/

Asteróide que extinguiu os dinossauros não podia ter caído em pior lugar

2

Está cada vez mais claro para os cientistas que o asteróide de 15 quilómetros de diâmetro responsável pela extinção dos dinossauros não poderia ter atingido a superfície da Terra num lugar pior.

Os cientistas perfuraram as rochas do oceano do Golfo do México que foram atingidas pelo asteróide há 66 milhões de anos e descobriram novas informações sobre o evento que exterminou os animais pré-históricos.

O asteróide atingiu uma área relativamente rasa do mar, chocou com as rochas de gesso mineral libertando quantidades enormes de enxofre na atmosfera, o que prolongou o período de “inverno global”. No entanto, se o asteróide tivesse caído noutro local, o resultado poderia ter sido diferente.

É aí que está a grande ironia da história. Afinal de contas, não foi o tamanho do asteróide, a escala da explosão ou o seu impacto global que levou à extinção dos dinossauros. Foi onde o impacto ocorreu“, disse à BBC o biólogo Ben Garrod.

“Se o asteróide tivesse caído momentos antes ou depois, em vez de atingir a costa de águas rasas poderia ter caído no oceano. Assim, a nuvem de enxofre seria menos densa e a luz do sol poderia ter chegado à superfície do planeta – ou seja, o que aconteceu poderia não ter acontecido”, sublinhou o especialista.

Segundo Ben Garrod, naquele mundo frio e escuro, a comida nos oceanos acabou numa semana e os alimentos em terra firme acabaram pouco depois, interrompendo subitamente a cadeia alimentar. “Sem nada para comer, os dinossauros tiveram poucas hipóteses de sobreviver”, destacou.

ZAP // BBC

2 Comments

  1. Caiu no melhor lugar digo eu, ou não existiamos agora. Sou eu a dizer, mas agora poderiam ser dinossauros a escrever este artigo online.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.