Um “objecto próximo da Terra” descoberto há apenas 3 dias passa esta quinta-feira entre a Terra e a Lua.
O asteróide 2017 YZ4, descoberto pelo observatório Mt. Lemmon Survey no dia de Natal, passa esta quinta-feira entre o nosso planeta e a Lua – uma distância que, à escala astronómica, é um fio de cabelo, realça o portal The Watchers.
Este é o primeiro asteróide conhecido a aproximar-se da Terra a uma distância lunar desde o dia 21 de Novembro, e o 52º visitante que a Terra recebe este ano.
O objecto celeste, que foi descoberto há apenas três dias e cujo diâmetro varia entre os 6,9 e os 15 metros, e move-se a uma velocidade de 9,5 km/h. Às 14.56h desta quinta-feira, encontrar-se-á a uma distância de apenas 224.396 quilómetros da Terra – quase dois terços da distância que nos separa da Lua, 384.400 quilómetros.
O asteróide, que recebeu o nome de 2017 YZ4, e é considerado Near Earth Object, ou “objecto próximo da Terra”.
A visita destes NEO não é incomum. De acordo com os dados disponíveis a 24 de dezembro, os astrónomos conhecem 17.495 objectos do tipo NEO, que se movem à volta da Terra. Destes, 17.389 são asteróides. Desde o início deste ano, foram descobertos 1.985 objetos próximos à Terra.
Mas podemos todos estar descansados, o nosso visitante natalício não nos trás nem o fim do mundo, nem reis magos com prendinhas.
“move-se a uma velocidade de 9,5 km/h”? Vou mais depressa de bicicleta…
It will flyby Earth at a speed (relative to the Earth) of 9.55 km/s at 15:56 UTC on December 28.
Meus caros amigos ZAP: Os senhores hoje estão inspirados! Último parágrafo: trás=traseira; traz=trazer. Ora, pelo contexto percebe-se facilmente que é ao segundo e não ao primeiro conceito que pretendiam referir-se. Ora corrijam lá mais esta s.f.f.
@ Luis Peniche: LOL! 😀 😀 😀
A essa velocidade ainda bem que não colidir com a terra senão até seria engraçado. A essa velocidade, a partir do ponto/distância que supostamente irá passar, demoraria aproximadamente 3 meses a bater no chão.
Quem escreve em espaços públicos deveria zelar por um certo rigor, quer em termos da utilização de unidades, quer em termos de ortografia.
Eu por acaso até já fui cortar o cabelo não queira o diabo que o dito asteróide passe demasiado rentinho e fique careca!.
A velocidade será da ordem dos 36000 km/H ou ~10km/s aproximadamente.
Catancho! Vou comprar um guarda-chuva.
Asteroides precisa-se em alguns Partidos Políticos e Arrebentar com estes Piratas, intocáveis, pode ser que um dia isto de uma volta, porque não um novo 25 de Abril.
@Pedro Sousa, terias de ter em conta que o campo gravitacional da terra, iria provocar uma aceleração nesse corpo e como provavelmente nessa velocidade, não entraria em incandescencia ao entrar na atmosfera, com uma aceleração de ~9,8 m/s², tornava-se perigoso, não para a terra, mas para casas, pessoas, etc..
@Firmino Pereira, estava-se a divagar sobre ciência. Porque razão tinhas de vir pôr politica no meio?? Why???
ola
ola