
Monopólio gigante instalado por Bordalo II na Praça Duque da Terceira, no Cais do Sodré, em Lisboa.
A Câmara Municipal de Lisboa já retirou a obra instalada por Bordalo II na Praça Duque da Terceira, no Cais do Sodré, e acusa o artista plástico de ter danificado a calçada.
Bordalo II instalou no local uma lona gigante a representar um tabuleiro do jogo Monopólio para criticar a crise da habitação em Portugal.
O Monopólio é um jogo de tabuleiro em que os jogadores compram, vendem e negociam propriedades para acumular riqueza e levar os adversários à falência.
No Monopólio de Bordalo II, podiam ser compradas propriedades no Campo Grande a 6 mil euros, na Avenida Almirante Reis a 10 mil euros e no Rossio por 40 mil euros, valores que reportam para o preço das casas por metro quadrado em Lisboa.
Havia ainda as “casas” de “impostos de luxo” a 10 mil euros.
A autarquia já retirou a instalação alegando que é uma obra “não autorizada” que “representa um atentado ao património da cidade“, como refere fonte da Câmara de Lisboa ao Observador.
A mesma fonte assegura que será preciso proceder “à reparação da calçada portuguesa artística existente no local, a qual ficou danificada na sequência deste acto”.
Monopólio de Bordalo II defende direito à habitação
Bordalo II assumiu a autoria da instalação artística no seu perfil do Instagram, onde se refere a uma Lisboa “monopolizada”.
“As nossas cidades estão a ser convertidas em grandes tabuleiros de jogo. O direito à habitação, presente na Constituição, está agora à mercê da sorte ou do azar“, critica o artista.
“Alguns jogadores trocam casas por hotéis, uns hipotecam os imóveis à banca, outros são a banca – mas neste jogo, nem todos começam com a mesma quantia e poucos recebem ao passar pela casa de partida“, escreve ainda Bordalo II.
View this post on Instagram
Deviam era processar esse tipo… Auto-intitulam-se artistas plásticos e podem vandalizar o que lhes apetece.
consegues ver vandalismo por divulgar o problema da habitação e já agora consegues descortinar algum estrago ou o tema incomoda-te
Isto não é vandalizar! Isto é uma forma criativa de fazer política! A calçada recupera-se facilmente !! As vidas de alguns nossos jovens é que não , pois estão a ser jogadas ao sabor dos interesses de outros, sr. presidente da câmara! A minha rua está vandalizada pela chuva, com buracos nos quais as pessoas mais idosas tropeçam, mas isso a si não o preocupa!!!