Asteroide passou muito próximo da Terra. Esteve ainda mais perto do que a Lua

Esta quinta-feira, o asteroide RJ53 passou pela Terra — e esteve ainda mais próximo do que a Lua. Ainda este mês, dois asteroides irão passar pelo nosso planeta.

Esta quinta-feira, o asteroide 2010 RJ53, passou pela Terra a uma distância de apenas 366.000 quilómetros — o que significa que, por breves momentos, esteve mais próximo do que a Lua, que fica a cerca de 384.400 quilómetros.

O 2010 RJ53 tem 774 metros de diâmetro, o que equivale a mais do dobro da altura da Torre Eiffel, em Paris.

O asteroide 2010 RJ53 não é, no entanto, o único corpo celeste a passar perto da Terra neste mês de setembro.



O maior — a seguir ao 2010 RJ53 — é o asteroide 2021 PT, com 137 metros de diâmetro, que voará perto da Terra, no dia 11 se setembro, a uma distância de cerca de 4,9 milhões de quilómetros, escreve o News18.

Uns dias mais tarde, a 22 de setembro, o terceiro corpo celeste irá cruzar-se com a trajetória da Terra. Chama-se 2021 NY, também foi classificado pela NASA como potencialmente perigoso e deverá passar a uma distância de 1,5 milhões de quilómetros.

Os asteroides são corpos celestes relativamente pequenos do Sistema Solar que orbitam em torno da estrela hospedeira. Ao contrário dos planetas, têm forma irregular e são desprovidos de atmosfera. Mas podem ter satélites.

Segundo a Sputnik, uma grande quantidade de asteroides passa, frequentemente, perto da Terra. Mas a agência espacial norte-americana apenas classifica como potencialmente perigosos aqueles com mais de 150 metros de diâmetro e que voam a uma distância inferior a 7,5 milhões de quilómetros do nosso planeta.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a determinação da princesa Ka'iulaniem não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …

Cientistas tentam desvendar por que comemos demais

Em 2019, cientistas descobriram que certas células em ratos obesos impediam os sinais que indicam a sensação de saciedade. Agora, uma nova investigação fez uma abordagem ainda mais profunda sobre o papel destas células. O estudo, …

"Tenho todas as condições para vencer as eleições legislativas de 2023", diz Rangel

Paulo Rangel apresentou esta tarde formalmente a sua candidatura à liderança do PSD e afirma que tem todas as condições para unir o PSD e vencer as eleições legislativas em 2023. Em conferência de imprensa, o …

Putin admite aceitar pagamentos com criptomoedas num futuro próximo

Vladimir Putin admitiu que as criptomoedas têm valor, adiantando que esta forma de pagamento poderá tornar-se viável no país. Contudo, para já "ainda é muito cedo" para fazer previsões devido à sua natureza "incerta". A notícia …