As estátuas de Inglaterra ganharam voz

Depois de terem estado em silêncio durante séculos, algumas das mais famosas e históricas estátuas de Inglaterra encontraram as suas vozes e querem conversar com quem por elas passa.

Peter Pan, Sherlock Holmes e Rainha Vitória são apenas três das várias estátuas que integram o novo e interactivo projecto Talking Statues, que tem como objectivo permitir que estas figuras modeladas contem a sua história e entretenham os curiosos visitantes que por elas passam.

“Todas as cidades em todos os locais têm estátuas que vão sendo ignoradas”, afirmou Colette Hiller, directora criativa do projecto, citada pelo The Telegraph. “Então, começámos a pensar em como poderíamos trabalhar com os escritores, actores e comediantes das cidades para lhes dar vida”, acrescentou.

Para ouvir a história que as estátuas têm para contar, basta encostar um smartphone a uma chapa, colocada junto à peça, e digitalizar um código, ou digitar um endereço electrónico.

Têm então início monólogos das personagens, interpretados por actores bem conhecidos.

Patrick Stewart, de “Star Trek” e das adaptações dos X-Men, por exemplo, dá voz à Estátua do Soldado Desconhecido; Prunella Scales, de “Howard’s End”, é a voz da Rainha Vitória; e Hugh Bonneville, da famosa série “Downton Abbey”, pode ser ouvido na estátua de Isambard Kingdom Brunel, engenheiro do século XIX  conhecido pela construção de muitas das ferrovias e túneis de Inglaterra.

Ao todo, são 35 estátuas, entre Londres e Manchester, que vão “falar” durante um ano, mas os organizadores esperam expandir o projecto para outras cidades.

Talvez então um dia, a estátua do Marquês possa ter a palavra.

CG, ZAP

 

PARTILHAR

RESPONDER

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …