Quando estão sob stress plantas gritam (literalmente)

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem “gritar” quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel.

De acordo com uma nova publicação, que foi disponibilizada a 2 de dezembro no bioRxiv, os cientistas conseguiram captar pela primeira vez “gritos” de plantas de tomate e de tabaco em momentos de stress.

Para chegar a esta conclusão, a equipa liderada por Itzhak Khait colocou vários microfones, que captam sons na faixa ultrassónica de 20 a 100 kilohertz, a 10 centímetros das plantas. Através destes aparelhos foi possível registar os “gritos ultrassónicos” destas plantas.

Tal como explica o Live Science, o ouvido humano não é capaz de detetar sons nesta faixa (20 a 100 kilohertz), mas há alguns insetos e mamíferos que os poderiam ouvir e até responder ao som a vários metros de distância.

“Esta descoberta pode alterar o que pensamos sobre o reino vegetal que, até agora, foi considerado quase silencioso”, escreveram os cientistas na nova investigação que carece ainda de revisão de pares.

Em estudos anteriores, outros cientistas chegaram a colocar dispositivos de gravação diretamente no interior da planta para registar o processo de “cavitação”, isto é, as vibrações causadas pela formação e explosão de bolhas de ar no interior do tecido que transporta água pela planta e ao qual se atribuiu a produção sonora.

As técnicas anteriores permitiram captar sons a partir do interior da plantas, mas a nova investigação é a primeira a medir os sons emitidos pelas plantas à distância.

O procedimento experimental

Em média, e de acordo com os registos dos cientistas da Universidade de Tel Aviv, as plantas de tomate que foram submetidas à seca produziram 25 sons por hora e 25 quando era cortadas. Por sua vez, as plantas de emitiram 11 sons por hora em situações de falta de água de água e 15 quando o seu caule era cortado.

As plantas, importa frisar, não foram expostas a doenças, temperaturas desfavoráveis ou níveis excessivos de sal, razão pela qual os autores não pode ainda afirmar se todas as “plantas stressadas” emitem sons.

Ainda assim, os cientistas defendemque o estudo pode ser uma mais valia para os agricultores, podendo estes recorrer a tecnologias semelhantes para detetar se têm plantações sob stress devido à falta de irrigação dos campos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Nenhuma novidade, meus bisavos ja sabiam disso e falavam e escutavam as plantas e mesmo 1000 anos antes deles ja Hildegard como botanica sabia disso.

  2. há muito que se diz que as plantas gostam que se fale com elas, e que gostam de companhia, mas pelos vistos é verdade. agora é que o PAN não vai saber o que dizer que se deve comer, pois são veg, porque os animais sofrem, mas pelos vistos as plantas também…. E AGORA? O QUE FAZER??
    Acho que um bacalhau assado acompanhado com grelos e um bife com legumes salteados, vou continuar a comer… e sem remorsos

      • Não causa dúvida nenhuma. Os animais comem muito mais plantas do que nós, se realmente estão preocupados com poupar o sofrimento das plantas então deviam comer MAIS PLANTAS e menos animais. Todos os dilemas fossem esse…

    • Respeitar , honrar e agradecer a todos os animais e plantas que nos servem de alimento. Honrar a sua missão de vida.
      Afinal de contas, dar as graças por cada refeição tem o seu sentido.

  3. Já conheço este efeito, assim como se tentarmos queimar qualquer planta, mas já ha muitos anos! Agora imaginem o sofrimento delas, nos incendios!!

    • Dê um desconto à ciência que anda milénios atrasada, ela coitada vai fazer em breve um estudo científico a dizer que meter a mão no forno aceso pode queimar.

  4. Dê um desconto à ciência que anda milénios atrasada, ela coitada vai fazer em breve um estudo científico a dizer que meter a mão no forno aceso pode queimar.

  5. Eu aprendi isso lendo alguns livros de Osho a bastante anos. Nos seus livros ele retrata sobre algumas plantas que ficam tristes quando cortamos uma delas.

RESPONDER

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …

Pentágono confirma que filmagens de OVNI em forma de pirâmide são autênticas

Uma nova série de imagens e vídeos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) filmados pela Marinha dos Estados Unidos foi agora confirmada como autêntica pelo Pentágono. Enquanto muitas pessoas geralmente se referem a avistamentos misteriosos …

Irão vai aumentar produção de urânio enriquecido em resposta ao “terrorismo nuclear” de Israel

O Irão justificou esta quarta-feira a decisão de enriquecer urânio a 60% como resposta ao “terrorismo nuclear” e à “maldade” israelita, referindo-se ao alegado ataque contra a central de Natanz, no domingo. “A decisão de enriquecer …

Possibilidade de ser reinfetado baixa 84% para quem já teve covid-19

Um novo estudo indica que a infeção prévia por SARS-CoV-2 protege a maioria dos indivíduos contra a reinfecção durante uma média de sete meses As probabilidades de reinfeção não descem até zero, mas um novo estudo, …