Treinador do Arsenal surpreendido com a “versão inglesa” do Santa Clara-Moreirense

(dr) Arsenal

Não houve críticas públicas mas Arteta esperava que a estreia do Arsenal na Premier League fosse adiada por causa de um surto de COVID-19.

O processo não foi igual mas o contexto sim: o Santa Clara esperava que a receção ao Moreirense fosse adiada por causa de um surto de COVID-19, o Arsenal esperava que o encontro com o Brentford fosse adiado pelo mesmo motivo. Nenhum dos jogos foi adiado.

Recordemos que, por cá, quando o Moreirense não aceitou adiar o encontro da segunda jornada da I Liga, o Santa Clara acusou os minhotos de terem optado por “uma decisão avessa aos valores da verdade desportiva, mas, acima de tudo, de completo desprezo sobre um dos bens mais preciosos: saúde pública”.

Apesar de o Santa Clara contabilizar nove casos positivos do novo coronavírus no seu plantel, o jogo realizou-se mesmo no domingo passado e terminou com um empate (2-2).

Dois dias antes, na sexta-feira, a Premier League começou. E logo no primeiro jogo do campeonato, o Arsenal foi surpreendido no terreno do Brentford, onde perdeu por 2-0. Mas a surpresa já começou antes.

Na altura não se sabia, mas quatro jogadores do Arsenal testaram positivo ao novo coronavírus: Pierre-Emerick Aubameyang, Alexandre Lacazette, Willian e Alex Runarsson

Mikel Arteta pensava que o duelo ia ser marcado para nova data: “Fiquei surpreendido quando soube que o jogo não ia ser adiado. Mas quem decide decidiu assim. Nós fizemos o que tínhamos que fazer: o clube, o médico explicou o risco que era…”.

Olhando para as regras da Premier League, não havia base para o adiamento do jogo. Há uma alínea que indica que, se uma equipa tem no mínimo 14 jogadores disponíveis, o adiamento do jogo seguinte não é certo, não é uma obrigação.

Neste caso, o treinador do Arsenal assegurou que não sabe porque o surto surgiu no seu plantel: “Só podemos tentar adivinhar“, comentou, recusando falar sobre os rumores que indicam que o surto apareceu por causa da festa de aniversário do filho de um dos ausentes, Aubameyang.

Depois do jogo com o Brentford, Arteta não explicou aquelas quatro ausências. “Há algumas regras e questões de privacidade que não posso ignorar”, justificou.

O técnico do Arsenal disse também, nesta conferência de imprensa, que a maioria dos jogadores do clube de Londres está vacinada. Mas nem todos. “É uma decisão pessoal”, lembrou o espanhol.

No próximo domingo há grande dérbi de Londres, entre Arsenal e Chelsea.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.