Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

DESI Legacy Imaging Surveys / Gabriel Pérez Díaz, SMM (IAC)

BOSS-EUVLG1 e impressão de artista com explosão da formação estelar em BOSS-EUVLG1

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar.

Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La Palma, nas ilhas Canárias, e do rádio telescópio ALMA, no Chile. De acordo com o SciTechDaily, a galáxia está localizada a quase 12 mil milhões de anos-luz de distância.

Por ser tão brilhante, o corpo celeste foi inicialmente confundido com um quasar. O seu brilho intenso é causado pelo número de estrelas jovens massivas e pela quantidade surpreendentemente pequena de poeira. Segundo os cientistas, a BOSS-EUVLG1 pode estar a formar estrelas de forma mil vezes mais rápida do que a Via Láctea.

“Esta taxa de formação de estrelas é comparável apenas às galáxias infravermelhas mais luminosas, mas a ausência de poeira em BOSS-EUVLG1 permite que a sua emissão ultravioleta e visível chegue até nós quase sem atenuação”, explicou Ismael Pérez Fournon, investigador do Instituto de Astrofísica de Canarias (IAC).

O artigo científico, publicado recentemente na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society Letters, esclarece que as estrelas que formam esta galáxia ainda não enriqueceram o seu entorno com elementos mais pesados do que o hélio, o que contribui para evitar a formação de poeira que, por sua vez, poderia ofuscar a galáxia.

“A BOSS-EUVLG1 parece estar dominada por um surto de formação de estrelas jovens e muito massivas, quase sem poeiras e com uma quantidade muito baixa de metais”, resumiu Rui Marques-Chaves, cientista do Centro de Astrobiologia e autor principal do estudo.

https://twitter.com/IAC_Astrofisica/status/1310520428801261568

Os investigadores esperam que, dentro de algumas centenas de milhões de anos, esta galáxia brilhante tenha uma grande quantidade de poeira e emita menos radiação ultravioleta.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Steve Bannon deve ser investigado por envolvimento no ataque ao Capitólio, indica Comissão responsável

Antigo conselheiro de Donald Trump foi aconselhado pelo antigo presidente e pela respetiva equipa de advogados a não colaborar com a comissão especial designada para investigar os ataque. A Comissão responsável por investigar o ataque ao …

Trânsito em Lisboa regista valores mais altos do que em pré-pandemia - e há uma razão para isso

O trânsito na capital tem registado valores que ultrapassaram os da pré-pandemia. O receio que as pessoas ainda têm de usar transportes públicos é visto como o principal fator. Se durante o período de confinamento circular …

Qualificações mais elevadas já não garantem salários altos aos jovens. Contratos a prazo triplicam face às gerações anteriores

Estudar mais anos em Portugal já não é representativo de remunerações mais elevadas. Esta é a principal conclusão de um estudo desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian, centrado nas diferenças e semelhanças entre as gerações de …

Ordem dos Médicos define equipas mínimas para urgências, mas números são "impraticáveis"

A Ordem dos Médicos (OM) decidiu avançar com uma uma proposta de regulamento que define a dimensão mínima das equipas que asseguram o funcionamento de serviços de urgência nos hospitais. Numa altura em que se prevê …

Turistas estão de volta, mas agora falta pessoal nos hotéis

Os turistas estão a voltar às cidades portugueses, nomeadamente a Lisboa, onde os hotéis se debatem agora com um novo problema, a falta de pessoal qualificado. Há responsáveis que já falam da necessidade de fazer …

Gestão do PRR faz tremer Governo dos Açores (que foi bombardeado por críticas)

O Governo dos Açores tem sido acusado de beneficiar empresas no acesso às verbas das Agendas Mobilizadores do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Esta polémica levou à marcação de um debate de urgência, que ficou …

Inédito na medicina. Rim de porco foi transplantado com sucesso num humano

Pela primeira vez na história, uma equipa médica conseguiu transplantar um rim de porco geneticamente modificado num humano. Foi uma experiência num paciente em morte cerebral, mas que abre portas à utilização de rins de …

Golo do FC Porto: como não assinalaram falta do Taremi?

Avançado do FC Porto desviou Ismaël Bennacer, no momento decisivo do FC Porto 1-0 AC Milan. Mas os portistas mereceram ganhar. Stefano Pioli admitiu que o FC Porto venceu o AC Milan (1-0), na terceira jornada …

Senado defende que Bolsonaro seja acusado de genocídio devido à sua gestão da pandemia

Um relatório do Senado brasileiro defende que o Presidente Jair Bolsonaro deve ser acusado de homicídio pela sua gestão da pandemia de covid-19 no país. O documento ainda pode ser alterado pelos senadores, pois só vai …

Dez anos depois, ainda há feridas por sarar. Sánchez promete não soltar presos da ETA em troca da aprovação do Orçamento

Num debate parlamentar com o Governo espanhol, Pablo Casado confrontou Pedro Sánchez sobre os acordos com os nacionalistas radicais bascos. Esta quarta-feira, quando questionado por Pablo Casado, presidente do Partido Popular (PP), sobre se iria libertar …