Asteróide passa hoje de surpresa entre a Terra e a Lua

(dr) Detlev van Ravenswaay

Um “objecto próximo da Terra” descoberto há apenas 3 dias passa esta quinta-feira entre a Terra e a Lua.

O asteróide 2017 YZ4, descoberto pelo observatório Mt. Lemmon Survey no dia de Natal, passa esta quinta-feira entre o nosso planeta e a Lua – uma distância que, à escala astronómica, é um fio de cabelo, realça o portal The Watchers.

Este é o primeiro asteróide conhecido a aproximar-se da Terra a uma distância lunar desde o dia 21 de Novembro, e o 52º visitante que a Terra recebe este ano.

O objecto celeste, que foi descoberto há apenas três dias e cujo diâmetro varia entre os 6,9 e os 15 metros, e move-se a uma velocidade de 9,5 km/h. Às 14.56h desta quinta-feira, encontrar-se-á a uma distância de apenas 224.396 quilómetros da Terra – quase dois terços da distância que nos separa da Lua, 384.400 quilómetros.

O asteróide, que recebeu o nome de 2017 YZ4, e é considerado Near Earth Object, ou “objecto próximo da Terra”.

A visita destes NEO não é incomum. De acordo com os dados disponíveis a 24 de dezembro, os astrónomos conhecem 17.495 objectos do tipo NEO, que se movem à volta da Terra. Destes, 17.389 são asteróides. Desde o início deste ano, foram descobertos 1.985 objetos próximos à Terra.

Mas podemos todos estar descansados, o nosso visitante natalício não nos trás nem o fim do mundo, nem reis magos com prendinhas.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Meus caros amigos ZAP: Os senhores hoje estão inspirados! Último parágrafo: trás=traseira; traz=trazer. Ora, pelo contexto percebe-se facilmente que é ao segundo e não ao primeiro conceito que pretendiam referir-se. Ora corrijam lá mais esta s.f.f.

  2. A essa velocidade ainda bem que não colidir com a terra senão até seria engraçado. A essa velocidade, a partir do ponto/distância que supostamente irá passar, demoraria aproximadamente 3 meses a bater no chão.

  3. Quem escreve em espaços públicos deveria zelar por um certo rigor, quer em termos da utilização de unidades, quer em termos de ortografia.

  4. Asteroides precisa-se em alguns Partidos Políticos e Arrebentar com estes Piratas, intocáveis, pode ser que um dia isto de uma volta, porque não um novo 25 de Abril.

    • @Pedro Sousa, terias de ter em conta que o campo gravitacional da terra, iria provocar uma aceleração nesse corpo e como provavelmente nessa velocidade, não entraria em incandescencia ao entrar na atmosfera, com uma aceleração de ~9,8 m/s², tornava-se perigoso, não para a terra, mas para casas, pessoas, etc..
      @Firmino Pereira, estava-se a divagar sobre ciência. Porque razão tinhas de vir pôr politica no meio?? Why???

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …