Astrónomos da NASA conseguiram plantar batatas “em Marte”

Especialistas do International Potato Center e da NASA anunciaram a realização de uma experiência bem sucedida que consistiu em cultivar batatas em condições semelhantes às de Marte.

“Se as plantas podem sobreviver nas condições que criámos no CubeSat (tipo de satélite usado para investigações especiais), existe uma alta probabilidade de sobreviverem em Marte. Vamos repetir esta experiência para perceber que espécies de batata vão crescer melhor em Marte”, afirmou o biólogo da NASA Juan Valdivia Silva, citado pelo Phys.org.

Os testes realizados por estes investigadores, cujo início foi anunciado no ano passado, acabam também por comprovar um dos episódios principais do filme “Perdido em Marte”, quando o astronauta norte-americano Mark Watney é deixado para trás em Marte e tenta sobreviver cultivando batatas.

Segundo acrescentou Juan Valdivia Silva, a NASA e os astrónomos peruanos repetiram a “proeza” de Watney, e cultivaram batatas dentro de uma caixa especial do sistema CubeSat, com condições praticamente idênticas às de Marte.

International Potato Center

O sistema Cubesat da NASA

O sistema Cubesat da NASA

Os testes mostraram que tais dificuldades não são um obstáculo para este tubérculo. Com a ajuda de determinada quantidade de água e de elementos nutritivos, as batatas cresceram sucessivamente.

A NASA conseguiu assim provar que Mark Watney não nos enganou e que a batata pode, realmente, ser cultivada em Marte.

Em breve a NASA pretende repetir os testes e encontrar um tipo de batata mais adequado para ser cultivado fora do nosso planeta.

ZAP ZAP // Sputnik News

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu quero ser a primeira a comer batatas de Marte. Já ando tantas vezes na Lua e agora também posso pairar em Marte.

  2. Vai desenvolver alimentos pra regiões pobre dá África do Brasil e assim por diante,ou ajudem a Embrapa,,,,,,cuidem dá terra ao invés de gastarem com algo que não conhecemos,,,,

  3. gasta bilhões de dólares com experiências que não vai dar em nada jesus vai destruir tudo isso aqui está escrito eles tenta mostrar ao mundo que a bíblia mente e que Deus não existe mais coitados com todos seus cientistas e bilhões vão cair todos na mão do juízo de Deus não tem como escapar nem indo para Marte bem colocado platem batatas na África ajude as crianças saírem da fome isso sim

RESPONDER

Três leopardos fugiram de um Zoo na China (e autoridades esconderam episódio da população)

O Hangzhou Safari Park, na China, pediu "sinceras desculpas" por ter demorado quase uma semana a avisar que três dos seus leopardos tinham escapado da propriedade em Hangzhou. Um dos animais ainda continua desaparecido. As …

BPI multiplica lucros por dez no primeiro trimestre

O banco BPI obteve um lucro de 60 milhões de euros no primeiro trimestre de 2021, multiplicando por dez o resultado líquido obtido no período homólogo de 2020, resultado justificado pelo alívio na constituição de …

Imunidade de grupo pode ser impossível de atingir, avisam especialistas

No futuro, o vírus SARS-CoV-2 pode tornar-se endémico, mas menos perigoso e mais controlável, como “uma constipação comum”. Alguns especialistas avisam que as novas variantes do vírus SARS-CoV-2 e o ritmo lento da vacinação um …

Britânicos precisarão de documento de identificação com fotografia para votar

Nas próximas eleições para o Parlamento britânico, daqui a três anos, só poderão votar eleitores que possuam documento de identificação com fotografia, medida que visa diminuir a fraude eleitoral e que deverá ser anunciada na …

Em 2018, a PJ estava "na penúria" e a "ponto de encerrar"

Com recados ao Governo, a Directora Nacional Adjunta da Polícia Judiciária (PJ), Luísa Proença, lamenta o desinvestimento que tem sido feito pelo poder político na força de autoridade e revela que em 2018, quando chegou …

José Seguro acusa líderes europeus de "matar lentamente" a Europa

O antigo líder socialista António José Seguro defendeu no domingo que a ambiguidade dos líderes políticos e a morosidade dos processos de decisão nas instituições da União Europeia (UE) estão "a matar, lentamente, a Europa". O …

Marcelo não se pronuncia sobre pedidos de demissão de Cabrita

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou pronunciar-se sobre os pedidos de demissão de Eduardo Cabrita. Marcelo Rebelo de Sousa entende que os pedidos de demissão de ministros são "típicos da luta político-partidária" e …

TAP vai pedir a insolvência da Groundforce

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, disse esta segunda-feira aos representantes dos trabalhadores que a TAP vai avançar com um pedido de insolvência da Groundforce. A TAP anunciou esta segunda-feira que vai avançar, ainda hoje, com …

Ida de Luís Filipe Vieira para o Benfica "foi um pedido de várias instituições financeiras"

Luís Filipe Vieira diz que os bancos quiseram, no início dos anos 2000, que fosse para o SL Benfica devido à sua situação financeira, pois estavam interessados na sua viabilização. Aos deputados, o presidente das …

Alemanha autoriza vacina da Johnson & Johnson a menores de 60 anos

A Alemanha recomenda a vacina da Johnson & Johnson (Janssen) contra o novo coronavírus a partir dos 60 anos, mas permitirá o seu uso em pessoas abaixo desta idade após consulta médica e decisão pessoal. O …