A arte do português Vhils chegou ao Espaço

Uma obra do artista português Alexandre Farto, que assina como Vhils, esteve este mês na Estação Espacial Internacional (EEI), no âmbito do filme “O sentido da vida”, revelou o realizador Miguel Gonçalves Mendes.

É a primeira vez que um artista português colabora com a Estação Espacial Internacional, com uma instalação artística que esteve colocada na cúpula da EEI e que retrata o astronauta dinamarquês Andreas Mogensen.

A obra de Vhils seguiu para o espaço juntamente com o astronauta, que fez a primeira viagem para a EEI no início de setembro. Andreas Mogensen é uma das figuras retratadas no documentário de Miguel Gonçalves Mendes.

A instalação de Vhils, a primeira que criou para o espaço, mostra o rosto do astronauta dinamarquês colocado no único ponto da EEI onde se vê a Terra na totalidade e onde os astronautas conseguem assistir ao nascer e ao por do sol 16 vezes ao longo do dia.

As imagens desta instalação de Vhils – e as que o astronauta dinamarquês captou na estadia na EEI – serão incluídas no documentário que Miguel Gonçalves Mendes está a rodar em vários locais do mundo, com sete personalidades internacionais, e que só deverá estrear-se em 2017.

Esta não foi a única obra que Vhils fez para o filme “O sentido da vida“. Em Vila do Conde, Alexandre Farto esculpiu o rosto do escritor Valter Hugo Mãe no molhe da Senhora da Guia, junto ao mar.

Andreas Mogensen, Valter Hugo Mãe, a figurinista japonesa Emi Wada, o juiz espanhol Bastasar Garzón e o músico islandês Hilmar Örn Hilmarsson são outras das sete personalidades que Miguel Gonçalves Mendes já filmou para este documentário. Estão ainda por confirmar as participações da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, do papa Francisco e do oceanógrafo Fabian Costeau.

“O sentido da vida” é um filme que conta a história real de Giovane Brisotto, jovem brasileiro, portador de paramiloidose familiar, uma doença de origem portuguesa também conhecida como “doença dos pezinhos“.

Giovane Brisotto guia a narrativa do filme, em viagem pelo mundo, traçando o caminho que os portugueses terão feito há 500 anos quando disseminaram a doença. É ao longo dessa viagem que se cruza com várias personalidades que, no conjunto, o ajudarão a descobrir o sentido da vida.

No filme, Giovane Brisotto representa o cidadão comum, enquanto as personalidades representam, segundo o realizador, os “novos heróis da contemporaneidade, mas tão humanos” como qualquer um.

A viagem pelo mundo para concretizar este projeto começou em janeiro deste ano, quando Miguel Gonçalves Mendes, Giovane Brisotto e uma pequena equipa técnica partiram de Lisboa rumo à Índia por via marítima. Já foram percorridos mais de 50 mil quilómetros.

Com um orçamento de cerca de 1,5 milhões de euros, “O sentido da vida” conta com coprodução da O2 Filmes, produtora do realizador brasileiro Fernando Meirelles.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Integração mundial – “4 cantos do mundo” – tem um nome: Portugal.
    … “demos novos mundos ao mundo”, e por esse mundo fora, mais de 250 milhões de pessoas falam português – Estará na moda !

RESPONDER

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …

Câmara dos Comuns aprova acordo do Brexit (mas rejeita calendário apertado)

A Câmara dos Comuns aprovou esta terça-feira a primeira votação do acordo para o Brexit. No entanto, a calendarização da saída foi rejeitada numa segunda votação, deixando um impasse na data para o Brexit. Pela primeira …