/

Câmara de Lisboa acusa artista Bordalo II de “danificar calçada” com monopólio gigante

3

@b0rdalo_ii / Instagram

Monopólio gigante instalado por Bordalo II na Praça Duque da Terceira, no Cais do Sodré, em Lisboa.

Monopólio gigante instalado por Bordalo II na Praça Duque da Terceira, no Cais do Sodré, em Lisboa.

A Câmara Municipal de Lisboa já retirou a obra instalada por Bordalo II na Praça Duque da Terceira, no Cais do Sodré, e acusa o artista plástico de ter danificado a calçada.

Bordalo II instalou no local uma lona gigante a representar um tabuleiro do jogo Monopólio para criticar a crise da habitação em Portugal.

O Monopólio é um jogo de tabuleiro em que os jogadores compram, vendem e negociam propriedades para acumular riqueza e levar os adversários à falência.

No Monopólio de Bordalo II, podiam ser compradas propriedades no Campo Grande a 6 mil euros, na Avenida Almirante Reis a 10 mil euros e no Rossio por 40 mil euros, valores que reportam para o preço das casas por metro quadrado em Lisboa.

Havia ainda as “casas” de “impostos de luxo” a 10 mil euros.

A autarquia já retirou a instalação alegando que é uma obra “não autorizada” que “representa um atentado ao património da cidade“, como refere fonte da Câmara de Lisboa ao Observador.

A mesma fonte assegura que será preciso proceder “à reparação da calçada portuguesa artística existente no local, a qual ficou danificada na sequência deste acto”.

Monopólio de Bordalo II defende direito à habitação

Bordalo II assumiu a autoria da instalação artística no seu perfil do Instagram, onde se refere a uma Lisboa “monopolizada”.

“As nossas cidades estão a ser convertidas em grandes tabuleiros de jogo. O direito à habitação, presente na Constituição, está agora à mercê da sorte ou do azar“, critica o artista.

“Alguns jogadores trocam casas por hotéis, uns hipotecam os imóveis à banca, outros são a banca – mas neste jogo, nem todos começam com a mesma quantia e poucos recebem ao passar pela casa de partida“, escreve ainda Bordalo II.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Bordalo II (@b0rdalo_ii)

ZAP //

3 Comments

  1. Deviam era processar esse tipo… Auto-intitulam-se artistas plásticos e podem vandalizar o que lhes apetece.

    2
    1
    • consegues ver vandalismo por divulgar o problema da habitação e já agora consegues descortinar algum estrago ou o tema incomoda-te

  2. Isto não é vandalizar! Isto é uma forma criativa de fazer política! A calçada recupera-se facilmente !! As vidas de alguns nossos jovens é que não , pois estão a ser jogadas ao sabor dos interesses de outros, sr. presidente da câmara! A minha rua está vandalizada pela chuva, com buracos nos quais as pessoas mais idosas tropeçam, mas isso a si não o preocupa!!!

    1
    2

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.