Asteróide passa hoje de surpresa entre a Terra e a Lua

(dr) Detlev van Ravenswaay

Um “objecto próximo da Terra” descoberto há apenas 3 dias passa esta quinta-feira entre a Terra e a Lua.

O asteróide 2017 YZ4, descoberto pelo observatório Mt. Lemmon Survey no dia de Natal, passa esta quinta-feira entre o nosso planeta e a Lua – uma distância que, à escala astronómica, é um fio de cabelo, realça o portal The Watchers.

Este é o primeiro asteróide conhecido a aproximar-se da Terra a uma distância lunar desde o dia 21 de Novembro, e o 52º visitante que a Terra recebe este ano.

O objecto celeste, que foi descoberto há apenas três dias e cujo diâmetro varia entre os 6,9 e os 15 metros, e move-se a uma velocidade de 9,5 km/h. Às 14.56h desta quinta-feira, encontrar-se-á a uma distância de apenas 224.396 quilómetros da Terra – quase dois terços da distância que nos separa da Lua, 384.400 quilómetros.

O asteróide, que recebeu o nome de 2017 YZ4, e é considerado Near Earth Object, ou “objecto próximo da Terra”.

A visita destes NEO não é incomum. De acordo com os dados disponíveis a 24 de dezembro, os astrónomos conhecem 17.495 objectos do tipo NEO, que se movem à volta da Terra. Destes, 17.389 são asteróides. Desde o início deste ano, foram descobertos 1.985 objetos próximos à Terra.

Mas podemos todos estar descansados, o nosso visitante natalício não nos trás nem o fim do mundo, nem reis magos com prendinhas.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Meus caros amigos ZAP: Os senhores hoje estão inspirados! Último parágrafo: trás=traseira; traz=trazer. Ora, pelo contexto percebe-se facilmente que é ao segundo e não ao primeiro conceito que pretendiam referir-se. Ora corrijam lá mais esta s.f.f.

  2. A essa velocidade ainda bem que não colidir com a terra senão até seria engraçado. A essa velocidade, a partir do ponto/distância que supostamente irá passar, demoraria aproximadamente 3 meses a bater no chão.

  3. Quem escreve em espaços públicos deveria zelar por um certo rigor, quer em termos da utilização de unidades, quer em termos de ortografia.

  4. Asteroides precisa-se em alguns Partidos Políticos e Arrebentar com estes Piratas, intocáveis, pode ser que um dia isto de uma volta, porque não um novo 25 de Abril.

    • @Pedro Sousa, terias de ter em conta que o campo gravitacional da terra, iria provocar uma aceleração nesse corpo e como provavelmente nessa velocidade, não entraria em incandescencia ao entrar na atmosfera, com uma aceleração de ~9,8 m/s², tornava-se perigoso, não para a terra, mas para casas, pessoas, etc..
      @Firmino Pereira, estava-se a divagar sobre ciência. Porque razão tinhas de vir pôr politica no meio?? Why???

RESPONDER

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …