Astrónomos da NASA conseguiram plantar batatas “em Marte”

Especialistas do International Potato Center e da NASA anunciaram a realização de uma experiência bem sucedida que consistiu em cultivar batatas em condições semelhantes às de Marte.

“Se as plantas podem sobreviver nas condições que criámos no CubeSat (tipo de satélite usado para investigações especiais), existe uma alta probabilidade de sobreviverem em Marte. Vamos repetir esta experiência para perceber que espécies de batata vão crescer melhor em Marte”, afirmou o biólogo da NASA Juan Valdivia Silva, citado pelo Phys.org.

Os testes realizados por estes investigadores, cujo início foi anunciado no ano passado, acabam também por comprovar um dos episódios principais do filme “Perdido em Marte”, quando o astronauta norte-americano Mark Watney é deixado para trás em Marte e tenta sobreviver cultivando batatas.

Segundo acrescentou Juan Valdivia Silva, a NASA e os astrónomos peruanos repetiram a “proeza” de Watney, e cultivaram batatas dentro de uma caixa especial do sistema CubeSat, com condições praticamente idênticas às de Marte.

International Potato Center

O sistema Cubesat da NASA

O sistema Cubesat da NASA

Os testes mostraram que tais dificuldades não são um obstáculo para este tubérculo. Com a ajuda de determinada quantidade de água e de elementos nutritivos, as batatas cresceram sucessivamente.

A NASA conseguiu assim provar que Mark Watney não nos enganou e que a batata pode, realmente, ser cultivada em Marte.

Em breve a NASA pretende repetir os testes e encontrar um tipo de batata mais adequado para ser cultivado fora do nosso planeta.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu quero ser a primeira a comer batatas de Marte. Já ando tantas vezes na Lua e agora também posso pairar em Marte.

  2. Vai desenvolver alimentos pra regiões pobre dá África do Brasil e assim por diante,ou ajudem a Embrapa,,,,,,cuidem dá terra ao invés de gastarem com algo que não conhecemos,,,,

  3. gasta bilhões de dólares com experiências que não vai dar em nada jesus vai destruir tudo isso aqui está escrito eles tenta mostrar ao mundo que a bíblia mente e que Deus não existe mais coitados com todos seus cientistas e bilhões vão cair todos na mão do juízo de Deus não tem como escapar nem indo para Marte bem colocado platem batatas na África ajude as crianças saírem da fome isso sim

RESPONDER

Numa verdadeira cena à James Bond, homem foge do FBI numa scooter subaquática

Um americano que estava a ser procurado por um suposto envolvimento num esquema de fraude, foi preso na passada segunda-feira, dia 16, após usar uma "scooter marítima" subaquática para tentar fugir do FBI. Quem assistiu ao …

Após quase terem sido extintas, baleias azuis estão a voltar à Geórgia do Sul

A baleia azul regressou às águas em torno da ilha Geórgia do Sul, quase um século depois de este animal ter sido quase extinto pela caça industrial. A remota ilha Geórgia do Sul, perto da Antártida, era …

Manuscritos de "A Origem das Espécies" divulgados online pela primeira vez

Duas páginas originais do rascunho manuscrito de "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, foram divulgadas online pela primeira vez. Além disso, foram ainda publicadas cartas e notas de leitura nunca antes vistas. Os documentos foram …

Os videojogos podem ser bons para o bem-estar pessoal, sugere estudo

De acordo com um novo estudo que analisou o comportamento de jogadores e dados fornecidos por empresas de videojogos, o tempo gasto a jogar pode ser bom para o bem-estar pessoal. A Electronic Arts e a …

A MINI criou uma van perfeita que foi pensada para relaxar, usufruir e conviver

A marca de automóveis MINI apresentou o projeto do Vision Urbanaut. Este veículo é uma van completamente moderna e sustentável, pois oferece mais espaço interior e versatilidade, e ainda deixa uma pegada ecológica mínima. Esta van …

Covid-19. Angela Merkel alerta sobre plano de vacinação para países mais pobres

A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou os líderes dos países mais desenvolvidos que o progresso no desenvolvimento de um sistema de distribuição de vacinas para nações mais necessitadas tem sido lento e que essa questão …

Explosão em Beirute. Danos segurados rondam mil milhões

As vítimas da explosão que destruiu o porto de Beirute e área circundante, em agosto, apresentaram um total de 14.921 reclamações de seguro, totalizando danos segurados estimados em perto de 1,62 biliões de libras libanesas …

Centenas de pessoas que morreram de covid-19 em Nova Iorque continuam em camiões frigoríficos

Muitos destes cadáveres, que continuam em camiões frigoríficos, são de pessoas cujas famílias não puderam ser localizadas ou que não podem cobrir os custos do enterro. De acordo com o The Wall Street Journal, cerca de …

Bolsonaro responsabiliza estados e municípios por não usarem testes

Mais de 6,8 milhões de testes RT-PCR, adquiridos pelo Ministério da Saúde brasileiro, perderão a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021. O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, direcionou para estados e municípios a responsabilidade …

Médico presente na sala de emergência revela detalhes da morte de John F. Kennedy

Um médico que estava presente na emergência do Parkland Memorial Hospital, para onde John F. Kennedy (1917-1963) foi transferido depois de ser baleado numa visita política ao estado do Texas, revelou novos detalhes sobre a …