Astrónomos descobrem um planeta bebé a apenas 100 anos-luz de distância

Danielle Futselaar, Franck Marchis / SETI Institute

Conceito artístico do 51 Eridani b , um planeta jovem, semelhante a Júpiter

Conceito artístico do 51 Eridani b , um planeta jovem semelhante a Júpiter

Astrónomos descobriram um planeta a apenas 100 anos-luz de distância, parecido com Júpiter provavelmente seria há alguns milhares de bilhões de anos, e que pode dar novas informações sobre como os planetas se formam.

Baptizado 51 Eridani b, o planeta é o primeiro a ser detectado por um novo instrumento, denominado Gemini Planet Imager, refere um estudo publicado esta quinta-feira na revista Science.

É o primeiro planeta jovem descoberto, parecido com o que Júpiter provavelmente seria há 4,5 mil milhões de anos, tornando-se no nosso principal quebra-cabeças da formação de planetas”, disse Travis Barman, professor associado de Ciências Planetárias da Universidade do Arizona.

A estrela à volta da qual orbita o jovem planeta 51 Eridani tem apenas 20 milhões de anos — bastante jovem, considerando que o Sol tem cerca de 4,5 mil milhões de anos.

Envolto em metano, o planeta tem cerca de duas vezes a massa de Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar, e tem o metano mais concentrado alguma vez detectado na atmosfera de um planeta alienígena.

A temperatura do planeta deverá rondar os 427 °C, o suficiente para derreter chumbo.

“Este é exactamente o tipo de planeta que queríamos descobrir quando projectamos o Gemini Planet Imager”, disse James Graham, da Universidade da Califórnia, professor de astronomia que projectou o instrumento.

“Queríamos encontrar planetas enquanto são jovens, para que possamos descobrir o processo de formação”, acrescentou.

O Gemini Planet Imager foi projectado para descobrir novos planetas a orbitar estrelas.

O instrumento é aproximadamente do tamanho de um carro pequeno e está montado num espaço de cerca de oito metros no Chile, tendo começado a trabalhar em dezembro de 2014.

Uma outra missão da NASA, a do telescópio espacial Kepler, procura planetas através do estudo de estrelas.

O principal objectivo do Kepler é encontrar planetas como a Terra e possam ser capazes de um dia sustentar vida.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-presidente de Santa Comba Dão alega Alzheimer para faltar a julgamento

O ex-presidente da Câmara de Santa Comba Dão alegou sofrer de Alzheimer para faltar ao julgamento, esta segunda-feira, em que está acusado dos crimes de prevaricação de titular de cargo público e fraude na obtenção …

Alemães e ingleses recolheram pistas em Portugal para tentar chegar ao corpo de Maddie

Elementos das polícias alemã e inglesas estiveram no nosso país, no final de Setembro, para uma reunião com investigadores portugueses com o intuito de recolher dados sobre Christian Brueckner que é suspeito de ter raptado …

“Retificações especiais e centralizadas”. China quer acabar com "caos" na Internet

A Administração do Ciberespaço da China exigiu esta terça-feira aos fornecedores de serviços móveis do país que executem uma série de “retificações especiais e centralizadas”, face a “preocupações sociais” perante o “caos” na Internet. As oito …

Football Leaks. Advogado admite que podia ter emails relacionados com o Luanda Leaks

O advogado e ex-sócio da PLMJ João Magalhães Ramalho admite que pudesse ter documentos relacionados com o Luanda Leaks e com Isabel dos Santos na sua conta de email, que alegadamente foi pirateada por Rui …

Portugal regista mais 3.299 casos e 28 mortes por covid-19

Portugal contabiliza hoje mais 28 mortes e 3.299 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Nas últimas 24 horas, Portugal conta com mais 3.299 …

Argentina levanta restrições na capital. Rússia regista recorde de mortes diárias e aumenta contenção

A Argentina prorrogou esta semana as medidas para combater a pandemia de covid-19 nas zonas mais afetadas do país, ao mesmo tempo que prossegue a reabertura na capital, onde os casos têm vindo a diminuir. Desde …

Maioria dos portugueses defende Orçamento viabilizado à esquerda (e rejeita demissão do Governo)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e a TSF revela que a maioria dos portugueses - cerca de 60% - defende que o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) seja viabilizado com …

Ministro Manuel Heitor já não está infetado com covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior já não está infetado com covid-19, depois de ter recebido, esta segunda-feira, um teste com resultado negativo. De acordo com o semanário Expresso, Manuel Heitor recebeu, ao final …

"Só aumentariam as insuficiências". Médicos respondem a carta aberta da Ordem que pede uso dos privados

Um grupo de médicos respondeu à carta aberta assinada pelo atual bastonário da Ordem dos Médicos e quatro ex-bastonários, que defendem uma maior utilização dos serviços de saúde privados para responder à situação gerada pela …

Ensaio clínico de tratamento com anticorpos cancelado por ineficácia

As autoridades norte-americanas decidiriam cancelar um ensaio clínico de um tratamento experimental com anticorpos que estava a ser administrado a doentes hospitalizados com covid-19, justificando que o medicamente não se revelou eficaz na recuperação dos …