As formigas também conseguem construir pontes (e já as pode ver em ação)

stevenw12339 / Flickr

Solenopsis invicta

As formigas são especialistas a evitar engarrafamentos e sabem como ajudar a tornar os esforços da equipa mais bem sucedidos, mas as suas capacidades não ficam por aqui. Recentemente, uma equipa de cientistas filmou um conjunto de formigas a formar uma ponte sobre uma superfície pegajosa.

As formigas-de-fogo (Solenopsis invicta) são conhecidas pela sua picada desagradável e por criarem pontes compostas pelos seus próprios corpos. Recentemente, foram observadas a utilizar detritos circundantes para criar uma ponte sobre uma superfície pegajosa.

Em 2020, cientistas da South China Agricultural University mostraram que as formigas podem usar detritos (neste caso, partículas de solo) para construir pontes sobre superfícies pegajosas.

No entanto, descobriram mais recentemente que são impulsionadas a fazê-lo se tiverem uma recompensa deliciosa a menos de 20 centímetros de distância.

S. invicta procura e transporta alimentos em superfícies pegajosas que são artificialmente cobertas com um grande número de partículas, mas não podem completar essa atividade em superfícies de viscose descobertas ou superfícies de soluções viscosas cobertas com poucas partículas”, escreveram os autores do artigo.

“No entanto, as formigas também cobriram a superfície tratada sem comida nativa, sugerindo que a inacessibilidade da superfície tratada, em vez da comida, desencadeia o comportamento de cobertura de partículas”, acrescentaram.

No fundo, estas formigas podem ter desenvolvido um comportamento de cobertura de partículas para modificar superfícies de forrageamento húmidas ou inacessíveis, uma característica que lhes pode dar uma vantagem competitiva sobre outras espécies.

Esta capacidade de arrastar partículas – desde o vidro à sujidade – contribui para o importante processo ecológico da bioturbação, a renovação do solo subterrâneo para a superfície, que melhora significativamente a permeabilidade da água e a fertilidade do solo superficial.

Desta forma, por mais irritantes que possam ser as formigas quando fazemos piqueniques, é importante ter em conta que também prestam um enorme serviço ao nosso cultivo alimentar.

O artigo científico com as descobertas foi publicado, recentemente, na Insect Science.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.