Astrónomos podem ter detetado o primeiro sinal de rádio de um exoplaneta

Uma equipa internacional de astrónomos detetou rajadas de rádio a emanar da constelação de Boötes, no que poderá ser a primeira vez que uma emissão de rádio de um planeta além do nosso sistema solar é detetada.

Usando o radiotelescópio Low Frequency Array (LOFAR), nos Países Baixos, uma equipa da Universidade de Cornell, liderada por Jake D. Turner, descobriu explosões de emissão de um sistema estelar que hospeda um exoplaneta chamado “Júpiter quente”, um planeta gigante gasoso que está muito perto do seu Sol.

O grupo também observou outros candidatos potenciais à emissão de rádio exoplanetária nos sistemas 55 Cancri (na constelação de Caranguejo) e Upsilon Andromedae.

Apenas o sistema de exoplanetas Tau Boötes – a cerca de 51 anos-luz de distância – exibiu uma assinatura de rádio significativa, uma janela potencial única no campo magnético do planeta.

Observar o campo magnético de um exoplaneta ajuda os astrónomos a decifrar as propriedades interiores e atmosféricas de um planeta, bem como a física das interações estrela-planeta.

O campo magnético da Terra protege-a dos perigos do vento solar, mantendo o planeta habitável. “O campo magnético de exoplanetas semelhantes à Terra pode contribuir para a sua possível habitabilidade, protegendo as suas próprias atmosferas do vento solar e dos raios cósmicos e protegendo o planeta da perda atmosférica”, disse Turner, membro do Instituto Carl Sagan de Cornell, em comunicado.

Há dois anos, Turner e os seus colegas examinaram o marcador de emissão de rádio de Júpiter e escalaram essas emissões para imitar as possíveis assinaturas de um exoplaneta distante semelhante a Júpiter. Esses resultados tornaram-se o modelo para a investigação de emissão de rádio de exoplanetas a 40 a 100 anos-luz de distância.

Depois de se debruçarem sobre quase 100 horas de observações de rádio, os investigadores encontraram o marcador do Júpiter quente em Tau Boötes. “Aprendemos com o nosso próprio Júpiter como é este tipo de deteção. Fomos procurá-lo e encontrámo-lo”, disse Turner.

“Apresentámos uma das primeiras dicas de detecção de um exoplaneta no domínio do rádio”, disse Turner. “O sinal é do sistema Tau Boötes, que contém uma estrela binária e um exoplaneta. Defendemos uma emissão do próprio planeta. Pela força e polarização do sinal de rádio e do campo magnético do planeta, é compatível com as previsões teóricas”.

Porém, o marcador é fraco. “Resta alguma incerteza de que o sinal de rádio detetado seja do planeta. A necessidade de observações de acompanhamento é crítica”, sublinhou o astrónomo.

Turner e a sua equipa já começaram uma campanha usando vários radiotelescópios para acompanhar o sinal de Tau Boötes.

“Se confirmado através de observações de acompanhamento”, disse Ray Jayawardhana, orientador de Turner e professor de astronomia na Faculdade de Artes e Ciências. “Esta deteção de rádio abre uma nova janela para exoplanetas, dando-nos uma nova forma de examinar mundos alienígenas que estão a dezenas de anos-luz de distância.”

Este estudo foi publicado esta semana na revista científica Astronomy & Astrophysics.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Funcionários de limpeza dos Hospitais já estão a ser vacinados

O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados trabalhadores de limpeza dos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais. O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados …

Egito aprova projeto de alargamento do Canal do Suez

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, aprovou esta terça-feira um projeto de alargamento e aprofundamento de uma parte do Canal do Suez após o bloqueio em março por um navio mercante desta artéria, crucial para …

PRR tem 36 milhões para apoiar contratação de 350 “cientistas”

O Governo tem 186 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência para reforçar e capacitar o Sistema Científico e Tecnológico nacional e fomentar a sua articulação com a indústria. Segundo avança o ECO, uma …

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …