/

Astronautas chineses cultivam arroz no Espaço com sucesso

Academia de Ciência da China

O arroz é uma das culturas mais importantes do mundo. É comido regularmente por mais de metade da população mundial. E agora, está a ser criado em condições de microgravidade, a bordo do recém-lançado laboratório espacial chinês.

O laboratório Wentian foi lançado em Julho e juntou-se ao módulo Tianhe da nova estação espacial chinesa. O seu complemento original de oito experiências incluía uma que tentava cultivar arroz na microgravidade.

O arroz geralmente cresce até entre 90 e 120 centímetros num período de quatro meses e as sementes no laboratório ainda não completaram os ciclos de maturação desde o início da experiência em julho. No entanto, parecem estar a acompanhar o ritmo das plantações na Terra.

Foram incluídos dos tipos de arroz na experiência. Uma variedade mais alta que chega quase aos 30 centímetros no primeiro mês de crescimento e uma variedade anã que se fica pelos cinco centímetros. O crescimento de ambos os tipos de arroz é equivalente ao que se dá na Terra.

Mas o arroz não é a única cultura usada na experiência. Os cientistas também levaram consigo Arabidopsis thaliana, uma planta com flor comum que é tipicamente usada no estudo de mutações genéticas, o que pode ser especialmente útil quando se faz uma experiência no Espaço.

O arroz e os estudos sobre mutações já têm um historial antigo nos voos espaciais. Os astronautas da Apollo 11 comeram frango e arroz liofilizados durante a sua viagem até à Lua. E qualquer tentativa de se criar uma quinta no Espaço vai certamente incluir arroz. Por isso este é um passo na direção certa.

Esta também não é a primeira vez que a China enviou arroz até ao Espaço. Algum já viajou na Chang’e 5 em Novembro de 2020 na sua rota em torno da Lua. Outras culturas já foram noutras naves espaciais chinesas.

Estes estudos focam-se em melhorar o rendimento das colheitas, já que o arroz exposto ao ambiente com radiação do Espaço é mais rentável. Estas indústria em crescimento já levou a que mais de 200 plantas fossem mudadas desta forma e as experiências continuam.

Esta não é a primeira vez que o arroz foi cultivado com sucesso no Espaço. Uma equipa de estudantes da Indonésia testou os efeitos de cultivar arroz em microgravidade na Estação Espacial Internacional em 2016.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.