/

As alterações climáticas estão a deslocar os terroristas

ZAP // Dall-E-2

As alterações climáticas representam cada vez mais uma ameaça à segurança global. Agora, um novo estudo revela uma correlação significativa com mudanças na atividade terrorista.

Um estudo conduzido por investigadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, sublinha as formas complexas como as alterações climáticas afetam diretamente os padrões de terrorismo.

O estudo, que analisou cuidadosamente a relação entre fatores climáticos como a temperatura, a precipitação e a altitude e o terrorismo na Índia, representa um avanço fundamental na nossa compreensão da dinâmica da segurança global, diz o Earth.com.

“As nossas análises de adequação mostram uma ligação clara entre todas as variáveis climatológicas testadas e os padrões em mudança da atividade terrorista”, diz Jared Dmello, autor principal do estudo, que foi recentemente publicado na revista Applied Security Research.

Os resultados do estudo indicam que, à medida que as cidades se tornam mais populosas, especialmente as que têm melhor clima, os extremistas são forçados a abandonar as suas áreas tradicionais — locais que se tornam menos habitáveis devido à alteração das condições climatéricas.

O estudo, que analisa não apenas os locais dos ataques terroristas, sugere que as alterações climáticas têm provavelmente impacto noutros aspetos do comportamento extremista — por exemplo, a escolha dos locais onde treinam.

“As temperaturas médias na Índia atingiram máximos históricos durante o nosso estudo, proporcionando um cenário abrangente para avaliar a interseção entre as alterações climáticas e o extremismo”, observa Dmello.

A intensidade das alterações climáticas contribuiu para a deslocação dos terroristas para novas áreas. Além disso, esta mudança na atividade terrorista também seguiu um padrão sazonal.

“Esta investigação mostra que travar os efeitos nocivos das alterações climáticas não é apenas uma questão ambiental, mas está diretamente relacionada com a segurança e a defesa nacionais”, acrescenta o investigador.

Os autores do estudo sustentam assim que sejam adotadas políticas que abordem as alterações climáticas e o terrorismo em conjunto, e não isoladamente, dando ênfase a abordagens integradas que possam combater as causas profundas de ambas as questões.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.