Astrónomos descobrem passado sombrio da “Estrela da Morte”

Gabi Perez / Instituto de Astrofísica das Canárias

A estrela HIP 68468, gémea do Sol, pode ter engolido planetas, com base no lítio e nos elementos refratários descobertos perto da sua superfície

A estrela HIP 68468, gémea do Sol, pode ter engolido planetas, com base no lítio descoberto perto da sua superfície

Uma equipa internacional de cientistas, incluindo investigadores da Universidade de Chicago, fez a rara descoberta de um sistema planetário com uma estrela parecida com o Sol. A estrela tem uma composição invulgar, que indica que ingeriu alguns dos seus planetas.

“Isso não significa que o Sol vai devorar a Terra em breve,” afirma Jacob Bean, da Universidade de Chicago e coautor do artigo publicado na Astronomy & Astrophysics.

“A nossa descoberta fornece uma indicação de que as histórias violentas podem ser comuns em sistemas planetários, incluindo no nosso”, adiantou.

Os astrónomos descobriram o primeiro planeta em órbita de uma estrela que não o Sol em 1995. Desde então, foram identificados mais de dois mil exoplanetas. Entre eles, são raros os que orbitam uma estrela parecida com o nosso Sol.

Devido à sua semelhança extrema com o Sol, estes denominados gémeos solares são alvos ideais para investigar as ligações entre as estrelas e os seus planetas.

Bean e colegas estudaram a estrela HIP 68468, situada a 300 anos-luz de distância, como parte de um projeto de vários anos para descobrir planetas que orbitam gémeos solares.

“É complicado extrair conclusões de um único sistema”, explicou a co-autora da investigação, Megan Bedell, sublinhando que a equipa irá “estudar mais estrelas como esta para ver se é um resultado comum do processo de formação planetária”.

Descoberto um super-Neptuno e uma super-Terra

Usando o telescópio de 3,6 metros do Observatório La Silla no Chile, a equipa de investigação descobriu o seu primeiro exoplaneta em 2015.

A mais recente descoberta ainda terá de ser confirmada, mas inclui dois candidatos a planeta – um super-Neptuno e uma super-Terra, que orbitam muito perto da sua estrela-mãe.

Um dos planetas é 50% mais massivo que Neptuno, e o outro, a primeira super-Terra em torno de um gémeo solar, tem três vezes a massa do nosso planeta e está tão perto da estrela que completa uma órbita a cada três dias.

“Estes dois planetas provavelmente não se formaram onde os vemos atualmente. Devem ter migrado do exterior do sistema planetário. E outros planetas podem ter sido expelidos do sistema – ou ingeridos pela estrela hospedeira“, acrescenta Megan Bedell.

A composição de HIP 68468 aponta para uma história de ingestão planetária – contém quatro vezes mais lítio do que seria de esperar para uma estrela com 6 mil milhões de anos, bem como um excesso de elementos refratários – metais resistentes ao calor e que são abundantes em planetas rochosos.

No interior de estrelas como HIP 68468 e o Sol, o lítio é consumido ao longo do tempo. Os planetas, por outro lado, preservam o lítio porque as suas temperaturas internas não são suficientemente altas para destruir o elemento químico.

Ou seja, quando uma estrela engole um planeta, o lítio que o planeta deposita na atmosfera estelar salta à vista. E o lítio e o material do planeta rochoso consumido, presentes na atmosfera de HIP 68468, são equivalentes à massa de seis Terras.

A equipa continua a estudar mais de 60 gémeos solares à procura de mais exoplanetas. Além disso, o GMT (Giant Magellan Telescope), atualmente em construção no Chile, será capaz de detetar mais exoplanetas parecidos com a Terra em torno de gémeos solares.

ZAP / CCVAlg

PARTILHAR

RESPONDER

União Europeia acrescenta quatro paraísos fiscais à "lista negra"

Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles juntam-se a Samoa Americana, Fiji, Guame, Samoa, Omã, Trindade e Tobago, Vanuatu e Ilhas Virgens Americanas na lista de não respeitadores das regras comunitárias. O Conselho da União Europeia (UE) …

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …

Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares "de surpresa" e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana …

Bolsonaro recebe Jorge Jesus, mas muitos não gostaram da fotografia

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, recebeu esta segunda-feira, em Brasília, o treinador português Jorge Jesus, após ter conquistado no domingo a Supertaça ao serviço do Flamengo. Depois de, no domingo, ter conquistado a Supertaça ao serviço …

Cientistas encontram 300 vírus "enormes" com habilidades estranhas

Uma equipa de investigadores identificou 300 novos vírus "enormes" com habilidades estranhas encontrados em vários ambientes. Estes podem causar doenças nos seres humanos. Os vírus têm sido um tema habitual ultimamente, abrindo jornais e deixando a …

Seguro de saúde específico para britânicos visa "mitigar" consequências do Brexit

Com o objetivo de minimizar o impacto do 'Brexit' no turismo, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, informou que estão em curso estratégias para "mitigar as consequências" e encorajar os "turistas a continuar a …