ASAE instaura 25 processos-crime por especulação de preços em supermercados

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 25 processos-crime pela prática do crime de especulação de preços, depois de uma operação de fiscalização em supermercados e hipermercados que ocorreu por todo o país, segundo um comunicado.

A entidade anunciou que realizou, durante quarta-feira, “uma operação de fiscalização, de Norte a Sul do país, dirigida a supermercados e hipermercados, designadamente para verificação do cumprimento legal da afixação de preços, das vendas com redução de preços e da prática de alegado lucro ilegítimo (especulação), obtido na venda de bens alimentares e não alimentares”.

Nessa ação “estiveram empenhadas 46 brigadas” e “foram fiscalizados 141 operadores económicos tendo sido instaurados 25 processos-crime pela prática do crime de especulação de preços (delito antieconómico)”, revelou a ASAE.

Paralelamente, foram “instaurados 17 processos contra-ordenacionais, destacando-se como principais infrações o incumprimento das regras relativas a vendas com redução de preço, a prática de ações comerciais enganosas, a falta de afixação de preços, a falta de controlo metrológico em instrumentos de pesagem, o incumprimento na prestação da informação ao consumidor e a falta de informações obrigatórias na rotulagem de produtos alimentares”, avançou a entidade.

A ASAE garantiu que “continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”.

A ASAE tem levado a cabo centenas de ações de fiscalização no sector da distribuição para fiscalizar os preços, que têm aumentado nos últimos meses.

Em Portugal, atualmente com a 8ª inflação mais alta da União Europeia, os preços dos principais bens alimentares não param de crescer — ao que se têm somado casos em que os supermercados são apanhados a cobrar até mais 50% na caixa e a lançar campanhas com publicidade enganosa.

Ao mesmo tempo, disparam as margens de lucro dos supermercados com os preços dos alimentos. E, segundo a ASAE, a variação dos preços de venda ao público dos bens alimentares é muito superior ao aumento dos custos de produção.

ZAP // Lusa

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