Asteróide que extinguiu os dinossauros não podia ter caído em pior lugar

Está cada vez mais claro para os cientistas que o asteróide de 15 quilómetros de diâmetro responsável pela extinção dos dinossauros não poderia ter atingido a superfície da Terra num lugar pior.

Os cientistas perfuraram as rochas do oceano do Golfo do México que foram atingidas pelo asteróide há 66 milhões de anos e descobriram novas informações sobre o evento que exterminou os animais pré-históricos.

O asteróide atingiu uma área relativamente rasa do mar, chocou com as rochas de gesso mineral libertando quantidades enormes de enxofre na atmosfera, o que prolongou o período de “inverno global”. No entanto, se o asteróide tivesse caído noutro local, o resultado poderia ter sido diferente.

É aí que está a grande ironia da história. Afinal de contas, não foi o tamanho do asteróide, a escala da explosão ou o seu impacto global que levou à extinção dos dinossauros. Foi onde o impacto ocorreu“, disse à BBC o biólogo Ben Garrod.

“Se o asteróide tivesse caído momentos antes ou depois, em vez de atingir a costa de águas rasas poderia ter caído no oceano. Assim, a nuvem de enxofre seria menos densa e a luz do sol poderia ter chegado à superfície do planeta – ou seja, o que aconteceu poderia não ter acontecido”, sublinhou o especialista.

Segundo Ben Garrod, naquele mundo frio e escuro, a comida nos oceanos acabou numa semana e os alimentos em terra firme acabaram pouco depois, interrompendo subitamente a cadeia alimentar. “Sem nada para comer, os dinossauros tiveram poucas hipóteses de sobreviver”, destacou.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Caiu no melhor lugar digo eu, ou não existiamos agora. Sou eu a dizer, mas agora poderiam ser dinossauros a escrever este artigo online.

RESPONDER

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …

PJ deteve português suspeito de apoiar Estado Islâmico

Um português foi detido, na madrugada de domingo, por suspeitas de apoiar o Estado Islâmico, tendo sido hoje ouvido em tribunal, que decretou como medida de coação a prisão preventiva, informaram as autoridades judiciais. Num comunicado …