//

Todos os anos, há mais de três mil casos de asma nas crianças ligados à poluição dos carros

Os investigadores estimam que, em Portugal, surjam todos os anos mais de três mil casos de asma nas crianças associada à poluição dos automóveis.

Em Portugal, surgem todos os anos mais de três mil casos de asma nas crianças devido à poluição provocada pelos automóveis, avança esta quinta-feira o Jornal i. A conclusão é de um estudo realizado pela Universidade de George Washington, nos Estados Unidos, e publicado na The Lancet Planetary Health.

Os investigadores propuseram-se a medir as consequências do impacto da poluição rodoviária na doença entre os mais novos.

O estudo foi realizado em 194 países, incluindo Portugal, e revelou que 92% dos novos casos de asma pediátrica surgem em crianças que vivem nas áreas que já cumprem os limites da emissão de dióxido de azoto.

É por este motivo que os responsáveis pelo estudo apelam à revisão do limite para a emissão deste gás, definido pela Organização mundial de Saúde (OMS). Os cientistas entendem que prevenir a doença passa por evitar as zonas de maior tráfego, ainda que a problemática ultrapasse escolhas individuais.

Em todo o mundo, surgem quatro milhões de novos casos em jovens até aos 18 anos, sendo que 13% estão associados à inalação de dióxido de azoto. Além disso, as zonas onde a doença está mais presente são cidades onde são detetados os maiores níveis de poluição, tais como oito cidades na China, para além de Moscovo e Seul, onde a percentagem chega aos 40%.

No caso de Portugal, há três mil e 200 novos casos todos os anos, alertam os investigadores. Este número está estritamente associado à poluição rodoviária. Ainda assim, os cientistas com quem o diário falou afirmam que Portugal não é dos casos mais preocupantes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.