Assembleia Geral do FC Porto termina com ameaças e agressões a jornalistas

fcporto.pt

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

O fim da reunião na noite desta segunda-feira ficou marcado por um grupo de pessoas que alegadamente intimidaram os jornalistas que estavam no local. Um repórter de imagem terá sido agredido.

A Assembleia Geral do FC Porto tinha como único propósito discutir a proposta do regulamento eleitoral para as próximas eleições do clube mas, segundo o Expresso, terminou com incidentes entre um grupo de pessoas e os jornalistas que se encontravam no local.

Segundo o jornal, o final da reunião ficou marcado por intimidações aos jornalistas protagonizadas por um grupo de “adeptos, alguns dos quais de rosto parcialmente encoberto por cachecóis”. Um repórter da Sport TV terá sido golpeado na cabeça.

O Sindicato dos Jornalistas já reagiu a este incidente através de um comunicado no qual condena “o clima de intimidação criado e exige que sejam apuradas todas as responsabilidades neste caso”.

“Além de configurar um crime, o recurso à violência, física e verbal, representa, nestas situações, uma clara tentativa de condicionamento da atividade jornalística, o que coloca em causa a liberdade de imprensa e, em último caso, o direito a uma informação transparente e independente”.

O SJ lamenta ainda as próprias declarações de Pinto da Costa na reunião, na qual assegura que o dirigente “teceu duras críticas à imprensa”, e encoraja os jornalistas visados a agir criminalmente contra os agressores.

Por seu lado, também o FC Porto fez questão de responder ao sindicato com um novo comunicado, questionando com que factos se suporta para assegurar que as agressões foram protagonizadas por adeptos do clube.

“Com que factos se suporta o Sindicato dos Jornalistas para assegurar que se tratam de adeptos do FC Porto? Já não seria a primeira vez que incidentes nas imediações do nosso estádio foram protagonizadas por adeptos de outros clubes, como aconteceu, por exemplo, antes de um FC Porto-Sporting em que um numeroso grupo de adeptos, que se veio posteriormente a averiguar serem do Sporting, protagonizou vários episódios de violência”.

Os dragões afirmam condenar “todos os géneros de violência” e consideram que “este caso deve ser tratado na esfera das autoridades policiais, as únicas com competência para averiguar o que realmente aconteceu”.

“Pior é o Sindicato dos Jornalistas cometer o erro primário de relatar factos que não viu, não confirmou e, ainda pior, sem ouvir uma das partes visadas – são regras elementares do jornalismo”, acusa.

“Tem sido um mau mandato”

Os desacatos foram o culminar de uma reunião bastante concorrida pelos sócios portistas, tanto que a sala de conferências escolhida acabou por se revelar demasiado pequena.

De acordo com o Expresso, os 30 minutos reservados à discussão geral estenderam-se por quase duas horas, com muitos associados a querer confrontar Pinto da Costa com os maus resultados do clube.

O presidente recebeu ainda várias sugestões dos sócios, com vários a pedir que se livrasse de determinados “oportunistas” e que fizesse “uma limpeza geral aos mafiosos” que estão com ele.

Pinto da Costa reconheceu que este está a ser um “mau mandato” mas tentou recordar outros pontos positivos como, por exemplo, o museu do clube, a construção de uma piscina, a academia de bilhar e o regresso ao ciclismo.

O dirigente aproveitou ainda para tranquilizar os associados, anunciando um contrato de três anos de “vários milhões de euros” com a Unicer.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …

Daniel Alves: uma camisola origina duas controvérsias

Internacional brasileiro vai defrontar o River Plate e apareceu com uma camisola do Boca Juniors. Poderá ter quebrado as regras da Conmebol. River Plate e São Paulo vão entrar em campo na próxima madrugada, para um …

Japão declara guerra aos fax (e quer acabar com o tradicional carimbo Hanko)

Depois de ser escolhido como ministro da reforma administrativa, o primeiro-ministro Taro Kono não perdeu muito tempo a travar uma guerra contra os emblemas da burocracia japonesa. De acordo com o Japan Times, na sexta-feira passada, …