nuvem de metanol na galáxia NGC 4945, localizada a quase 12 milhões de anos-luz da Terra.

A pesquisa foi publicada no site da biblioteca virtual da Universidade Cornell, nos EUA, pela equipa dirigida por Tiege McCarthy, da Universidade da Tasmânia em Hobart, na Austrália.

As nuvens de metanol atuam como gigantescos maseres – fontes de radiação electromagnética na frequência das microondas. Geralmente, as linhas de maser de metanol podem ser detetadas em regiões de formação de estrelas de massa elevada.

De acordo com a equipa, é bastante comum encontrá-las na Via Láctea. Até agora, os planetólogos já as encontraram em mais de 1.200 fontes na galáxia.

Esta nuvem de metanol foi descoberta através do telescópio australiano Telescope Compact Array. O maser situa-se ao sul do centro da galáxia NGC 4845 e é uma fonte de radiação de 36,2 GHz.

Segundo os investigadores, a luminosidade é cinco vezes mais forte do que a de maseres similares desta classe. Além disso, é 90 vezes mais brilhante do que a radiação de microondas detetada na zona molecular central da Via Láctea.

O metanol é o álcool monoídrico mais simples, conhecido também pelas suas caraterísticas tóxicas, e é um elemento crucial de muitos elementos orgânicos complexos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.