As erupções vulcânicas podem acabar com o verão

rodolfoaraiza.com / Flickr

Erupções vulcânicas de grandes proporções num futuro próximo podem prejudicar as temperaturas a nível mundial. Se o clima continuar a mudar a este ritmo, as gerações futuras poderão ter de enfrentar “anos sem verão”.

Ao estudar o impacto que as grandes erupções vulcânicas poderiam provocar na Terra, uma equipa de cientistas do Centro Nacional de Investigação Atmosférica (NCAR) concluiu que os oceanos não serão capazes de nos proteger dos efeitos do enxofre em erupção e do perigo dos aerossóis como era habitual.

Os autores do novo estudo, publicado esta semana na Nature Communications, analisaram o impacto que a erupção do Monte Tambora teve no clima da Terra em abril de 1815. O estudo provou que esta erupção desencadeou o chamado “ano sem verão” de 1816.

Segundo o LME, Last Millennium Ensemble, projeto que simula o clima da Terra com base no histórico de erupções vulcânicas de 850 a 2006, a erupção do Monte de Tamborra, na Indonésia, causou um arrefecimento global significativo e a formação de mais neve e gelo na Europa.

Este arrefecimento fez com que as temperaturas no verão de 1816 fossem muito baixas, tendo causado a perda de colheitas, doenças e a morte de cerca de 100 mil pessoas em todo o mundo.

Através de simulações, os cientistas descobriram que se uma erupção semelhante acontecer em 2085, as temperaturas poderão diminuir ainda mais drasticamente do que em 1815. Alertam ainda que essa diminuição não será suficiente para compensar o aquecimento futuro associado às mudanças climáticas.

Para além disso, os autores do estudo admitem que o arrefecimento resultante da possível erupção poderá diminuir significativamente a quantidade de precipitação no mundo inteiro.

Por sua vez, com temperaturas mais altas – como as que se têm verificado – os oceanos serão cada vez menos capazes de moderar os impactos climáticos causados por erupções vulcânicas.

À medida que o nosso clima aquece, as temperaturas da superfície do mar também aumentam, fazendo com que a água mais quente não seja capaz de se misturar com a água mais fria e mais densa do fundo do mar.

Depois de uma tal erupção vulcânica, a água fica presa na superfície, em vez de se misturar no oceano, reduzindo a quantidade de calor libertada para a atmosfera. É por isso que os cientistas preveem a chegada dos “anos sem verão”.

No entanto, os resultados são apresentados de forma cautelosa, dado que os efeitos exatos são difíceis de prever. “A resposta do sistema climático à erupção de 1815 no Monte de Tambora dá-nos uma perspetiva sobre o futuro, mas o nosso sistema climático pode responder de forma muito diferente“, explicou o autor Otto-Bliesner.

ZAP // alphr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.