A arte do português Vhils chegou ao Espaço

Uma obra do artista português Alexandre Farto, que assina como Vhils, esteve este mês na Estação Espacial Internacional (EEI), no âmbito do filme “O sentido da vida”, revelou o realizador Miguel Gonçalves Mendes.

É a primeira vez que um artista português colabora com a Estação Espacial Internacional, com uma instalação artística que esteve colocada na cúpula da EEI e que retrata o astronauta dinamarquês Andreas Mogensen.

A obra de Vhils seguiu para o espaço juntamente com o astronauta, que fez a primeira viagem para a EEI no início de setembro. Andreas Mogensen é uma das figuras retratadas no documentário de Miguel Gonçalves Mendes.

A instalação de Vhils, a primeira que criou para o espaço, mostra o rosto do astronauta dinamarquês colocado no único ponto da EEI onde se vê a Terra na totalidade e onde os astronautas conseguem assistir ao nascer e ao por do sol 16 vezes ao longo do dia.

As imagens desta instalação de Vhils – e as que o astronauta dinamarquês captou na estadia na EEI – serão incluídas no documentário que Miguel Gonçalves Mendes está a rodar em vários locais do mundo, com sete personalidades internacionais, e que só deverá estrear-se em 2017.

Esta não foi a única obra que Vhils fez para o filme “O sentido da vida“. Em Vila do Conde, Alexandre Farto esculpiu o rosto do escritor Valter Hugo Mãe no molhe da Senhora da Guia, junto ao mar.

Andreas Mogensen, Valter Hugo Mãe, a figurinista japonesa Emi Wada, o juiz espanhol Bastasar Garzón e o músico islandês Hilmar Örn Hilmarsson são outras das sete personalidades que Miguel Gonçalves Mendes já filmou para este documentário. Estão ainda por confirmar as participações da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, do papa Francisco e do oceanógrafo Fabian Costeau.

“O sentido da vida” é um filme que conta a história real de Giovane Brisotto, jovem brasileiro, portador de paramiloidose familiar, uma doença de origem portuguesa também conhecida como “doença dos pezinhos“.

Giovane Brisotto guia a narrativa do filme, em viagem pelo mundo, traçando o caminho que os portugueses terão feito há 500 anos quando disseminaram a doença. É ao longo dessa viagem que se cruza com várias personalidades que, no conjunto, o ajudarão a descobrir o sentido da vida.

No filme, Giovane Brisotto representa o cidadão comum, enquanto as personalidades representam, segundo o realizador, os “novos heróis da contemporaneidade, mas tão humanos” como qualquer um.

A viagem pelo mundo para concretizar este projeto começou em janeiro deste ano, quando Miguel Gonçalves Mendes, Giovane Brisotto e uma pequena equipa técnica partiram de Lisboa rumo à Índia por via marítima. Já foram percorridos mais de 50 mil quilómetros.

Com um orçamento de cerca de 1,5 milhões de euros, “O sentido da vida” conta com coprodução da O2 Filmes, produtora do realizador brasileiro Fernando Meirelles.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Integração mundial – “4 cantos do mundo” – tem um nome: Portugal.
    … “demos novos mundos ao mundo”, e por esse mundo fora, mais de 250 milhões de pessoas falam português – Estará na moda !

RESPONDER

"Por trás lá vem a facada". Costa critica "duplicidade" da postura do Governo da Madeira

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que as autonomias precisam de “solidariedade e confiança mútua”, assente na verdade, criticando a “duplicidade” da postura do Governo da Madeira no relacionamento com a República. “As autonomias exigem …

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …