Asteróide gigante passa esta quarta-feira junto à Terra

JPL / CalTech / NASA

-

Um asteróide vai passar muito perto da Terra nesta quarta-feira. Mas, de acordo com a NASA, não há hipóteses de o objecto colidir com o nosso planeta – a distância entre os corpos será de 1,8 milhão de quilómetros, aproximadamente 4,6 vezes a distância da Terra à Lua.

Embora a distância pareça grande, os cientistas norte-americanos explicam que a medida é considerada muito pequena, especialmente tendo em conta o tamanho do asteróide 2014 JO25, que tem 650 metros de diâmetro.

Descoberto em 2014 por astrónomos em Tucson, no Arizona, as propriedades físicas do asteróide ainda são um mistério para os cientistas. A NASA pretende realizar investigações nos observatórios da Califórnia e de Porto Rico, de modo a conseguirem recolher imagens que revelem detalhes da superfície.

Além disso, quem tiver pequenos telescópios ópticos poderá ver o asteróide antes de este desaparecer.

Mas o 2014 JO25 não vai viajar perto do nosso planeta sozinho. O cometa PanStarrs (2015 ER61) vai aproximar-se da Terra nesta quarta-feira, a uma distância muito segura de 175 milhões de quilómetros.

O cometa foi descoberto em 2015 com ajuda de um telescópio no cume do vulcão Haleakalã, no Havaí.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quarentena de Charles Michel obriga a adiamento do Conselho Europeu

O Conselho Europeu foi adiado para 1 e 2 de outubro, depois de Charles Michel ter estado em contacto com um caso positivo de covid-19. O Conselho Europeu devia decorrer entre quinta e sexta-feira, mas foi …

Navalny tem alta de hospital na Alemanha

“O estado de saúde do paciente melhorou tanto que o tratamento médico foi interrompido”, disse o hospital num comunicado. “Os médicos consideram que uma recuperação total é possível”, referiu a nota, mas médicos sublinham que, …

Cai período de nojo para governantes que vão para o BdP. Privados têm que esperar três anos

A que poderá ser a nova regra para as nomeações futuras para a liderança do Banco de Portugal (BdP) indica que os governantes podem entrar diretamente enquanto personalidades do sector privado da banca ou empresas de …

Mais três mortes e 802 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quarta-feira, mais três mortes e 802 novos casos de infeção por covid-19 em relação a terça-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

"Vista invejável". Presidente de Almada diz que ia viver para o Bairro Amarelo "amanhã"

A presidente da Câmara de Almada afirmou esta segunda-feira, na reunião pública ordinária da autarquia, que não se importava de ir viver "amanhã" para o Bairro Amarelo, frisando a sua vista "invejável". "Almada tem este …

Aulas de Educação Moral e Religiosa juntam alunos de turmas diferentes. Sistema "bolha" violado

Há escolas em que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está a juntar alunos de turmas diferentes, violando assim as recomendações das autoridades por causa da pandemia e pondo em causa o …

Autárquicas. PS e PSD têm de renovar 33 presidentes de câmara

PS e PSD têm, no total, 33 presidentes de câmara que não se poderão recandidatar nas próximas eleições autárquicas, uma vez que já atingiram o limite de três mandatos consecutivos. Os números são apresentados esta …

Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar". O Presidente dos Estados Unidos …

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …