Quando estão sob stress plantas gritam (literalmente)

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem “gritar” quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel.

De acordo com uma nova publicação, que foi disponibilizada a 2 de dezembro no bioRxiv, os cientistas conseguiram captar pela primeira vez “gritos” de plantas de tomate e de tabaco em momentos de stress.

Para chegar a esta conclusão, a equipa liderada por Itzhak Khait colocou vários microfones, que captam sons na faixa ultrassónica de 20 a 100 kilohertz, a 10 centímetros das plantas. Através destes aparelhos foi possível registar os “gritos ultrassónicos” destas plantas.

Tal como explica o Live Science, o ouvido humano não é capaz de detetar sons nesta faixa (20 a 100 kilohertz), mas há alguns insetos e mamíferos que os poderiam ouvir e até responder ao som a vários metros de distância.

“Esta descoberta pode alterar o que pensamos sobre o reino vegetal que, até agora, foi considerado quase silencioso”, escreveram os cientistas na nova investigação que carece ainda de revisão de pares.

Em estudos anteriores, outros cientistas chegaram a colocar dispositivos de gravação diretamente no interior da planta para registar o processo de “cavitação”, isto é, as vibrações causadas pela formação e explosão de bolhas de ar no interior do tecido que transporta água pela planta e ao qual se atribuiu a produção sonora.

As técnicas anteriores permitiram captar sons a partir do interior da plantas, mas a nova investigação é a primeira a medir os sons emitidos pelas plantas à distância.

O procedimento experimental

Em média, e de acordo com os registos dos cientistas da Universidade de Tel Aviv, as plantas de tomate que foram submetidas à seca produziram 25 sons por hora e 25 quando era cortadas. Por sua vez, as plantas de emitiram 11 sons por hora em situações de falta de água de água e 15 quando o seu caule era cortado.

As plantas, importa frisar, não foram expostas a doenças, temperaturas desfavoráveis ou níveis excessivos de sal, razão pela qual os autores não pode ainda afirmar se todas as “plantas stressadas” emitem sons.

Ainda assim, os cientistas defendemque o estudo pode ser uma mais valia para os agricultores, podendo estes recorrer a tecnologias semelhantes para detetar se têm plantações sob stress devido à falta de irrigação dos campos.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Nenhuma novidade, meus bisavos ja sabiam disso e falavam e escutavam as plantas e mesmo 1000 anos antes deles ja Hildegard como botanica sabia disso.

  2. há muito que se diz que as plantas gostam que se fale com elas, e que gostam de companhia, mas pelos vistos é verdade. agora é que o PAN não vai saber o que dizer que se deve comer, pois são veg, porque os animais sofrem, mas pelos vistos as plantas também…. E AGORA? O QUE FAZER??
    Acho que um bacalhau assado acompanhado com grelos e um bife com legumes salteados, vou continuar a comer… e sem remorsos

      • Não causa dúvida nenhuma. Os animais comem muito mais plantas do que nós, se realmente estão preocupados com poupar o sofrimento das plantas então deviam comer MAIS PLANTAS e menos animais. Todos os dilemas fossem esse…

    • Respeitar , honrar e agradecer a todos os animais e plantas que nos servem de alimento. Honrar a sua missão de vida.
      Afinal de contas, dar as graças por cada refeição tem o seu sentido.

  3. Já conheço este efeito, assim como se tentarmos queimar qualquer planta, mas já ha muitos anos! Agora imaginem o sofrimento delas, nos incendios!!

    • Dê um desconto à ciência que anda milénios atrasada, ela coitada vai fazer em breve um estudo científico a dizer que meter a mão no forno aceso pode queimar.

  4. Dê um desconto à ciência que anda milénios atrasada, ela coitada vai fazer em breve um estudo científico a dizer que meter a mão no forno aceso pode queimar.

  5. Eu aprendi isso lendo alguns livros de Osho a bastante anos. Nos seus livros ele retrata sobre algumas plantas que ficam tristes quando cortamos uma delas.

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …