Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

DESI Legacy Imaging Surveys / Gabriel Pérez Díaz, SMM (IAC)

BOSS-EUVLG1 e impressão de artista com explosão da formação estelar em BOSS-EUVLG1

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar.

Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La Palma, nas ilhas Canárias, e do rádio telescópio ALMA, no Chile. De acordo com o SciTechDaily, a galáxia está localizada a quase 12 mil milhões de anos-luz de distância.

Por ser tão brilhante, o corpo celeste foi inicialmente confundido com um quasar. O seu brilho intenso é causado pelo número de estrelas jovens massivas e pela quantidade surpreendentemente pequena de poeira. Segundo os cientistas, a BOSS-EUVLG1 pode estar a formar estrelas de forma mil vezes mais rápida do que a Via Láctea.

“Esta taxa de formação de estrelas é comparável apenas às galáxias infravermelhas mais luminosas, mas a ausência de poeira em BOSS-EUVLG1 permite que a sua emissão ultravioleta e visível chegue até nós quase sem atenuação”, explicou Ismael Pérez Fournon, investigador do Instituto de Astrofísica de Canarias (IAC).

O artigo científico, publicado recentemente na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society Letters, esclarece que as estrelas que formam esta galáxia ainda não enriqueceram o seu entorno com elementos mais pesados do que o hélio, o que contribui para evitar a formação de poeira que, por sua vez, poderia ofuscar a galáxia.

“A BOSS-EUVLG1 parece estar dominada por um surto de formação de estrelas jovens e muito massivas, quase sem poeiras e com uma quantidade muito baixa de metais”, resumiu Rui Marques-Chaves, cientista do Centro de Astrobiologia e autor principal do estudo.

https://twitter.com/IAC_Astrofisica/status/1310520428801261568

Os investigadores esperam que, dentro de algumas centenas de milhões de anos, esta galáxia brilhante tenha uma grande quantidade de poeira e emita menos radiação ultravioleta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …

Novo estudo diz que Remdesivir não tem "impacto significativo" nos doentes com covid-19

Ao contrário do que se pensava, o medicamento antiviral remdesivir não reduz as mortes entre os pacientes com covid-19, sobretudo quando comparado com o tratamento padrão, de acordo com os resultados de um estudo internacional. Em …