Astrónomos querem que a Lua passe a ser um planeta

Alan Stern, principal investigador da missão New Horizons da NASA em Plutão, juntamente com cinco colegas, pretende reescrever a definição de “planeta”.

Segundo o The Times, uma das principais alterações que o grupo de cientistas quer introduzir é o fim da obrigatoriedade de um corpo celeste orbitar o Sol para ser considerado um planeta.

Os especialistas defendem que, tal como o nosso satélite natural, as luas de Saturno e de Júpiter têm todas as características de um planeta.

“Na mente do público, a palavra planeta carrega um significado que parece faltar nas outras palavras usadas para descrever os corpos planetários. Muitos cidadãos assumem que supostos não-planetas deixam de ser interessantes o suficiente para justificar a exploração científica”, afirmaram os astrónomos.

A proposta contraria o declínio de Plutão, em 2006, que foi considerado demasiado pequeno para ser um planeta e não era suficientemente diferente dos milhões de outros corpos rochosos e gelados ao redor do sistema solar.

A decisão enfureceu Stern e os seus colegas, que lançaram a missão New Horizons a Plutão em janeiro daquele ano. Stern defende que a decisão de 2006 foi um erro que deve ser revertido – no entanto, o astrónomo pretende ir mais longe.

“De acordo com a classificação científica e a intuição das pessoas, propomos uma definição geofísica do planeta que enfatiza as propriedades físicas intrínsecas de um corpo sobre as suas propriedades orbitais extrínsecas”, adiantou Stern.

Uma das duas mudanças chaves propostas é que os corpos celestes que orbitam outros planetas possam também ser considerados planetas. A outra mudança é que corpos celestes com gravidade suficiente para terem evoluído a partir da mistura original de rochas de que todos os planetas também devem ser considerados planetas.

Se esta proposta for aceite pela União Astronómica Internacional, aos atuais oito planetas do sistema solar podem juntar-se mais de 100.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …