“Ridícula” e “inaceitável”. Associação de Treinadores arrasa contratação de Silas

Miguel A. Lopes / Lusa

Jorge Fernandes (Silas) é apresentado como novo treinador do Sporting

O presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, José Pereira, criticou esta sexta-feira a decisão de Frederico Varandas, que escolheu Silas, ex-treinador do Belenenses, para assumir o comando técnico do Sporting.

Em entrevista à Rádio Renascença, José Pereira considerou que o novo treinador do leões não tem as habilitações mínimas para orientar uma equipa de Primeira Liga.

“Custa-me a acreditar que uma pessoa licenciada em Medicina admita para exercer funções quem não está devidamente habilitado“, disse, criticando o facto de o Sporting ter contratado um treinador que, segundo o responsável, não tem o IV Nível UEFA Pro exigido para orientar equipas da I Liga.

“São situações tão ridículas como inaceitáveis”, disse, recordando que a nova legislação determina que seja a própria ASAE [Autoridade de Segurança Alimentar e Económica] a fiscalizar este tipo de situações”.

“No Belenenses SAD, o Silas tinha de estar sentado no banco, podendo dar esporadicamente uma instrução, como pode um médico, um massagista, ou um fisioterapeuta. Se incumprir no Sporting está sujeito a multas pecuniárias e suspensões”, disse, deixando claro as punições previstas no regulamento.

“Na Liga Europa, a UEFA não lhe permitirá aceder às conferências de imprensa e à flash interview. Poderá ir como adjunto, como acontece em Portugal. Como principal terá de estar outra pessoa com o IV Nível UEFA Pro e só essa pessoa poderá usufruir da área técnica e dar instruções aos jogadores, de acordo com a regulamentação”, enumerou.

Em declarações à SIC Notícias, José Pereira voltou a falar da situação, acrescentando que o novo treinador do Sporting não deverá poder estar no banco do suplentes como treinador principal durante as partidas da Liga Europa.

“Esta é uma dúvida que se coloca neste momento (…) Para o banco pode ir, como vai em Portugal, como treinador-adjunto (…) O treinador principal será outra pessoa que, naturalmente, a UEFA Pro, o chamado 4.º grau nacional, e portanto só uma pessoa nestas condições pode usufruir da área técnica e dar instruções aos jogadores de acordo com o regulamentação”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova aplicação deteta insuficiência cardíaca através da voz

Foi desenvolvida uma nova aplicação para smartphones que prevê a insuficiência cardíaca através da voz. A tecnologia baseia-se num dos sintomas mais comuns: a falta de ar. O sintoma mais comum da insuficiência cardíaca é a …

Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão. Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em …

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …