/

As abelhas têm personalidades únicas (tal como nós)

Os seres humanos moldam os seus padrões de comportamento coletivos e a própria comunidade, mas não são os únicos. Recentemente, uma equipa de cientistas descobriu que as abelhas também têm personalidades únicas, sendo algumas mais sociáveis do que outras.

As diferenças individuais das abelhas podem levar a padrões de comportamento universais que podem transcender as espécies. Algumas abelhas operárias, por exemplo, são mais ativas do que outras e têm diferentes propensões para atividades como a busca por recursos alimentares, defesa e partilha de alimentos.

Sang Hyun Choi, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e a sua equipa analisaram a duração das interações entre abelhas Apis mellifera. Este fator é uma medida-chave do carácter coletivo dos organismos sociais que podem diferir entre os indivíduos.

Segundo a Cosmos Magazine, os cientistas rastrearam as abelhas de uma colónia ao longo da sua vida, colocando um código de barras em cada abelha e concentrando a análise na trofalaxia, um processo pelo qual as abelhas partilham alimentos líquidos entre si e comunicam – “um sistema modelo para estudar esforços sociais e coletivos”, esclareceu o investigador.

Uma câmara de alta resolução captou os insetos e um algoritmo analisou as imagens, detetando cada interação. Os resultados mostraram que a distribuição das interações é semelhante à dos humanos.

A modelagem confirmou que tal comportamento refletia diferenças individuais – embora as abelhas mostrassem menos individualidade do que os humanos, o que uma análise posterior atribuiu às semelhanças genéticas dentro dos agrupamentos.

O estudo, publicado recentemente na PNAS, mostra como o rastreamento de alta resolução pode revelar “informações multiescalas detalhadas sobre as interações e comportamentos dos indivíduos dentro de uma comunidade”, escreveu a equipa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.