/

Astronautas vão orientar a partir do Espaço robôs que estão na Terra

Os robôs telecomandados vão começar a ser testados. Astronautas na Estação Espacial Internacional vão controlar os robôs na Terra.

O conceito pode parecer estranho mas a ideia da Agência Espacial Europeia é mesmo controlar um robô que está na Terra, mas o astronauta está no Espaço.

A agência já está a testar o processo da teleoperação robótica: um astronauta no exterior da Estação Espacial Internacional controla quatro robôs que devem executar tarefas na Terra.

O portal Universe Today indica que o Portal Lunar, em princípio, vai começar a operar à volta da Lua ainda nesta década.

Nessa altura, os astronautas vão controlar robôs na superfície, realizando operações como construir plataformas de pouso e reunir amostras para serem devolvidas à Terra.

Há muitas coisas para os exploradores robóticos fazerem, muitas das quais seriam muito mais rápidas mesmo com um pouco de supervisão humana.

O Surface Avatar (designação destes testes) destina-se a imitar essas missões, incluindo o atraso que os operadores experimentariam ao tentar operar os robôs com um atraso de até 800 milissegundos – um atraso que pode ser frustrante, especialmente ao operar alguns dos robôs mais avançados da linha do Surface Avatar.

Os astronautas irão operar quatro robôs como parte desta missão.

Três deles estão montados e prontos para partir no Centro Alemão de Operações Espaciais em Oberpfaffenhofen, Alemanha. Têm um módulo de pouso com um braço robótico para carregar amostras, um robô humanóide chamado Rollin ‘Justin, que deve imitar as operações de um humano na superfície e um cão robô chamado Bert.

Um quarto robô, ainda sem nome, está em construção nos Países Baixos; vai ser um rover com dois braços robóticos.

Será a primeira vez que todos estes quatro robôs serão controlados simultaneamente.

A Agência Espacial Europeia não divulgou, nem deve divulgar em breve, o que vai fazer cada robô – não quer que os astronautas saibam antecipadamente o que vão saber, para aproximar esta missão a uma missão real em que não haveria preparação com antecedência.

Os investigadores terão um joystick de 7 graus de liberdade com feedback de força, para imitar a gravidade e o efeito de empurrar objectos. Deve permitir que os astronautas controlem todos os quatro robôs em toda a extensão da sua capacidade.

A experiência deve arrancar no Verão deste ano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.