/

Asteroide passou muito próximo da Terra. Esteve ainda mais perto do que a Lua

1

Esta quinta-feira, o asteroide RJ53 passou pela Terra — e esteve ainda mais próximo do que a Lua. Ainda este mês, dois asteroides irão passar pelo nosso planeta.

Esta quinta-feira, o asteroide 2010 RJ53, passou pela Terra a uma distância de apenas 366.000 quilómetros — o que significa que, por breves momentos, esteve mais próximo do que a Lua, que fica a cerca de 384.400 quilómetros.

O 2010 RJ53 tem 774 metros de diâmetro, o que equivale a mais do dobro da altura da Torre Eiffel, em Paris.

O asteroide 2010 RJ53 não é, no entanto, o único corpo celeste a passar perto da Terra neste mês de setembro.

O maior — a seguir ao 2010 RJ53 — é o asteroide 2021 PT, com 137 metros de diâmetro, que voará perto da Terra, no dia 11 se setembro, a uma distância de cerca de 4,9 milhões de quilómetros, escreve o News18.

Uns dias mais tarde, a 22 de setembro, o terceiro corpo celeste irá cruzar-se com a trajetória da Terra. Chama-se 2021 NY, também foi classificado pela NASA como potencialmente perigoso e deverá passar a uma distância de 1,5 milhões de quilómetros.

Os asteroides são corpos celestes relativamente pequenos do Sistema Solar que orbitam em torno da estrela hospedeira. Ao contrário dos planetas, têm forma irregular e são desprovidos de atmosfera. Mas podem ter satélites.

Segundo a Sputnik, uma grande quantidade de asteroides passa, frequentemente, perto da Terra. Mas a agência espacial norte-americana apenas classifica como potencialmente perigosos aqueles com mais de 150 metros de diâmetro e que voam a uma distância inferior a 7,5 milhões de quilómetros do nosso planeta.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.