/

Iglos em forma de donut. Astronautas na Lua podem vir a hospedar-se em casas impressas em 3D

A ICON, empresa do Texas, nos Estados Unidos, conhecida pelas suas casas impressas em 3D na Terra, lançou o Projeto Olympus, um esforço ambicioso para desenvolver um sistema de construção no Espaço. 

Se tudo correr bem, o programa da startup norte-americana ICON acabará por ajudar a humanidade a estabelecer-se na Lua e em Marte.

“Desde a fundação da ICON, pensamos na construção fora do mundo. É uma progressão surpreendentemente natural se estiver a perguntar-se sobre as formas pelas quais a construção aditiva e a impressão 3D podem criar um futuro melhor para a humanidade”, disse Jason Ballard, cofundador e CEO da ICON, em comunicado.

“Estou confiante de que aprender a construir noutros mundos também proporcionará os avanços necessários para resolver os desafios habitacionais que enfrentamos neste mundo”, disse Ballard. “Esses esforços reforçam-se mutuamente.”

O Projeto Olympus receberá um impulso de um contrato de Pesquisa de Inovação para Pequenas Empresas (SBIR) que a ICON assinou recentemente com a Força Aérea dos Estados Unidos para expandir as capacidades da sua tecnologia de impressão 3D. O negócio de quatro anos vale 14,55 milhões de dólares, de acordo com o Austin Business Journal.

O interesse da NASA na tecnologia da ICON não é surpreendente. A agência espacial está a trabalhar, através do seu programa Artemis de exploração lunar tripulada, para estabelecer uma presença humana de longo prazo na Lua e ao redor dela até ao final da década de 2020. Fazer isso acontecer exigirá uso extensivo de recursos lunares, incluindo gelo de água (para suporte de vida e combustível de foguetes) e terra lunar (para materiais de construção).

Uma devoção semelhante a “viver da terra” provavelmente será necessária para a exploração humana sustentada de Marte.

A ICON fará parceria com o Marshall Space Flight Center da NASA para testar uma variedade de tecnologias de processamento e impressão usando solo lunar simulado. A investigação será baseada na tecnologia demonstrada pela ICON em 2018 durante o 3D Printed Habitat Challenge da NASA.

“Queremos aumentar o nível de preparação da tecnologia e testar os sistemas para provar que seria viável desenvolver uma impressora 3D em grande escala que pudesse construir infraestrutura na Lua ou em Marte”, disse Corky Clinton, diretor associado do Escritório de Ciência e Tecnologia de Marshall, em comunicado da NASA. “A equipa usará o que aprendemos com os testes com o simulador lunar para projetar, desenvolver e demonstrar elementos de protótipo para um sistema de construção de aditivos em escala real.”

Como a estética será colocada em segundo lugar, a arquitetura da casa lunar será baseada nos materiais e nas condições. Um dia lunar dura duas semanas na Terra e duas semanas terrestres equivalem a uma noite lunar. As diferenças de calor e radiação permanecem bastante extremas em comparação com a Terra. Além disso, a atmosfera fraca não protege os astronautas da radiação.

Quando se trata de design, as casas não se assemelharão com uma esfera completa, mas mais com iglos em forma de donut, segundo o FastCompany.

O Projeto Olympus contará com o auxílio de outras parcerias, como duas empresas de arquitetura no programa – SEArch + (Arquitetura de Exploração Espacial) e a BIG-Bjarke Ingels Group, com sede na Dinamarca.

“Para explicar o poder da arquitetura, ‘dar forma’ é a palavra dinamarquesa para design, que literalmente significa dar forma àquilo que ainda não recebeu forma. Isso torna-se fundamentalmente claro quando nos aventuramos além da Terra e começamos a imaginar como vamos construir e viver em mundos inteiramente novos”, disse Bjarke Ingels, fundador e diretor criativo do BIG-Bjarke Ingels Group.

“Com a ICON, somos pioneiros em novas fronteiras – tanto materialmente, tecnologicamente e ambientalmente”, disse Ingels. “As respostas aos nossos desafios na Terra podem muito bem ser encontradas na Lua”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.