Relíquias galácticas. Astrofísicos identificam galáxias dos primórdios do Universo intactas

NASA

Uma equipa de astrofísicos identificou sete galáxias dos primórdios do Universo que permaneceram intactas, sem interagir com outras, desde a sua formação. A descoberta pode ser especialmente importante para compreender como é que as galáxias evoluíram.

Os resultados da descoberta, publicados nesta quarta-feira na revista científica Astronomy & Astrophysics, foram divulgados em comunicado pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), onde trabalha o coordenador da equipa científica, Fernando Buitrago.

Os investigadores identificaram um novo conjunto de 29 galáxias “massivas e ultracompactas”, a uma distância entre os dois e os cinco mil milhões de anos-luz da Terra. Sete destas galáxias são primordiais, “que permaneceram intactas, sem interagir com outras desde a sua formação há mais de dez mil milhões de anos”, refere o IA.

O Universo nasceu há cerca de 14 mil milhões de anos. A forma como estas “relíquias galácticas” se mantiveram intactas durante um longo tempo cósmico continua a ser um mistério para os cientistas. Contudo, realçou à Lusa o investigador Fernando Buitrago, “são verdadeiras janelas de como é que era o Universo no seu princípio”.

Para identificar as “relíquias galácticas”, a sua equipa estudou uma “porção do céu muito ampla”, uma extensão equivalente a 360 vezes o tamanho da Lua cheia, e catalogou todas as galáxias em função do seu número de estrelas e tamanho.

No final, os astrofísicos retiveram as 29 galáxias ultracompactas e concluíram que sete seriam compatíveis com galáxias muito velhas.

Para Fernando Buitrago, citado em comunicado pelo IA, se se “entender as propriedades” das galáxias com mais massa, que “evoluem de forma acelerada”, será possível “entender o eventual destino de todas as outras galáxias, incluindo o do própria Via Láctea”.

As galáxias ultracompactas têm mais estrelas do que a Via Láctea, o equivalente a mais de 80 mil milhões de estrelas como o Sol, sendo, por isso, muito brilhantes. No entanto, as estrelas que formam estas galáxias estão “empacotadas num tamanho muito menor” do que o da Via Láctea, assinala o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Para tentar perceber como sete galáxias antigas se mantiveram intactas ao longo do dobro do tempo da formação da Terra, sem interagir com outras galáxias, o grupo de investigação de Fernando Buitrago propõe-se estudar a sua composição química, através da decomposição da luz que emitem, e as galáxias que lhes estão próximas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Torre de Londres foi palco de várias experiências estranhas com animais

Antigamente, os humanos tinham algumas teorias muito estranhas sobre vários animais e, infelizmente, nem um pouco do bom senso que os impediria de as testar. Segundo o site IFLScience, Plínio, o Velho, era um desses exemplos. …

Grupo hacker português reivindica ataque a 61 sites do Brasil este ano

O grupo do hacker português que assumiu publicamente o recente ataque cibernético ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil admitiu ter invadido 61 sites brasileiros este ano, segundo o jornal O Estado de São Paulo. O …

PCP vai abster-se na votação final do Orçamento do Estado

O Partido Comunista anunciou, esta quarta-feira, que vai abster-se na votação final global do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que está agendada para esta quinta-feira na Assembleia da República. O Partido Comunista vai manter a …

Economia e tecnologia. Quem irá vencer a guerra comercial? EUA não facilitam, mas China já prepara plano para 2025

A atual guerra comercial entre a China e os Estados Unidos começou depois do atual presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar a 22 de março de 2018 uma lista de tarifas superiores a 60 mil milhões …

Estudantes estrangeiros podem renovar autorização de residência online

Os estudantes estrangeiros que frequentam o ensino superior em Portugal podem renovar automaticamente 'online', desde esta semana, os títulos de autorização de residência, anunciou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A nova funcionalidade está disponível …

Nas pinturas de Van Gogh predomina a cor amarela (e isso tem uma explicação científica)

As obras do pintor Van Gogh encaixam-se na corrente artística do pós-impressionismo. Estas caraterizam-se por terem cores fortes com capacidade de atrair um público bastante diversificado. Mas por que razão predominavam quase sempre as mesmas …

ONU sem dinheiro para alimentar deslocados de Cabo Delgado. Portugal presta ajuda militar a "país irmão"

O Programa Alimentar Mundial diz que as verbas vão acabar para a semana depois de um ano inteiro de sub-financiamento. O conflito no Norte de Moçambique já fez pelo menos 500 mil deslocados. O Programa Alimentar …

Temido diz que risco de o país não estar pronto para receber vacina é "zero"

A ministra da Saúde garantiu, esta quarta-feira, que o risco de Portugal não estar preparado para vacinar contra a covid-19 quando a vacina for distribuída é "zero", referindo que "há muito" que o país se …

Encontrado misterioso monólito de metal no meio do deserto do Utah

A descoberta aconteceu quando funcionários do Departamento de Segurança Pública do Utah, nos Estados Unidos, estavam a bordo de um helicóptero a fazer uma contagem de ovelhas selvagens. De acordo com o canal estatal russo RT, …

Cofina "continua disponível" para fazer parte de uma solução na Media Capital

A Cofina afirma que, "enquanto oferente na oferta pública de aquisição (OPA) em curso, continua disponível para fazer parte de uma solução de viabilidade e crescimento da Media Capital", disse fonte oficial à agência Lusa. No dia …