Assim se transforma um centro comercial numa… escola

Em Hamburgo, um centro comercial vai ser transformado numa escola para 1000 alunos. A pressão demográfica está a obrigar a cidade a adaptar-se.

A cidade de Hamburgo, na Alemanha, tem quase dois milhões de habitantes. Há cada vez mais gente e o espaço começa a ficar apertado.

De acordo com o jornal alemão Die Welt, estão 44 escolas em falta, naquela cidade.

Na zona de Ottensen, um centro comercial vai ser transformado numa escola para 1000 alunos.

O “Vivo” era um shopping, construído no final dos anos 90, inteiramente dedicado às tendências ecológicas.

O objetivo era transformá-lo num misto de centro comercial sustentável e “incubadora de gestão ecológica”, como conta o Welt.

O projeto custou à cidade 46 milhões de euros, e continuou sempre a dar prejuízo, principalmente porque nunca foi fácil arranjar quem quisesse arrendar os espaços.

Em 2003, ocorreu uma mudança de governo em Hamburgo e o shopping passou a não funcionar como inicialmente previsto. No ano seguinte, as autoridades mudaram-se para o edifício, onde também abriu um ginásio, um bar e um fotógrafo, com o resto dos espaços a não serem arrendados.

Em 2019, surgiram as primeiras ideias para converter o “Vivo” numa escola. A pandemia retardou o processo, que só arrancou em 2022.

Nesta segunda-feira, foram apresentados detalhes sobre o projeto. De acordo com a descrição do Welt, o edifício atual será, em grande parte, preservado.

“Uma conversão é muito mais ecológica do que a demolição e novas construções, uma vez que muitos materiais de construção são difíceis de reciclar, após a demolição”, disse, ao jornal, o diretor escolar Ties Rabe.

“Além disso, a produção do material de construção para um novo edifício consome quantidades consideráveis ​​de energia e libertaria muito CO2“, acrescentou.

O arquiteto responsável pelo projeto, Michael Specht,também explicou a importância daquela obra, sob um ponto de vista arquitetónico: “O edifício é uma verdadeira testemunha contemporânea e uma obra de construção urbana em Ottensen, que deve ser preservada”.

É um projeto “único” na Alemanha, como referiu Mandy Herrmann, chefe da empresa municipal de construção de escolas em Hamburgo.

Ties Rabe confessou que não é fácil encontrar espaços para a construção de escolas, em áreas densamente construídas, como o centro das grandes cidades.

De acordo com o plano de desenvolvimento escolar de 2019, o número de crianças está a aumentar significativamente, e Hamburgo precisa de um total de 44 escolas novas.

Em frente ao edifício, há uma escola primária, o que deve implicar, segundo o diretor, uma fusão, naquilo a que em Portugal se chamaria um “agrupamento de escolas”.

A nova escola distrital está programada para abrir em 2027 e crescer para cerca de 1000 alunos nos anos seguintes.

Prevê-se que os trabalhos de reabilitação do espaço comecem já para o ano.

Ainda não há um orçamento concreto. No entanto, Ties Rabe disse que a construção de uma nova escola desta dimensão terá um custo de cerca de 50 milhões de euros.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.