/

As estátuas de Inglaterra ganharam voz

Depois de terem estado em silêncio durante séculos, algumas das mais famosas e históricas estátuas de Inglaterra encontraram as suas vozes e querem conversar com quem por elas passa.

Peter Pan, Sherlock Holmes e Rainha Vitória são apenas três das várias estátuas que integram o novo e interactivo projecto Talking Statues, que tem como objectivo permitir que estas figuras modeladas contem a sua história e entretenham os curiosos visitantes que por elas passam.

“Todas as cidades em todos os locais têm estátuas que vão sendo ignoradas”, afirmou Colette Hiller, directora criativa do projecto, citada pelo The Telegraph. “Então, começámos a pensar em como poderíamos trabalhar com os escritores, actores e comediantes das cidades para lhes dar vida”, acrescentou.

Para ouvir a história que as estátuas têm para contar, basta encostar um smartphone a uma chapa, colocada junto à peça, e digitalizar um código, ou digitar um endereço electrónico.

Têm então início monólogos das personagens, interpretados por actores bem conhecidos.

Patrick Stewart, de “Star Trek” e das adaptações dos X-Men, por exemplo, dá voz à Estátua do Soldado Desconhecido; Prunella Scales, de “Howard’s End”, é a voz da Rainha Vitória; e Hugh Bonneville, da famosa série “Downton Abbey”, pode ser ouvido na estátua de Isambard Kingdom Brunel, engenheiro do século XIX  conhecido pela construção de muitas das ferrovias e túneis de Inglaterra.

Ao todo, são 35 estátuas, entre Londres e Manchester, que vão “falar” durante um ano, mas os organizadores esperam expandir o projecto para outras cidades.

Talvez então um dia, a estátua do Marquês possa ter a palavra.

CG, ZAP

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.