Quando estão sob stress plantas gritam (literalmente)

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem “gritar” quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel.

De acordo com uma nova publicação, que foi disponibilizada a 2 de dezembro no bioRxiv, os cientistas conseguiram captar pela primeira vez “gritos” de plantas de tomate e de tabaco em momentos de stress.

Para chegar a esta conclusão, a equipa liderada por Itzhak Khait colocou vários microfones, que captam sons na faixa ultrassónica de 20 a 100 kilohertz, a 10 centímetros das plantas. Através destes aparelhos foi possível registar os “gritos ultrassónicos” destas plantas.

Tal como explica o Live Science, o ouvido humano não é capaz de detetar sons nesta faixa (20 a 100 kilohertz), mas há alguns insetos e mamíferos que os poderiam ouvir e até responder ao som a vários metros de distância.

“Esta descoberta pode alterar o que pensamos sobre o reino vegetal que, até agora, foi considerado quase silencioso”, escreveram os cientistas na nova investigação que carece ainda de revisão de pares.

Em estudos anteriores, outros cientistas chegaram a colocar dispositivos de gravação diretamente no interior da planta para registar o processo de “cavitação”, isto é, as vibrações causadas pela formação e explosão de bolhas de ar no interior do tecido que transporta água pela planta e ao qual se atribuiu a produção sonora.

As técnicas anteriores permitiram captar sons a partir do interior da plantas, mas a nova investigação é a primeira a medir os sons emitidos pelas plantas à distância.

O procedimento experimental

Em média, e de acordo com os registos dos cientistas da Universidade de Tel Aviv, as plantas de tomate que foram submetidas à seca produziram 25 sons por hora e 25 quando era cortadas. Por sua vez, as plantas de emitiram 11 sons por hora em situações de falta de água de água e 15 quando o seu caule era cortado.

As plantas, importa frisar, não foram expostas a doenças, temperaturas desfavoráveis ou níveis excessivos de sal, razão pela qual os autores não pode ainda afirmar se todas as “plantas stressadas” emitem sons.

Ainda assim, os cientistas defendemque o estudo pode ser uma mais valia para os agricultores, podendo estes recorrer a tecnologias semelhantes para detetar se têm plantações sob stress devido à falta de irrigação dos campos.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Nenhuma novidade, meus bisavos ja sabiam disso e falavam e escutavam as plantas e mesmo 1000 anos antes deles ja Hildegard como botanica sabia disso.

  2. há muito que se diz que as plantas gostam que se fale com elas, e que gostam de companhia, mas pelos vistos é verdade. agora é que o PAN não vai saber o que dizer que se deve comer, pois são veg, porque os animais sofrem, mas pelos vistos as plantas também…. E AGORA? O QUE FAZER??
    Acho que um bacalhau assado acompanhado com grelos e um bife com legumes salteados, vou continuar a comer… e sem remorsos

      • Não causa dúvida nenhuma. Os animais comem muito mais plantas do que nós, se realmente estão preocupados com poupar o sofrimento das plantas então deviam comer MAIS PLANTAS e menos animais. Todos os dilemas fossem esse…

    • Respeitar , honrar e agradecer a todos os animais e plantas que nos servem de alimento. Honrar a sua missão de vida.
      Afinal de contas, dar as graças por cada refeição tem o seu sentido.

  3. Já conheço este efeito, assim como se tentarmos queimar qualquer planta, mas já ha muitos anos! Agora imaginem o sofrimento delas, nos incendios!!

    • Dê um desconto à ciência que anda milénios atrasada, ela coitada vai fazer em breve um estudo científico a dizer que meter a mão no forno aceso pode queimar.

  4. Dê um desconto à ciência que anda milénios atrasada, ela coitada vai fazer em breve um estudo científico a dizer que meter a mão no forno aceso pode queimar.

  5. Eu aprendi isso lendo alguns livros de Osho a bastante anos. Nos seus livros ele retrata sobre algumas plantas que ficam tristes quando cortamos uma delas.

RESPONDER

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …