Astrónomos vislumbram um “candidato a planeta” na zona habitável de Alpha Centauri

pelosbriseno / Flickr

Radiotelescópios do Observatório Very Large Array (VLA)

Uma equipa de astrónomos vislumbrou aquilo que pode ser um planeta até então desconhecido, a orbitar uma das estrelas mais próximas da Terra.

O ponto brilhante foi avistado perto de Alpha Centauri A, uma das duas estrelas que giram em torno uma da outra com tanta força que parecem apenas uma, na constelação meridional de Centaurus. As estrelas formam o que é chamado de sistema binário.

O vislumbre foi, no entanto, tão curto que os cientistas se referem à mancha brilhante como um “candidato a planeta”, cientes de que pode ser “apenas” evidência de asteróides alienígenas, faixas de poeira ou, mais comum ainda, uma falha imprevista nos equipamentos.

“Detetamos alguma coisa”, disse Pete Klupar, o engenheiro-chefe da Breakthrough Initiatives, uma série de projetos espaciais financiados por Yuri Milner, um empresário de Silicon Valley, nos Estados Unidos.

“Tanto pode ser um defeito na máquina, como pode ser um planeta, ou até asteróides ou poeira”, disse Klupar, citado pelo jornal britânico The Guardian.

A equipa de astrónomos internacional descobriu o “candidato a planeta” a propósito do programa “Novas Terras na região do Alpha Centauri” (Near, na sigla em inglês), apoiado pelo Breakthrough Watch – uma iniciativa que visa encontrar e estudar planetas rochosos do tamanho da Terra ao redor de Alpha Centauri e de outras estrelas próximas.

Para encontrar planetas em volta da estrela, os cientistas usaram o Very Large Telescope (VLT) do Observatório Meridional Europeu, no deserto do Atacama, no Chile, e tiveram o auxílio de um novo coronógrafo, que permitiu bloquear a luz proveniente de Alpha Centauri, facilitando a localização de outros mundos.

Klupar compara esse dispositivo com o nosso polegar, ao alcance do braço, colocado em frente do sol para o tapar. De acordo com o mesmo, o procedimento permite uma sensibilidade sem precedentes para capturar imagens de planetas, além do sistema solar.

Imagem da observação feita pelos astrónomos. C1 representa o “candidato a planeta”

“Estamos a tentar ver a luz de uma lanterna ao lado de um farol”, explicou.

O artigo, publicado a 10 de fevereiro na revista Nature Communications, descreve as observações infravermelhas com uma duração total de 100 horas que, em maio e junho de 2019, revelaram um ponto brilhante no espaço, sem aparente explicação.

De acordo com os astrónomos, se as observações futuras confirmarem que é um planeta, então esta teria sido a primeira vez em que foi possível observar um exoplaneta ao redor de uma estrela próxima.

“Muitas pessoas dizem que os planetas não se podem formar neste tipo de sistema binário e essa é uma das razões pelas quais temos cautela em afirmar que é um planeta. Mas, se for, teria o tamanho de Neptuno”, disse Klupar.

A ser verdade, este planeta ficaria na zona habitável de Alpha Centauri, onde as temperaturas permitem que a água líquida se forme, e levaria cerca de uma década para completar uma órbita.

A professora Beth Biller, que estuda exoplanetas no Instituto de Astronomia da Universidade de Edimburgo, na Escócia, disse que os investigadores tinham “um candidato interessante”, mas que “faziam bem” em serem cautelosos.

“Será necessária uma deteção separada e independente para confirmar”, acrescentou.

“Se confirmado, poderia ser a deteção do disco de poeira ao redor da estrela ou de um verdadeiro planeta. Ambos seriam resultados muito interessantes”, concluiu Biller.

Klupar disse que a equipa de cientistas queria voltar a fazer a observação no final deste ano, para ver se o “planeta candidato” se moveu para onde as previsões sugerem que deveria estar. No entanto, isso poderá não ser possível devido à pandemia de covid-19.

  Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“Não acho que o CDS esteja a viver uma crise interna”, diz Francisco Rodrigues dos Santos

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu esta segunda-feira que a situação interna que o partido atravessa, com congresso eletivo marcado para o final de dezembro, "não é uma crise, é a democracia …

Em sessão acesa, primeiro-ministro polaco diz ao Parlamento Europeu que o país não cederá a chantagens

Guerra de palavras entre representantes do governo polaco e as instituições europeias tem vindo a escalar ao longo das últimas semanas, depois de o Tribunal Constitucional do país ter determinado que a lei nacional se …

China nega lançamento de míssil hipersónico - mas Estados Unidos estão “muito preocupados”

Em agosto, a China terá lançado um míssil com capacidade nuclear. Os Estados Unidos mostram-se muito preocupados com este tipo de atividade. Segundo noticia o Financial Times, o míssil terá sido lançado pelos militares chineses num …

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Trump luta para manter sob sigilo documentos sobre ataque ao Capitólio (e avança para tribunal)

Donald Trump processou a comissão do Congresso responsável pela investigação do ataque ao Capitólio, alegando que fez um pedido ilegal dos seus registos da Casa Branca. O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump entrou com uma …

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio

Rio defendeu, Rangel atirou, Balsemão marcou e Montenegro fez o relato. A luta interna do PSD fez-se nas entrelinhas da posse de Moedas

Podia ter sido um jogo de futebol, mas foi só a tomada de posse de Carlos Moedas. Na Praça do Município, em Lisboa, Rio defendeu ao não ter notado a presença de um dos protagonistas …

Proposta Coba Consultores para nova ponte sobre o Douro

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes no Panteão Nacional. "Aqui permanecerá até ao fim dos tempos, se os tempos tiverem fim"

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …

Real Madrid está disposto a oferecer Hazard por Salah

Mohamed Salah, uma das estrelas do plantel do Liverpool, está a ser adorado pelo Real Madrid. Os merengues estão a pensar apresentar uma proposta que envolve Eden Hazard. Mohamed Salah termina contrato com o Liverpool em …