Asteróide que extinguiu os dinossauros não podia ter caído em pior lugar

Está cada vez mais claro para os cientistas que o asteróide de 15 quilómetros de diâmetro responsável pela extinção dos dinossauros não poderia ter atingido a superfície da Terra num lugar pior.

Os cientistas perfuraram as rochas do oceano do Golfo do México que foram atingidas pelo asteróide há 66 milhões de anos e descobriram novas informações sobre o evento que exterminou os animais pré-históricos.

O asteróide atingiu uma área relativamente rasa do mar, chocou com as rochas de gesso mineral libertando quantidades enormes de enxofre na atmosfera, o que prolongou o período de “inverno global”. No entanto, se o asteróide tivesse caído noutro local, o resultado poderia ter sido diferente.

É aí que está a grande ironia da história. Afinal de contas, não foi o tamanho do asteróide, a escala da explosão ou o seu impacto global que levou à extinção dos dinossauros. Foi onde o impacto ocorreu“, disse à BBC o biólogo Ben Garrod.

“Se o asteróide tivesse caído momentos antes ou depois, em vez de atingir a costa de águas rasas poderia ter caído no oceano. Assim, a nuvem de enxofre seria menos densa e a luz do sol poderia ter chegado à superfície do planeta – ou seja, o que aconteceu poderia não ter acontecido”, sublinhou o especialista.

Segundo Ben Garrod, naquele mundo frio e escuro, a comida nos oceanos acabou numa semana e os alimentos em terra firme acabaram pouco depois, interrompendo subitamente a cadeia alimentar. “Sem nada para comer, os dinossauros tiveram poucas hipóteses de sobreviver”, destacou.

ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Caiu no melhor lugar digo eu, ou não existiamos agora. Sou eu a dizer, mas agora poderiam ser dinossauros a escrever este artigo online.

RESPONDER

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …

Camboja acaba com passeios turísticos de elefante em Angkor

Os passeios de elefante, que são umas das principais atrações turísticas pelas áreas dos templos de Angkor, no Camboja, deixarão de o ser em 2020. Em 2016, uma elefante fêmea morreu por insuficiência cardíaca depois de …